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Novo Hyundai i30 fica mais leve e ganha motor turbo

Além das novas aptidões mecânicas, visualmente o coreano nunca esteve tão europeu

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h37 - Publicado em 8 set 2016, 12h26
Hyundai i30
Aparência do novo i30 está mais discreta e alemã do que nunca ()

A terceira geração do Hyundai i30 foi revelada antes de sua primeira aparição pública, marcada para o início do próximo mês de outubro durante o Salão de Paris. Com linhas mais discretas, estrutura mais leve e motorização mais eficiente, o hatch terá suas vendas iniciadas em 2017 na Europa. Para o Brasil, a estreia do modelo segue sem data definida. 

No que diz respeito à aparência, o coreano está mais alemão do que nunca. Pensado para o gosto europeu, o novo i30 adotou traços menos rebuscados em relação aos vistos na segunda (e atual) geração. A dianteira é composta pela nova grade hexagonal da Hyundai, para-choque com aberturas agressivas e faróis afilados. De lado, o perfil que se assemelha ao de uma perua remete aos atuais Peugeot 308 (europeu), VW Golf e Audi A3 Sportback.

Hyundai i30
Traseira mantém vincos, mas tem visual mais sólido ()

A traseira do i30 também abandona o chamado estilo de “escultura fluida” da marca, mas preserva uma boa quantidade de vincos e superfícies. O para-choque mais alto (e com as luzes de neblina instaladas pouco acima), em conjunto com as lanternas de formato definido, dão mais solidez ao visual do i30.

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Por dentro, mais tendências europeias. O painel agora tem linhas mais horizontais e acabamento sóbrio. A tela da central multimídia se destaca do painel, assim como nos Audi, BMW e Mercedes mais recentes. O volante, com uma grande profusão de botões, é novo, e o quadro de instrumentos segue com a clássica simplicidade do i30. 

hyundai-i30-3
Interior tem traços horizontais e tela que se destaca do painel, como nos Audi, BMW e Mercedes ()

Mais do que o design, porém, a nova geração do hatch médio traz importantes novidades mecânicas. Graças ao uso de aço de alta resistência em 53% do chassi, a nova plataforma do i30 ficou 22% mais rígida e 28 kg mais leve. A gama de motorizações também merece destaque. O modelo entra para a turma do downsizing e estreia um inédito 1.4 turbo de injeção direta com 140 cv e 24,6 mkgf.

Há, ainda, outras opções: 1.4 aspirado de 100 cv e 13,6 mkgf, 1.0 turbo de 120 cv e 17,4 mkgf e um 1.6 turbodiesel que pode ter 95, 110 ou 133 cv. O câmbio varia de acordo com a motorização escolhida, podendo ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. Na traseira, a suspensão deixa de ter eixo de torção e passa a ser multilink.

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