Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Mercado
TEXTO  |RSS | Add to Google|
Mês de julho tem alta de 15,2% e é o segundo melhor do ano
Por Bruno Roberti | 03/08/2010
Fiat continua na liderança entre as marcas e VW Gol foi o carro mais vendido
O mês de julho foi o segundo com melhor desempenho em venda de carros de passeio e comerciais leves do ano, com alta de 15,27% em relação a junho e 4,27% se comparado ao mesmo período em 2009. As vendas só perdem para o mês de março, que emplacou 337.381 unidades por conta da redução do IPI.

No total, foram emplacados 285.299 veículos e o acumulado de 2010 já chega a 1.780.983 unidades. No segmento de automóveis de passeio, a variação em relação a junho foi de 17,48. Porém, em julho de 2009 se vendeu mais e o segmento teve queda de 0,29%.

A alta foi compensada com a venda de comerciais leves, que teve alta de 7,54% em relação a junho deste ano e 26,33% se comparado a julho do ano anterior, segundo dados da Fenabrave.

Nas marcas, a Fiat continua na liderança e mais uma vez foi a montadora que mais emplacou, com 24,96% de participação no mercado, seguida pela Volkswagen (22,75%), GM (20,65%), Ford (10,04) e Renault (5,81%). Completam a lista das dez primeiras a Honda, Peugeot, Citroën, Toyota e Hyundai.

No acumulado de 2010, a Fiat ampliou de forma discreta a liderança e agora está com 23,51% do mercado. A Volkswagen aparece na segunda colocação, com 22,74%, seguida pela GM (21,23%) e Ford (10,08%).

De comerciais leves, a Fiat também aparece na liderança tanto no mês de julho, com 23,09% de participação, quanto no acumulado (21,56%). A VW ficou em segundo em emplacamentos no mês, com 14,81%, seguida pela GM, com 13,49%. No acumulado, uma inversão: GM em segundo (15,44%) e VW em terceiro (14,17%).

O VW Gol foi o veículo mais vendido no mês de julho, com 25,424 unidades emplacadas. O Fiat Uno aparece na segunda colocação, com 23,163 das vendas, seguido pelo Celta (13,916), Fox/CrossFox (12,871), Siena (12,253) e Corsa Sedan (12,099).

Em comerciais leves, a Fiat Strada leva enorme vantagem na liderança, com 10.194 unidades emplacadas. A VW Saveiro aparece na segunda colocação, com apenas 5.649 das vendas.

Frido (07/08/2010 @ 18:10)
Isso deve ser resultado de venda para frotas de empresas porque o povo não está com esse dinheiro todo. Deve-se refletir nos proximos meses.
tiago (05/08/2010 @ 08:58)
fico abismado com certos comentários que vejo por aqui. Este último do "pensador" demonstra como a paixão por uma marca é maior do que qualquer comentário. Ao invés de simplesmente criticar e fica usando ironias e comentários vazios. Quanto ao automatizado x automatico...é claro que este último é melhor além disso é mais caro, portanto se a fiat e volks quisessem colocar este tipo de câmbio nos seus carros por falta de tecnologia não seria.....só que o preço subiria....você acha que seria uma estratégia inteligente? Você fala de validade dos carros da fiat mas se esquece dos inúmeros recalls do gol desde o lançamento. Quanto ao 4x4, me diz qual o carro nacional leve que tem?? a spacefox nao tem né? crossfox tb não né? o motor longitudinal na Q7, cayenne e Touareg não tem problema...são carros muito maiores que o gol...tem mais espaço. Num carro pequeno os problemas de aproveitamento de espaço são maiores....isso quem diz não é público...são as revistas especializadas, não esqueça...
