Revelado na Europa, novo VW Polo não irá aposentar o Fox

Hatch chega ao Brasil até o fim de 2017 e dará origem a outros três modelos

Sexta geração cresceu 7 cm no comprimento (divulgação/Volkswagen)

O nome Polo não traz boas lembranças à Volkswagen no Brasil. Antes associado ao sedã importado da Argentina entre 1996 e 2002 com o sobrenome Classic, o carro renasceu em 2002 com a proposta de ser um compacto premium de nível mundial, muito antes deste segmento se popularizar por aqui.

Apesar de moderno e refinado, o Polo foi considerado caro demais para um veículo de porte semelhante ao Gol. Ganhou fãs fiéis pela qualidade de construção e dirigibilidade, mas nunca virou um sucesso de vendas, amargando o papel de coadjuvante de pouco brilho até sair de cena em 2014.

Preço inicial do Polo na Europa será de 12.975 euros (divulgação/Volkswagen)

A nova geração do Polo, finalmente apresentada em Berlim, deve começar a ser vendido no Brasil até o final do ano, e tem ambições maiores por aqui: ela vai servir de base para um novo sedã (o Virtus, cuja produção começa ainda em 2017), um SUV compacto (baseado no conceito T-Cross) e um quarto produto não revelado pela montadora – .possivelmente uma picape de porte intermediário para concorrer com a Fiat Toro.

Diversas tecnologias serão adotadas pela primeira vez na sexta geração do Polo, como assistência de estacionamento (park assist), piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de pontos cegos e alerta de permanência em faixa, entre outros itens.

Até o painel digital dos Audi e VW mais sofisticados está na lista de equipamentos de série das versões mais caras – e ele também deve ser oferecido no Brasil. A tela da nova central multimídia tem oito polegadas, uma das maiores da categoria.

Painel de instrumentos digital e uma nova central multimídia nas versões mais completas (divulgação/Volkswagen)

Maior por todos os lados, o Polo tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior) 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O design foi inspirado nos últimos lançamentos da marca, como o sedã Arteon, com a grade frontal emulando uma pequena extensão do capô.

Filete da grade na cor da carroceria cria efeito de extensão do capô (divulgação/Volkswagen)

Carro laranja mostra os acessórios esportivos da linha R Line (divulgação/Volkswagen)

Serão oferecidas três opções de motorização a gasolina no mercado europeu, todas com injeção direta de combustível e turbocompressor: 1.0 TSI (120 cv na Europa), 1.5 TSI (150 cv) e 2.0 TSI (200 cv), esta última disponível apenas na versão esportiva GTI – também apresentada no evento realizado na Alemanha.

No Brasil, é provável que o modelo seja oferecido em configurações mais simples, incluindo o motor 1.6 MSI (120 cv) e o 1.4 TSI (150 cv).

Até agora sabe-se apenas que o Polo será produzido na planta de São Bernardo do Campo, que foi amplamente modernizada e adaptada para receber a nova linha de montagem. Questionada por algumas publicações brasileiras, a VW Brasil limitou-se a dizer que o Polo terá várias tecnologias presentes no modelo europeu.

Novo Polo GTI traz um 2.0 TSI de 200 cavalos, com câmbio manual de 6 marchas ou DSG de 7 (divulgação/Volkswagen)

GTI deve acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos sete segundos (divulgação/Volkswagen)

A assessoria de imprensa também afirmou que nenhum modelo será descontinuado com a chegada do Polo ao país. Isso significa que a marca deve realizar um inevitável sobreposicionamento de faixa de preços de seus cinco hatches.

A distribuição pode ficar assim: o Gol atual se firma como carro de entrada da Volkswagen, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado). Na faixa mais intermediária surge o Fox, até então o modelo mais cotado para ser aposentado devido à idade avançada do projeto lançado em 2003. Aí surge o novo Polo, que ficaria abaixo apenas do Golf.

Clássico estofamento xadrez e volante com a inscrição GTI (divulgação/Volkswagen)

Considerando este cenário, a VW acredita que o Polo ocupará o segmento atualmente denominado de compactos premium. Nele estão tanto as versões mais caras de Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo como Citroën C3 e Ford New Fiesta, modelos originalmente enquadrados neste grupo desde seus lançamentos – além do Honda Fit, um monovolume que também acaba concorrendo numa faixa de preço um pouco superior.

A marca não divulgou estimativas de preços, mas sugeriu que o Polo seguirá a faixa de valores praticada pelos rivais citados anteriormente – ou seja, podemos esperar algo em torno de R$ 50 mil a R$ 80 mil.

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  1. Jorge Franco

    Belo carro, na europa é um dos preferidos por consumidores que optam em trocar de marca, exprime segurança, potência e muita qualidade na sua construção.
    Compro com prazer.

  2. Carlos Henrique

    Olho para os carros da VW e náo enxergo diferenças: se olho o carro de frente vejo que Gol, Polo, Golf, Passat, Jetta e Voyage sáo o mesmo carro. Olhando por trás Gol, Polo e Golf são o mesmo carro, já Jetta, Passat e Voyage também são iguais entre si. Ou seja, por fora tanto faz comprar o mais caro ou mãos barato o carro será o mesmo. Cadê a criatividade da VW, vamos acabar com esse negócio de identidade visual de uma montadora, pois acaba com o diferencial entre os modelos.

  3. Antonio Fernandes

    Meu Deus, esse povo brazuka é mais idiota do que eu pensava, chamam um carro como Polo de Golzão, como se o hatch brasileiro servisse de inspiração para a VW criar seus carros e não o contrário. Volta Lula e dá a esse povo o que ele merece, eles se orgulham da imbecilidade deles.

  4. Ricardo Soares

    Briga boa com o novo fiesta lá na Europa. Eu achei o fiesta mais bonito, porém prefereria a tela embutida do polo.

  5. joznildo cipriano

    Se for verdade tudo isso mostrado na matéria, o gol manterá o mesmo desenho? pelo menos o fox por enquanto se manterá em linha é um carro muito bom.

  6. joznildo cipriano

    O gol ficará abaixo do up?

  7. Bruno Macedo

    o site tá uma mer**** limitando o acesso do usuario lamentavel…..

  8. Igor Pricandi

    Pessoalmente não creio que ele fica entre 50 e 80k. Será sem dúvida mais caro. E se adotar o mesmo sistema para opcionais usado nos demais vw, ficará mais caro ainda. Vide Golf GTI, que completão chega a absurdos 180k. Mais caro do que paguei no passat.

  9. A VW tem versões do UP! que passam de 50.000, como é que um carro desse, que teoricamente ocupará espaço entre o Fox e o Golf vai partir de 50.000? Esse Polo ai vai custar 65.000 no mínimo, que é o mesmo preço do Fox Highline.