Por que clientes da pré-venda estão desistindo do Renault Kwid?

Muita gente desistiu de comprar o Kwid após vê-lo na loja. Entenda os motivos

Pode não parecer olhando de alguns ângulos, mas o Kwid é bastante compacto (Divulgação/Renault)

Anunciado como o “SUV dos compactos”, o Renault Kwid conseguiu milhares de pedidos em pré-venda. Mas nem todos os interessados mantiveram o negócio após ver o carro ao vivo nas lojas ou fazer o test-drive.

São pessoas que, apesar do preço convidativo, esperavam mais do que um compacto de entrada com suspensão elevada.

Em grupos do Facebook criados pelos interessados no Kwid os comentários mudaram de tom há uma semana, quando o carro começou ser entregue nas concessionárias.

Pré-venda do Kwid consistia no pagamento de R$ 1 mil (Divulgação/Renault)

Antes, a grande maioria das postagens eram sobre pré-venda e características do modelo. Agora, são sobre as impressões de cada um. E nem todos aprovaram. 

O comerciante Igo Amaral Caldas, de Fortaleza, foi um dos primeiros a manifestar o cancelamento da pré-venda. Ele havia escolhido um Kwid Intense branco.

“Sabia que o carro era bem compacto, mas o espaço no banco de trás é muito reduzido. Não sei se é o costume, mas achei que o motor é barulhento e vibra muito”, conta. Agora Igo procura outro compacto para substituir seu Ford Fiesta Sedan 1.0 2009.

De Porto Alegre, Deise Silveira queria um carro quatro portas para trocar em seu Fiat Uno Vivace 2p 2015. Mas esperava que o compacto da Renault fosse maior. “O Uno pode até não ser maior nas medidas, mas passa a impressão de ser mais espaçoso por dentro. Agora, vou pesquisar outros modelos e marcas.”

Espaço do banco traseiro é a principal fonte de reclamações (Divulgação/Renault)

A impressão é semelhante a de Marcio Yoshio, analista de suporte de São Paulo, que conta que as propagandas lhe deram uma ideia errada sobre o porte e o espaço do Kwid. 

“Quando bati o olho no carro da loja, achei bem pequeno. Internamente é bem ajeitado mas o banco de trás é apertado, a ponto do terceiro encosto parecer mais um enfeite. Quando fiz o test-drive, gostei muito da direção elétrica e do motor. Estávamos em três e ele respondeu bem para um 1.0. Não sei se era um problema da unidade, mas o freio estava horrível, baixo. Parecia o freio de um Fusca.”

Marcio havia encomendado um Kwid Intense e diz que se o Kwid fosse seu primeiro carro teria fechado negócio. Mas afirma que ficou mal acostumado com seu Honda Civic 1999 e por isso cancelou o pedido. Agora está em dúvida entre três carros de uma categoria acima: Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Toyota Etios.

Há o relato de um cliente que chegou na concessionária para ver o Kwid, mas levou um Duster usado por pouco a mais. O mais recorrente, porém, é o potencial consumidor acabar escolhendo um Sandero 1.0.

O Kwid tem suspensão elevada: a altura livre do solo é maior que a de um Honda HR-V (Divulgação/Renault)

É o caso de Diogo Godoy, desenhista de São José dos Campos. “Tenho 1,80 m e minha esposa 1,70 m. Fomos conhecer o carro e fazer o test-drive, mas não gostamos do interior, pequeno e sem conforto para dirigir devido a nossa estatura. Temos uma filha pequena e sempre usamos o carro para viajar e levar parentes. Acabamos optando por um Sandero devido a isso também.”

“Se o Kwid Intense com pintura metálica sairia por R$ 41.300, o Sandero saiu por R$ 41.900” conta Godoy, que vai trocar um Chevrolet Classic 2013.

Outros motivos para algumas desistências são a fila de espera pelo modelo (quem efetuar a compra hoje teria de esperar pelo menos 60 dias).

Quem está cancelando a reserva não encontra problemas para reaver o dinheiro. Se o sinal de mil reais foi pago com cartão, o valor é estornado na fatura seguinte. Se foi pago na concessionária, é feito um depósito na conta do cliente em até sete dias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. anti spam nao funciona

  2. Bruno Cantanhede

    Tendenciosa essa “matéria”, como se o up e Mobi fossem espaçosos, . Quem quer espaço, abre o bolso e sobe de categoria. Difícil de raciocinar né?!

  3. Quem é o louco que compra um carro em pré venda sem conhecer? Ainda mais uma bicheira velha dessas? A roda tem três parafusos, o banco é uma peça só, motor desatualizado. Só não entendendo absolutamente nada de carro pra comprar mesmo.

  4. O cara que queria trocar o Honda usado pelo kwid , desista amigo. Volte p seu Honda e continue feliz . Tenho um fit 2008 ex e não troco por muitos “carros” que estão lançando no mercado.

  5. Ronaldo Luis

    Essa matéria não procede deve ser a concorrência inventando história pra queimar o kwid eu fui olhar o carro melhor que o mobi ele é agora quanto ao up só o preço é melhor então sendo assim compensa comprar o carro pagar 50 mil num up ninguém merece então pra quem não tem dinheiro e procura custo benefício é o melhor da categoria se quer luxo compre outro carro essa é a minha opinião.

  6. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    A Renault deveria ter disponibilizado unidades nas concessionárias antes de sair vendendo gato por lebre. Aliás, a Renault tem casa idéia…onde já se viu vender o Captur naquele acabamento horroso com aquele preço?

  7. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    Fui ver pela primeira vez e também me decepcionei. Achei que fosse maior. Chamar de SUV dos compactos foi exagero demais. Mesma história do Línea quando a FIAT “achou” que seria concorrente do Corolla, Civic e etc…

  8. Eu gostei. Adoro carros compactos pro dia a dia. E este tem um excelente custo benefício.

  9. Emerson Revolts

    Que piada! Você não precisa ver o kwid para saber que ele é minúsculo, já temos no mercado up, Mobi, 500 e até o próprio Clio são carros minúsculo. Agora uma pessoa com carros tipo fiesta sedam, classic e até msm o próprio uno. Queriam que o kwid fosse uma limosine com conforto e luxo? Kkkkkkkk não é defender o carro, mas essa desistência chega ser ridícula! Como alguém em sã consciência troca carros com categoria maior para um subcompacto de entrada e espera que o carro seja confortável no banco de trás e maior! Kkkkkkk subcompacto é categoria do carro, não é carro para viajar com a família, esses carros são para dia dia e vc não ficar de a pé! Quatro rodas que vergonha dessa matéria.

  10. Com medo da queda de venda do Mobi, começa o ataque contra o Kwind.