pensador (05/08/2010 @ 08:21)
ao Responde as perguntas do ignorante... (04/08/2010 @ 18:19) a fiat não tem carros blindados pq simplesmente não dá pra blindar plastico né mesmo??? carro automatico? se automatizado fosse bom todas as montadoras deixariam de lado o automatico, a fiat não tem competencia pra isso, tanto que o automatizado da VW é superior, rs, claro que os carros da fiat tem data de validade, pois todo ano tem novo palio, nova strada, novo não sei o que mais, rs (carro que é bom nada, rs), o primeiro projeto mundial foi da fiat em 81? onde foi parar esse uno??? vc sabe me dizer quando foram lançados mundialmente o Corolla e o Passat que figuram entre os 10 mais vendidos no mundo??? pode ter certeza que foi bem antes de 81. A Fiat realmente inovou, sistema locker??? não sabe fazer um 4x4 então faz essas porcarias mesmo. Muitos falavam mal do gol por não ter o motor na transversal e a Fiat ter no seu 147, pois é, sabia que o Touareg, Cayenne e Q7 tb não tem motores na transversall? rs, será que o 147 é melhor então? rs, não tem jeito meu, fiat só pra pobre, desinformado, taxi, locadoras entre outros, consumidor final não compra Fiat nem na promoção pague 1 leve 2, rs. os carros top da Fiat são esses com sistema locker, mas aqui em SP todo taxista tem locker, devem ser bem baratos mesmos, rs
brasileiro (05/08/2010 @ 08:02)
A Fiat deveria montar uma fabrica lá no Iraque e no Oriente e levar o Tipo (pega fogo) e o Stilo (solta roda) pra treinarem os homens bombas e suicidas, hahahahahahaha. FIAT = Facção Iraquiana de Atentados e Terrorismo, hahahahahaha, pois é isso que ela oferece aqui no Brasil.
Wagner Mendes (05/08/2010 @ 01:40)
Na Alemanha continua o programa governamental para renovação da sua frota. Só assim, com facilidades, se sustentam a "rigorosa", suas afilhadas e a propaganda daquele país. Já o nosso pujante País, quarta potência automobilística mundial, mesmo com impostos e tudo mais, dará a FIAT a consolidação da sua espetacular recuperação e do seu sucesso mundo afora, reforçando a nossa imagem no exterior de potência emergente. Estou contigo nessa proposta FIAT e não abro. Se possívrel, mude sua sede para cá. Parabéns por acreditar no nosso Brasil.
Wagner Mendes (05/08/2010 @ 00:49)
Meu confortável, silencioso, rápido e econômico (12,5 km/l na cidade e 17 a 19 km/l na estrada: imaginem se a gasolina fosse pura e de alta octanagem) e super porta-malas, FIAT Siena ELX 1.4, 2010, com 10.000 km rodados, continua fantástico. Para o ano compro mais um, com o novo motor 1.6 16 v que deve ser indescritivelmente bom. Obrigado FIAT. Traga logo aquelas DODGE, JEEP etc e uns CHRYSLER de alto luxo para revolucionar a revolução que você faz aqui no Brasil. Tenho um pouco de pena dos torcedores das demais FIGURANTES do mercado que, coitados, ficam aqui no Forum latindo feito vira-latas velhos, mas não mordem. Aos FIGURANTES peço que continuem lutando para ultrapassar a FIAT; só assim a FIAT fica mais valorizada em manter a sua LIDERANÇA PERMANENTEMENTE INABALÁVEL. O Massa é apenas um Barrichello melhorado. Dá-lhe FERRARI !!!
Rindo demais demais, rindo alto... (04/08/2010 @ 22:23)
ANDRÉ, TAMBEM VOU FAZER DAS SUAS PALAVRAS AS MINHAS: Quanto a fatos realmente não há argumentos né R1. A VW vendeu no mundo quase 1,5 milhão só neste ano enquanto a fiat mal 800mil, quem é a melhor mesmo??? Vc poderia me dizer algo que preste aqui nesse país pra falar que a Fiat é a tal??? No Brasil não tem referencia de nada, só de corrupção e impostos. Aqui o brasileiro compra o que é mais barato (leia-se Fiat). Compre o menos pior carro da fiat, um punto sedan, sai lá fora e vai ver o mesmo carro em locadoras e taxi, pq será? pq é mais barato, oras. Eu não tenho VW atualmente, mas com certeza estou muito feliz pq não tenho fiat na minha garagem, rs,engraçado tb não tenho amigos que tenham fiat, rs, vc falou dos importados da VW que vendem pouco, vendem pouco pq são trazidas poucas unidades, como já foi dito aqui (balança comercial), e a fita com o seu 500? vendeu quantos mesmo??? será que ao menos aparece na listagem? rs, comédia mesmo.
