Novo Lexus LS: um showroom de luxo e tecnologia

Sedã tem câmbio de 10 marchas e sistema que desvia de pedestres e obstáculos sem a ajuda do condutor

Não poderia haver um palco mais apropriado para a estreia do novo Lexus LS. Afinal de contas, foi no Salão de Detroit de 1989 que a marca japonesa promoveu a estreia do primeiro LS.

Mas basta observar o novo LS para ver que muita coisa mudou desde então. A começar pelo design: o sedã trocou o design conservador por linhas mais esportivas, especialmente na silhueta “a la cupê de quatro portas”.

A enorme grade frontal segue o padrão visual da Lexus

A enorme grade frontal segue o padrão visual da Lexus (divulgação/Quatro Rodas)

O estilo, aliás, é um dos pontos mais controversos do LS. Não faltam vincos nem detalhes “repuxados”, principalmente no formato das lanternas. A grade frontal típica dos modelos mais recentes da Lexus (batizada de Spindle) surge ainda maior no sedã, tomando boa parte da dianteira do LS.

Com 5,23 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,45 metro de altura, o novo LS é 4 cm mais baixo e está 1,5 cm mais próximo do solo do que seu antecessor. A redução de peso chegou a 90 kg em relação ao antigo LS.

Suspensão a ar faz carro se erguer quando as portas são destravadas

Suspensão a ar faz carro se erguer quando as portas são destravadas (divulgação/Quatro Rodas)

Linhas rebuscadas marcam o design do LS

Linhas rebuscadas marcam o design do LS (divulgação/Quatro Rodas)

Recheado de assistências eletrônicas de condução, o sedã traz um moderno sistema que analisa constantemente os ajustes de direção, frenagem, motor e suspensão, de acordo com a preferência do condutor. Ele trabalha em conjunto com o sistema dinâmico de estabilidade e o eixo traseiro esterçante.

O LS também traz o primeiro sistema intuitivo de detecção de obstáculos e pedestres, capaz de fazer com que o veículo freie ou até mesmo desvie de uma pessoa sem invadir a faixa de rolagem ao lado.

Luxuosa cabine tem bancos elétricos com 28 regulagens e massageadores

Luxuosa cabine tem bancos elétricos com 28 regulagens e massageadores (divulgação/Quatro Rodas)

O motor 3.5 V6 biturbo entrega 420 cv e torque máximo de 61,2 mkgf, suficientes para fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos na configuração com tração traseira. A transmissão automática de 10 velocidades é a primeira utilizada em um automóvel de passeio de luxo. Entre os inúmeros itens de série, destaque para os bancos elétricos com 28 posições, aquecimento, refrigeração e massageador.

Controles dos modos de condução ficam em duas pequenas hastes na parte superior do painel

Controles dos modos de condução ficam em duas pequenas hastes na parte superior do painel

Bancos traseiros possuem aquecimento, refrigeração, massageadores e ainda podem ser reclinados e elevados

Bancos traseiros possuem aquecimento, refrigeração, massageadores e ainda podem ser reclinados e elevados

A suspensão a ar também trata bem o motorista, fazendo o veículo subir assim que as portas são destravadas. Já o sistema de entretenimento a bordo inclui som 3D e tela de 12,3 polegadas com GPS integrado, podendo ser trocada por uma tela colorida de nada menos que 24 polegadas.

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