Picapes mais vendidas em 2016: uma dobradinha da Fiat

Strada e Toro lideram; entre as picapes médias, Hilux deixa S10 para trás

Em um ano repleto de lançamentos e renovações, a campeã de vendas entre as picapes continua a ser um modelo que não muda essencialmente há um bom tempo: a Fiat Strada, líder de mercado nos últimos 15 anos.

Do segundo lugar para baixo, porém, não faltou novidade. A vice-liderança ficou com a Toro, lançada no início do ano, seguida por um batalhão de modelos que receberam atualizações ao longo de 2016: Toyota Hilux, Volkswagen Saveiro, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

1 Fiat Strada 59.443
2 Fiat Toro 41.283
3 Toyota Hilux 34.031
4 Volkswagen Saveiro 33.950
5 Chevrolet S10 26.558
6 Ford Ranger 15.812
7 Chevrolet Montana 14.769
8 Renault Duster Oroch 14.245
9 Mitsubishi L200 9.943
10 Volkswagen Amarok 9.172
11 Nissan Frontier 3.605
12 Lifan Foison 554
13 Ram 2500 457

Analisando os números em segmentos separados, vemos que entre as picapes compactas Strada e Saveiro mantiveram a mesma dinâmica dos anos anteriores. Apesar de a VW ter dado uma nova cara e mais equipamentos à Saveiro, a Fiat (cuja plataforma foi lançada no distante ano de 1998) continua com larga vantagem. Em terceiro, bem mais distante, fica a esquecida Chevrolet Montana.

Entre as intermediárias, uma categoria surgida recentemente, a Toro vendeu mais que o dobro da Renault Duster Oroch. Em dezembro, inclusive, o lançamento da Fiat vendeu mais que a própria Strada, liderando o ranking mensal de picapes.

Já entre as médias, as posições de 2015 foram invertidas. Naquele ano, a Chevrolet S10 terminou em primeiro, seguida pela Toyota Hilux. Ambas foram renovadas em 2016 – a japonesa estreou uma nova geração, enquanto a S10 foi atualizada. E quem se deu melhor foi a Toyota, que abriu quase 8 mil unidades de vantagem para a 2ª colocada.

Em terceiro vem a Ford Ranger, também atualizada, e que se aproximou mais das rivais em relação a 2015. Mitsubishi L200 e VW Amarok travaram uma disputa bem apertada pelo 4º lugar, enquanto a Nissan Frontier ficou para trás, no aguardo da nova geração, que deve começar a ser vendida ainda no primeiro semestre.

Para 2017, a grande expectativa é a chegada da Ram 1500, uma picape americana de porte maior que as médias daqui, mas que promete chegar ao país com um preço na faixa dos R$ 200.000 – valor acima das versões top de linha de Hilux, S10 e Ranger, mas ainda capaz de incomodá-las na relação custo-benefício.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. natan da hornet

    lifan foison q isso kk