cucagado (04/08/2010 @ 18:23)
RINDO MUITO RINDO ALTO, para que rir tanto? voce nem é acionista da VW segundo se é voce gosta tanto da europa vai da o anel de couro lá, você não é brasileiro não seu cavalo? tudo que esse jumento fala é europa para lá europa para cá, um cucagado destes não passou nem perto da europa e ai vem falar merda aki, e se passou não faz diferença, volta para lá, aqui é lugar de brasileiro, quem é rico compra mercedes , BMW, ferrari e etc. quem é pobre compra palio, gol, celta,ká, não se engane, o gol está no mesmo nivel deste outros aí sim, se voce disser que é mentira então vc é mais pobre ainda, só anda de onibus e nunca entrou dentro de um gol g5, tem tanto plastico quantos os outros populares.
Responde as perguntas do ignorante... (04/08/2010 @ 18:19)
1 - Carro blindado só no Brasil e áfrica. Europa e EUA isso não existe (só governo). 2- automatizado foi uma tecnologia recente da F1, é manual e automatico ao mesmo tempo mais economico e mais barato. 3 - nunca vi data de validade em nenhum automovel. 4 - são acabamentos e é tendencia no BRASIl, tanto que foi seguido por diversas montadoras. 5 - o primeiro projeto de carro mundial foi da FIAT uno em 81. inclusive ganhou o premio de carro do ano na europa. na decada de 90 o termo de popularizou, afim de diminuir custos. 6 - INOVAÇÂO, isso que vez a FIAT em menos de 20 anos liderar o mercado brasileiro. cada empresa altera e modifica seus produtos como bem entender. lembre-se carro nao é investimento.
pensador (04/08/2010 @ 16:14)
se a Fiat é a melhor, pq não oferece carro blindado? pq não tem carro automatico? pq seus carros tem data de validade? pq são cheios de plasticos? pq nao tem carro mundial? pq não tem palio 09/09? (essa foi a pior que já vi, tem o modelo 08/09 e 09/10, rs, lançaram um carro 2010 em janeiro de 2009, rs, isso que é respeito com seus clientes, imagina aqueles infelizes que acabaram de compra o 08/09, ficaram bem satisfeitos, hahahahaha), e por último, pq a Fiat não fabrica carros e sim algo parecido com meio de trasnporte???? rs
MURILO (04/08/2010 @ 16:14)
VAGNER, meus parabéns... Faço das suas plavras as minhas. PERFEITO
vagner (04/08/2010 @ 15:58)
quanto a fatos realmente não há argumentos né R1. A VW vendeu no mundo quase 1,5 milhão só neste ano enquanto a fiat mal 800mil, quem é a melhor mesmo??? Vc poderia me dizer algo que preste aqui nesse país pra falar que a Fiat é a tal??? No Brasil não tem referencia de nada, só de corrupção e impostos. Aqui o brasileiro compra o que é mais barato (leia-se Fiat). Compre o menos pior carro da fiat, um punto sedan, sai lá fora e vai ver o mesmo carro em locadoras e taxi, pq será? pq é mais barato, oras. Eu não tenho VW atualmente, mas com certeza estou muito feliz pq não tenho fiat na minha garagem, rs,engraçado tb não tenho amigos que tenham fiat, rs, vc falou dos importados da VW que vendem pouco, vendem pouco pq são trazidas poucas unidades, como já foi dito aqui (balança comercial), e a fita com o seu 500? vendeu quantos mesmo??? será que ao menos aparece na listagem? rs, comédia mesmo.
