Nova geração do Audi A1 será fabricada no Brasil

A segunda geração do compacto premium, ainda inédita, vai compartilhar a plataforma que servirá de base para o futuro VW Gol nacional

Hatch compacto terá visual inspirado no irmão maior, o A3

Hatch compacto terá visual inspirado no irmão maior, o A3 (Du Oliveira)

A Audi vai ampliar seu portfólio made in Brazil com a fabricação do compacto A1. O carro, previsto para chegar às lojas brasileiras no segundo semestre de 2018, já será um exemplar da segunda geração, cuja apresentação ocorrerá poucos meses antes, na Europa. Essa estreia está prevista para março de 2018, no Salão de Genebra, palco do lançamento da primeira geração, em 2010.

Conceitualmente, o A1 vai deixar a identidade própria um pouco de lado, se aproximando de uma versão reduzida do A3. Isso quer dizer que terá os novos faróis do irmão e também equipamentos como o Virtual Cockpit.

A principal novidade do compacto estará no espaço interno, isso porque o A1 vai crescer, oferecendo mais conforto no banco traseiro e maior capacidade no porta-malas. As medidas precisas ainda são desconhecidas, mas a distância entre-eixos deve aumentar dos atuais 2,47 metros para algo próximo de 2,60 metros.

Isso se deve à nova plataforma, que será a MQB A0, em substituição da PQ25. O consumidor brasileiro pode não estar familiarizado com esses códigos, mas logo vai entender as mudanças, uma vez que a PQ25 serve de base para o VW Fox e a MQB A0 será a plataforma da nova geração do Gol (baseado no Polo europeu), com estreia prevista para abril.

Além de mais espaço, a plataforma MQB A0 vai garantir maior controle direcional e conforto ao rodar, pois sua estrutura terá maior rigidez graças ao uso intensivo de aços especiais e alumínio em sua construção.

Lanternas seguem a identidade da marca

Lanternas seguem a identidade da marca (Du Oliveira)

Toda essa sofisticação de materiais estará só no A1, que deverá custar o dobro do novo Gol. O hatch da Volks usará a mesma base, porém sem os componentes mais caros, como as partes de alumínio.

Em relação ao modelo que será vendido na Europa, o nosso não terá a opção de carroceria com duas portas (aqui o A1 terá apenas a versão Sportback, com quatro portas) e nem motores diesel, híbrido ou elétrico (estes dois últimos, possibilidades cogitadas na Europa).

Em compensação, os motores 1.0 TSI e 1.4 TFSI, previstos para o Velho Continente, também serão disponibilizados aqui – e em versões flex. O 1.0 TSI de 105/101 cv é o mesmo que equipa o VW Up!, e o 1.4 TFSI de 150cv vem do A4.

A versão 1.8 TFSI de 192 cv sai de cena. No futuro, há a possibilidade de a Audi oferecer uma versão S, importada, com tração integral Quattro e motor de quatro cilindros com cerca de 250 cv.

A Volkswagen ainda não decidiu se o A1 será produzido em São José dos Pinhais (PR), de onde saem A3 e VW Golf, ou em Taubaté (SP), que faz Gol, Voyage e Up!.

Consultada pela reportagem, a Audi do Brasil nega as informações e diz que não pretende aumentar a quantidade de modelos produzidos no país (atualmente A3 sedã e Q3).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Felipe Vieira

    Realmente não entendo as estratégias de mercado do grupo VW

  2. Gustavo Melo

    Bom se a plataforma é a mesma do novo Polo (MQB A0), há grande possibilidade da Audi produzir o A1. A posição de mercado deve ser estratégica, se o preço for próximo do A3 pode complicar.

  3. joznildo cipriano

    Não dá mesmo para entender, estão esquecendo do fox.

  4. Felipe Magalhães

    kkkk mancada motor 1.4 do a4 eu vi isso ???

  5. Christian Bernert

    Que legal esta nova geração do Audi A1 modelo 2018. Vem com rodas do Golf 2014…

  6. Betotecnica Locação

    Mais um fracasso da VW, tá ruim de mão este pessoal…rs

  7. Fernando Sobolwsky

    Uma bostinha de carro, pelo preço de Fusion ou qualquer outro carrão.