Os líderes de segmento que vendem (muito) mais que os rivais

Alguns modelos vendem tanto, que emplacam mais do que seus concorrentes juntos

Fazia tempo que o mercado brasileiro não era tão disputado. No segmento dos SUVs, HR-V e Renegade disputam a liderança mês a mês, assim como Focus e Golf entre os hatches médios. Porém, alguns modelos se destacam tanto a ponto de alcançarem, sozinhos, a soma de dois ou mais concorrentes.

O primeiro e maior exemplo disso está entre os sedãs médios. O Corolla emplacou 64.738 unidades em 2016, mais do que oito dos seus concorrentes juntos (Civic, Cruze, Jetta, Sentra, Focus Sedan, Fluence, C4 Lounge e Lancer). Somados, eles registraram 64.460 exemplares.

O Civic, segundo colocado do segmento, chegou a 20.857 unidades, ou só 32% das vendas do Corolla. No grupo das minivans quem manda soberana é a Spin, com 22.982 unidades no acumulado do ano. Juntos, Doblò, Idea, AirCross e J6 fecharam apenas com 16.754.

A Fiat Strada também leva a concorrência na caçamba. Foram 59.443 veículos em 2016, contra 33.950 da Saveiro e 14.769 da Montana – ou 48.719 no total. Daria para incluir ainda a Duster Oroch. Com seus 14.245 exemplares no ano, a soma subiria para 62.964.

Entre os sedãs compactos, a supremacia é do Prisma, que liderou o ano com folga: 66.337. É muito mais que HB20S (48.023) e Siena (33.478) – e ainda vale lembrar que os números do Fiat contemplam de fato dois modelos bem diferentes: EL e Grand.

No segmento dos SUVs médios, há sinais de que isso também pode acontecer. Em janeiro de 2017, o Jeep Compass emplacou nada menos que 3.093 unidades. Se somarmos as vendas de Hyundai ix35, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Mitsubishi ASX e Audi Q3, o total no mesmo período foi de apenas 1.258 emplacamentos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Gustavo Melo

    O fenômeno Corolla precisa ser estudado, não é o mais moderno da categoria, porém mecanicamente confiável com a etiqueta de carro mais vendido no mundo, isso influi no subconsciente do comprador indeciso.