artwo (04/08/2010 @ 15:27)
Enquanto isto , na ITALIA.... FIAT TEM QUEDA DE 35,8% EM JULHO NAS VENDAS DE CARROS NA ITALIA Deu na 4 RODAS: .Na Italia....queda de 35,8% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009. LINK=http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fiat-sofre-baixa-procura-carros-it alia-254740_p.shtml Fonte: 4 RODAS SE QUISEREM LER O ARTIGO NO ORIGINAL(EM INGLES): FIAT SUFFERS AS ITALY JULY CAR SALES FALL 26% Read more: LINK=http://europe.autonews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20100802/ANE/30802991 9/1193#ixzz0vagk4jbU FONTE; AUTOMOTIVE NEWS EUROPE
Rindo muito, rino alto (04/08/2010 @ 15:00)
R1, tudo o que vc disse é em relação ao Brasil, o páis que aceita qualquer coisa né?? AGORA PEGUE OS NÚMEROS DOS PA´´ISES DA EUROPA... Achjo que e´capaz de nem escutar em falar na FIAT, pois a VW domina de longe, muito a frente do segundo colocado kkkkkkkkkk. É FACIL VENDER NO BRASIL, É SÓ VENDER CARROS DE ENTRADA, PÉ DE BOI E BARATO, E A LÓGICA VAI SER O SEGUINTE: VENDE MAIS QUEM OFERECE MAIS CARROS POPULARES PÉ DE BOI, QUE É O QUE VENDE NO BRASIL. E SE FOR FALAR EM CARRO PÉ DE BOI, A FIAT GANHA DE LAVADA DE SUAS CONCORRENTES: UNO VELHO, UNO NOVO, PALIO VELHO, PALIO NOVO, SIENA VELHO, SIENA NOVO, STRADA VELHA, STRADA NOVA, WEEKEND, IDEA, DOBLO... ACHO QUE NÃO PRECISO FALAR MAIS NADA. SÓ ESPERO QUE AS OUTRAS MONTADORAS NÃO SIGAM O EXEMPLO DE FIAT, E COMEÇE A SÓ COLOCAR CARRO POPULAR, FRÁGIL, PÉ DE BOI PRA GENTE NÉ??? SÓ NÓS E A ITALIA QUE TEMOS ESSES CARROS DA FIAT, ISSO É BIZARRO...
vinicius (04/08/2010 @ 14:18)
Só pobre mesmo para gostar dessas porcarias que são vendidas aqui pela FIAT, FORD, VOLKS e GM... Só carroça.......Só jegue mesmo......
R1 (04/08/2010 @ 12:44)
''O pior cego é aquele que não quer ver'', já diz o ditado. Se quantidade não quer dizer qualidade, o que explica então o fato da VW comer pó também no segmento de luxo? Vamos mais uma vez recorrer aos números: Sedans grandes - Azera = 542, Malibu = 310, BMW 320i = 258 e VW Passat = 99. Pick-up´s grandes: S10 = 3.771, Hilux = 2.948, L200 = 1.647, Ranger = 1.420, Frontier = 679 e VW Amarok = 386. Statio Wagon grande: Mègane SW = 185, Jetta Variant = 90 e Passat Variant = 23. Será que um BMW 320i é inferior a um Passat ? R.: Não, é muito mais carro e muito mais caro, e vende muito mais também! Conclusão: A VW apanha desde o segmento de entrada até o de luxo. Não é por nada que a FIAT é líder há quase 10 anos, sendo copiada pelas concorrentes tanto no conceito ''Adventure'' quanto no câmbio ''Dualogic''. FONTE: FENABRAVE/JULHO 2010.
Daniel (04/08/2010 @ 12:42)
Se quantidade vendida fosse sinônimo de qualidade, com certeza BMW, Mercedes, honda, toytoa, nissan serião as mais vendidas no brasil. A FIAT só vende mais no brasil por que seus carros são baratos, e todo mundo sabe disso. Mas todo mundo sabe que os carros da FIAT tem motores ásperos, com pouca durabiliade, todos os carros que dirigi da FIAT (Stilo, punto,linea, palio, ideia) tem relação de cambio longa, com aquela arranhada na troca, todos os motores da Fiat são fracos e fazem um barulho esquisito, parece de geladeira velha. Em fim, carros da FIAT são umas CARROÇAS, com motores de FERRO FUNDIDO, super ultrapassados, CHEIOS de PLÁSTICOS ne externa. E o novo FIAT UNO, com AQUELA frente QUE LEVANTA , parece um CARRINHO DE BRINQUEDO com aquele design, um CARRO MONSTRO, quadradão, muito feio mesmo....
