Nova geração do BMW X3 está mais leve e potente

SUV compacto passa a usar a plataforma modular da marca e motores mais potentes, mas não aparenta ser tão diferente do anterior

Com nova plataforma, o X3 perdeu aproximadamente 100 kg (Divulgação/BMW)

A BMW apresentou a terceira geração do X3, seu SUV intermediário. Além de design alinhado com os carros mais recentes da marca (o que não quer dizer que ele está muito diferente) e de novos motores, ele é baseado na nova plataforma CLAR, arquitetura modular da fabricante alemã já empregada nos Série 5 e 7. O lançamento no Brasil já está confirmado.

Esta nova base está por trás da redução do peso na ordem dos 100 kg e do aumento das dimensões. São 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do antigo. A largura passou dos 1,88 m para 1,90 m, a altura teve ganho de 2 cm, para 1,68 m e o entre-eixos de 2,86 m é 5 cm maior. Isso sem mudar a distribuição de peso entre os eixos, que continua em 50/50.

É um carro de plataforma nova, mas o que faz a traseira parecer diferente são as lanternas maiores (Divulgação/BMW)

Junto com a nova arquitetura, o BMW X3 recebeu sistema de tração integral xDrive atualizado, que promete comportamento dinâmico mais refinado. Mudanças no sistema de direção elétrica e na suspensão, que sofreu redução na massa suspensa e ganhou novas barras anti-rolagem tubulares foram feitas com a mesma intenção.

Painel ganha quadro de instrumentos digital e central multimídia destacada (Divulgação/BMW)

Por fora, o BMW X3 exibe grades maiores e faróis menos recortados e as luzes de neblina agora são de leds. Na traseira, as novas lanternas são maiores e avançam mais em direção a lateral e para o centro da tampa do porta-malas.

Fim do câmbio manual: todas as versões têm câmbio automático de oito marchas (Divulgação/BMW)

A parte interna deixa a evolução mais clara. A tela da central multimídia saiu do meio do painel para a parte superior e tem 10,2 pol e comando por gestos, como no Série 5. O quadro de instrumentos analógico pode ser substituído por uma tela colorida e configurável de 12,3″. Head-up display com exibição de quatro cores e ar-condicionado de três zonas também são novos opcionais do modelo.

Tração integral também é item de série em todas as versões (Divulgação/BMW)

O BMW X3 também pode receber a chave inteligente, apelidada de Key Display. Disponível para os Série 5 e 7, ela exibe informações como nível de combustível, prazos de manutenção, partida remota e controle da climatização a distância.

O X3 M40i é o primeiro X3 Motorsport (Divulgação/BMW)

Para encarar versões esportivas do novo Audi Q5, do Jaguar F-Pace e o Mercedes GLC 43 AMG, o BMW X3 ganha versão Motorsport pela primeira vez. É o X3 M40i, com motor seis cilindros 3.0 de 360 cv e 51 mkgf de torque combinado com o câmbio automático Steptronic de oito marchas e à tração integral. Esse conjunto promete 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Versões mais acessíveis são a xDrive20i com motor 2.0 de 184 cv e a xDrive30i, com o mesmo motor calibrado para entregar 252 cv. Há ainda duas versões com motores seis cilindros a diesel, a xDrive20d de 190cv e a xDrive30d de 262cv. Todos têm tração integral e câmbio Steptronic, o que marca o fim da opção de câmbio manual para o X3. 

O M40i acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s (Divulgação/BMW)

Os europeus só precisam esperar até setembro para comprar o novo BMW X3, que será lançado durante o Salão de Frankfurt. A BMW já confirmou o modelo para o Brasil – onde a geração anterior é montada há dois anos. Chega em abril de 2018, mas em versões ainda não definidas pela fabricante.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s