Os itens de série mais ridículos do mercado brasileiro

Grandes pérolas do humor encontradas em fichas técnicas e configuradores de modelos populares

Volkswagen Up! Take

(divulgação/Volkswagen)

Os VW mais populares (e os menos também) possuem uma sólida tradição de economia em itens de série. No Up! mais barato, são listados atrativos como “2 portas” – imagine só o perigo de rodar por aí sem portas – e “Vidros com acionamento manual” – pior, só se eles não abrissem.

 

Fiat Mobi Easy

A versão mais baratinha do Mobi tenta dar uma valorizada em coisas como “Grade dianteira texturizada” – apenas um plástico sem pintura, menos que isso só se não houvesse grade – e o “Check quadro de instrumentos” – aquela clássica conferência de luzes-espia que todos (todos!) os carros fazem quando se dá a ignição.

 

 

Hyundai HB20

Praticamente todos os modelos vendidos hoje possuem o quadro de instrumentos iluminado por leds. No entanto, a Hyundai (bem ao seu estilo) encontrou um nome grandioso para isso: “Painel de instrumentos Supervision Cluster”. Uau!

 

 

Chery QQ

Ele já é o carro mais barato à venda no Brasil – e deve ganhar uma versão de entrada ainda mais em conta. Só por isso, vamos perdoar a enganação que é o tal do “Porta-malas inteligente”. Não, o porta-malas do subcompacto chinês não tem QI elevado. Foi apenas uma maneira de destacar a tampa de vidro, que teoricamente facilita o acesso – só teoricamente, pois como não há uma tampa convencional, é preciso levantar as bagagens até a altura das lanternas para colocá-las ali dentro.

 

Kia Picanto

Poucos compactos saem tão completos de fábrica como o Kia Picanto – tem até retrovisores com luzes de leds e rebatimento elétrico! Mas se você observar atentamente a tabela de itens de série, encontrará uma tal de “Luz interna com efeito fade-out”. O nome é bonito, mas o tal “efeito fade-out” nada mais é do que a maneira suave com que as luzes se acendem ou apagam. Só isso.

 

 

JAC J2

(divulgação/JAC)

O JAC J2 é outro subcompacto injustiçado: tem mecânica acima da média do segmento (113 cv), desempenho e consumo surpreendentes e bom pacote de equipamentos. Mas a versão mais básica, vendida por R$ 36.990, dá uma exagerada: entre os itens de comodidade, estão listadas “lâmpadas halógenas”. Ainda bem que não é lampião, vela, etc…

 

 

Renault Sandero

(divulgação/Quatro Rodas)

O configurador do Sandero Authentique 1.0 tem suas pérolas usuais, como “Maçanetas internas na cor preta” (eufemismo para plástico sem pintura) e “ar quente”. Mas os mistérios são itens deixados sem nenhuma explicação por lá, como o “Sistema CAR” (que descobrimos ser a trava automática das portas ao atingir 6 km/h), o “59 KW” (que era a potência do motor 1.0 anterior, medida em kW, o equivalente a 80 cv, e aqui estranhamente listado como equipamento de série) e o “Índice 401” (provavelmente algum erro de programação do site)

 

Nissan March

(divulgação/Quatro Rodas)

O Nissan March 1.0 Comfort oferece de série o instigante “Banco do motorista Comfort Seat” – em tradução livre para o português, “bancos confortáveis”. Que bom, hein?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    O site Bizarrices Automotivas não perdoava essas questões

  2. arthur bezerra

    Avisa ao pessoal da Hyundai que agora é obrigatório acender os faróis de dia, e quando se faz isso, a iluminação do painel de instrumentos escurece (como se fosse à noite) aí fica difícil de ver os dados.

  3. Acho que o pessoal que escreve as reportagens deveriam estudar mais, se especializar melhor para obter conteúdo mais útil .
    Vocês mesmos as vezes usam termos como “Power train”, eufemismo para motor e câmbio, tentando demonstrar que tem mais conhecimento técnico.
    Não conhece ninguém que diz que vai na oficina fazer revisão no “Power train”.

  4. Dias destes, pesquisando o Chery QQ, vi no anuncio da montadora, diz que porta malas inteligente, seria o rebatimento dos bancos traseiros para aproveitar o espaço, sabemos que a maioria dos carros pode ser feito isto, + o que diz esta matéria não tem nada a ver!!!

  5. joznildo cipriano

    A FIAT anunciava no jornal… Pálio Fire com SUPER CALOTAS.

  6. Fernando Almeida

    dos itens citados, não entendi qual a implicância com o “fade-out” do picanto ou o “super cluster” do hb20, até onde sei o efeito da luz do picanto é um diferencial (meio inútil de fato, mas um diferencial), assim como o painel cheio de cor do hb20, mas nem de perto chegam a ser ridículos, ridículos são plásticos sendo vendidos como diferencial, ou como o joznildo falou “super calotas” ser diferencial, ou o carro ter 2 portas ser mais um diferencial.

  7. Otima materia!!! Eh um deboche o que a industria faz com o consumidor brasileiro… somos trayados como os indios na epoca da invasao portuguesa… trocavam espelhinhos por riquezas… agora colocam esses bagulhinhos para cobrarem caro em produtos questionaveis…

  8. Leonardo Buntemeyer

    Lembro dos VWs dos anos 90 que tinham um adesivo colado na traseira escrito CATALISADOR !!!!

  9. Bruno Domingues

    O “Painel de Instrumentos Supervision Cluster” do HB20 me fez sentir por uns momentos a volta das saudosas Empresas Tabajara.