Fabio (04/08/2010 @ 10:45)
Tem gente que acha que quantidade é qualidade, hj vindo para o trabalho tinha um palio zero na minha frente, COM O EIXO TORTO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pra mim n foi novidade! rsrsrsrsrsrsrsrrs Parecia um cachorro vira-lata andando na rua de lado! tá ligado não é quando o cara ve o cachorro andando na sua frente rapidinho com a parte da frente reta e a parte de trás de lado??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fico rindo muito com isso viu, é uma resenha!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fabio (04/08/2010 @ 10:19)
VOLKSWAGEN E MEU VOYAGE TREND 1.6 TOP LINDÃO A MELHOR O MELHOR! OLHA, PRA EU COMPRAR UM CARRO DA FIAT, NEM COM AQUELA PROPAGANDA DO BATON GAROTO VERSÃO FIAT RESOLVIA!!!! COMPRE UM FIAT, COMPRE UM FIAT, SEU FILHO MERECE UM FIAT KKKKKKKKKKKKKKKKKK NEM ASSIM RESOLVIA. EU - > Rumo a Amorok!!!!!!!!!!!!!!!!1
A-HA(BUTTERFLY,BUTTERFLY 25 YEARS) (04/08/2010 @ 10:08)
O FIAT UNO está imbatível e tem suas vendas crescendo em progressão geométrica.O respeito que a FIAT tem com funcionários,clientes e fornecedores está dando frutos.Estão seguindo uma tradição NORTE-AMERICANA!!!
R1 (04/08/2010 @ 10:08)
Contra fatos não há argumentos! Então vamos aos números: FIAT PUNTO (2.811), Polo (934) e Golf (1.388). OBS.: no site da FENABRAVE o PUNTO aparece liderando a lista de ''hatch médio'', mas outros o classificam como hatch compacto. De qualquer modo ele ganha do Polo ou do Golf nas duas categorias e ainda vende mais que os dois juntos. SIENA (12.253), Voyage (7.409) e Polo Sedan (1.414). Mais uma vez o Fiat vende mais que os dois da VW juntos. LINEA (845), Jetta (267) e Bora (139). Não quero ser repetitivo, mas novamente a FIAT vende mais que os dois VW juntos! PALIO WEEKEND (2.759), SpaceFox (771) e Parati (477). Parece que mais uma vez a FIAT vende mais que dois VW juntos. STRADA (10.194), Saveiro (5649), Montana (3.130), Courier (608) e Hoggar (591). Agora já é até covardia, pois a FIAT vende mais que todas as suas rivais juntas. Já na linha de luxo, a VW leva uma surra de suas concorrentes mais uma vez! Apenas para citar como exemplo (confira a lista completa no site da FENABRAVE); Cayenne (25), BMW X5 (11) e Touareg (9); Tucson (2.096), Pajero (1.823), captiva (968), Sportage (769) , IX35 (703) e Tiguan (312). FONTE: FENABRAVE/JULHO 2010
brasileiro (04/08/2010 @ 09:57)
a comparaçao feita entre strada e a amarok não foi no total de vendas e sim na satisfaçao do cliente, ou vc acha que quem comprou a strada ta feliz? comprou strada pq é a mais barata não a melhor, melhor mesmo é a saveiro. tb queria andar de carro mico como o Touareg que tem a mesma tecnologia que Q5 e Cayenne ou mesmo ter o EOS que é o conversível mais vendido da Europa e tem o melhor motor do mundo 2.0TSI, do que ser um proprietário de carro fiat, nem na Europa fiat tem carros como os da VW imagina aqui no Brasil. Só um detalhe, a maioria dos carros da VW são mundiais (pq devem vender muito bem) e a fiat tem algum carro mundial?
