Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Segredo
TEXTO  |RSS |
Novo Ford EcoSport roda em testes na Bahia
Por Gustavo Henrique Ruffo / Fotomontagens: Du Oliveira | 24/05/2011
O projeto B515, que dar origem nova gerao do Ford EcoSport, segue firme seu curso de desenvolvimento. Previsto para chegar ao mercado em 2012, ele foi flagrado apenas por meio de mulas do New Fiesta hatch, tanto no Brasil quanto na Europa (o que deu margem a especulaes infundadas sobre um Fiesta 4x4).

Mas a Ford j bateu o martelo no desenho definitivo do carro, que roda em Camaari, na Bahia, noite e apenas na pista de testes. Se voc mora na regio, fique atento e prepare a cmera: em breve o carro deve iniciar os testes de rodagem nas estradas.

Havia duas opes de dianteira e duas de traseira para o carro. No que se refere dianteira, uma delas lembrava o New Fiesta, modelo com o qual o novo EcoSport dividir sua plataforma, a B2E, e a outra, vencedora e alinhada com os novos produtos da marca, lembra bastante a frente do Ford Focus de terceira gerao, que tambm ser lanado por aqui no ano que vem. Nela, a grade dianteira forma uma espcie de V cortado na base, com duas entradas de ar menores nas laterais que tambm abrigam os faris de neblina. O estilo remete ao apresentado pelo carro-conceito Vertrek, que adiantou detalhes do desenho do utilitrio mdio da Ford para a Europa (Kuga) e para os EUA (Escape). O que ainda pode mudar so os faris e o cap possvel que este ganhe vincos no centro. Espera-se que a verso topo de linha tenha uma grade parecida com a do Edge.



Para a traseira, a diferena residia em adotar ou no o estepe na tampa do porta-malas, como no modelo atual. Nesse caso, a placa continuaria no para-choque traseiro. Com a roda reserva guardada no interior do veculo, a placa subia para a tampa. Como o novo EcoSport ser um modelo global, vendido tambm na Europa, a adoo do estepe apenas na traseira poderia comprometer seus resultados em crash-tests. Com isso, haver duas solues: no Brasil, onde as normas biomecnicas de homologao s entram em vigor em 2014, o estepe continua na tampa. Na Europa, o estepe vai priorizar a segurana.



O interior do EcoSport ser como o do New Fiesta, com diferenas s na parte superior do console central. Ele ser mais simples, mas as verses mais caras do carro podero trazer um interior em tudo parecido com o do compacto, o que no demrito, considerando o bom acerto do New Fiesta nesse quesito.

A motorizao do B515 est definida. Na verso topo de linha, 4x4, o 2.0 flex continua na ativa, mas o Zetec RoCam ser trocado pelo 1.6 Sigma, o mesmo do Focus e do New Fiesta. Entre as opes de cmbio, o manual de cinco marchas e o automtico sero mantidos, com a chance de o 1.6 vir com a transmisso PowerShift, uma manual automatizada de dupla embreagem, mas a demanda pelo sistema nos EUA, assim como problemas que a marca vem enfrentando por l (j houve casos de substituio), talvez adiem seu lanamento no Brasil.

Com a concorrncia tentando mostrar os dentes, com o Renault Duster e o mini-Captiva, da Chevrolet, ambos ainda a meses de sua apresentao, a Ford fabricar o EcoSport tambm na China e na ndia. Aqui, ela aposta em manter sua liderana. No por pioneirismo, mas pelas qualidades do novo carro.



Seu Comparativo
imagem comparativo