thiago (04/08/2010 @ 09:28)
tem gente aqui achando que touareg é mico!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkfilho va ver se seus concorrentes vendem mais de 20 carros por mês!!!bem se vc achar que a concorrente for a strada realmente é mico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo (04/08/2010 @ 09:17)
A estratégia da Volks no Brasil não é ser líder em vendas, senão ela já teria reduzido os preços dos carros para ultrapassar a Fiat! A Volks prefere ter 23% de mercado e vender mais caro obtendo uma margem de lucro maior em cada carro vendido do que ser líder do mercado que nem a Fiat com 25% (só 2% a mais..) e sacrificar o lucro vendendo mais barato. Aqui no Rio se venda Siena EL pelo preço de Siena Fire e Mille por R$ 22 mil com IPVA, emplacamento, CD MP3 tudo pago..Quem não é líder assim ?
Marcelo (04/08/2010 @ 09:12)
Parabéns à Fiat pela liderança, e parabéns à VW pela liderança do Gol. São duas grandes marcas confiáveis. Qual a melhor? Isso depende do gosto de cada um. Vendas não é critério pra saber se um carro é melhor do que o outro, mas o produto em si. Sobre as "picuinhas" Volkistas vs. Fiateiros, isso é chato mesmo, já saí de uma comunidade da Quatro Rodas no Orkut por causas desses fanatismos idiotas. Esperava dissussões e comentários produtivos que elevassem ainda mais meus conhecimentos automobilísticos, mas vi que não estava contribuindo em nada continuar lá, portanto saí.
Verdade (04/08/2010 @ 08:18)
Gostaria um dia que as pessoas que escrevem em sites especializados que parassem de atacar umas as outras com ofensas falando em lixo e tudo mais. Os mineiros que trabalham na FIAT certamente dão o melhor de si para o desenvolvimento de carros que atendam da melhor forma o consumidor brasileiro. Sabe por que a FIAT vende muito aqui e nem tanto lá fora? É por que aqui são brasileiros que desenvolvem os projetos com foco no publico brasileiro, se a FIAT não vende tão bem lá fora é porque os profissionais de lá não estão tendo tanta competência assim. Não adianta projetar carros a nível de FERRARI para vender aqui porque ninguém tem grana pra comprar. Da mesma forma como trabalham os profissionais da FIAT em busca do equilibrio da balança (custo - qualidade - lucro) os de outras montadoras também trabalham. No momento visando mercado brasileiro não podemos negar que os profissionais da FIAT estão na frente e não muito longe estão os da VOLKS. Sendo assim vamos respeitar os trabalhadores brasileiros que trabalham para por os carros que temos hoje nas ruas. Grato!!!
JONNY (04/08/2010 @ 08:05)
VTNC todo mundo. Vcs ao invés de utilizar este espaço para troca de idéias e opiniões ficam se xingando, está parecendo guerra de torcida. Vou até parar de ler esta revista on line.
Rogério (04/08/2010 @ 02:23)
Minha nossa! O que se lê de absurdos aqui não é brincadeira... de "fiateiros" então é de se matar de tanto rir por causa de tanta abobrinha ... comparar os carros da Fiat com os da VW mundo a fora é tarefa simplesmente impossível. Beira o ridículo, pq a fiat só carinho popular... nem esportivo nem carro de luxo de verdade tem. A diferença entre ás duas é simples... VW faz carros excelentes lá fora e bons aqui... e a Fiat faz péssimos carros tanto lá fora quanto aqui dentro... só vende bem aqui no Brasil pq a relação entre os descendentes de italianos que vivem no Brasil com a fiat é mesma que eles tem com aquele timinho ridículo chamado parmeira. Pode ser uma porcaria mas batem no peito e se rgulham em ir pro palestra de marea, brava, tipo, tempra, doblo etc... Nossa! Viram cada carrão? kkkkk... agora por sinal estas dua sporcarias estão juntas kkkkkkkk lembrem-se... mudem time e de fabrivante de carros... verão como a vida de vcs será muito melhor em todos os sentidos. kkkk
Fabio (03/08/2010 @ 19:20)
BOMMMMMMMM VAMOS LÁ!!!!!!! ATENÇÃO A TODOS!!!!!, VOU FAZER UM COMENTÁRIO AQUI!!!!!!!! FAZENDO MINHAS PALAVRAS AS DE UM AMIGO AQUI QUE A UM TEMPO ATRÁS POSTOU UM COMENTÁRIO, LI E ACHEI SENSACIONAL, SEGUINTE: vamos nos lembrar dos tempos do tempra????!!!!!!!! R:PIOR CARRO JÁ LANÇADO NA FACE DA TERRA (PRECISO DIZER OS MOTIVOS? E assim vai se tornar os carros da Fiat, daqui uns anos ninguem mais compra.) A questão não porque é boa que é lider,é porque todo Brasileiro gosta de economizar (inclusive você) ENTRE QUALIDADE E PREÇO O BRASILEIRO QUER PREÇO! Realmente de "mecanica" ninguem intende, agora de mecanica não preciso sitar os cambios duros do uno, ou aqueles motores fumantes do palio! Tambem a VW nunca iria "enovar" do seu jeito, e sim inovar ao gosto do povo que escolhe pela qualidade. Bom, para-choque por pra-choque os dois são medios! (Comparem um TEMPRA X SANTANA) Na época todos queriam ter um TEMPRA, veja se qual os compradores que estão mais contentes, qual melhor manutenção para os dois carros existentes hoje, são melhores?, valeu ou não valeu pagar 6 mil reais a mais e comprar um santana? Esse é o futuro da FIAT, um tempra que eles não dão manutenção!!! Abraço a todos!
Mopar Boy (03/08/2010 @ 19:01)
Para explicar para aos "espertalhões" a Fiat Spa, possui somente 20% das ações da Chrysler LLC, enquanto a United Auto Workers (UAW) possui a maior fatia, equivalente a 55% das ações. Todavia gerência, no momento, é realizada pela Fiat Spa. Esta parceria é boa para ambos os lados, pois a Chrysler LLC não dispõe de plataformas pequenas e "motorzinhos pequenos", coisa que a Fiat Spa tem, além de que a Fiat Spa não é presente no mercado da américa do norte e com a infra estrutura de Auburn Hills poderá vender seus carros. MOPAR NUNCA SERÁ fiat. Mopar our no cars!!!
Fabricio - Corrigindo o que eu escrevi antes. (03/08/2010 @ 16:59)
A FIAT não tem carro que se compara com o EOS, Tiguan e Amarok. Ela tem melhor! Alfa Romeo, Ferrari, Jeep, Dodge, Maserati., ASSIM COMO A VW tem AUDI, BENTLEY, BUGATTI, LAMBORGUINI, ASTON MARTIN, E CONFORME OS ÚLTIMOS BOATOS, A ALFA ROMEO ( QUE PERTENCE A FIAT).. Como eu, minha familia e meu trabalho estão no BRASIL, pouco me importa o que acontece la fora com as montadoras. Sei que no Brasil a FIAT domina, seus carros são de longe OS MAIS BÁSICOS E MAIS FRÁGEIS. A FIAT É A 8 MONTADORA DO MUNDO vendendo somente na ITALIA e BRASIL. ELA JA TENTOU ENTRAR NA CHINA E NOS EUA, MAIS FOI UM FIÁSCO HISTÓRICO, SE QUEIMOU.. SE A FIAT É TÃO PODEROSA ASSIM E AQUI NO BRASIL E UM MERCADO TÃO RUIM E GENTE BOBA, PORQUE A VW NÃO TOMA A LIDERANÇA? SIMPLES, BASTA A VW LANÇAR MAIS UNS 10 CARROS POPULARES BARATOS DE PLÁSTICO... ESPERO QUA AS MONTADORAS NÃO SIGAM ESSE EXEMPLO DA FIAT, DEIXE SÓ A ITALIANA COM OS POPULARES, TA BOM... É MELHOR PERDER UM CAMPEONATO DE VÁRZEA, E GANHAR UM CAMPEAONATO OFICIAL, DE PRIMEIRA NÃO É?? FIAT é marca de CARROS POPULARES: vende MILLE, SIENA FIRE, PALIO FIRE nos países emergentes e PANDA na europa...há esqueci... o o Uno no Brasil, aquele jurássico AQUELE QUE BATEU, MORREU. a FIAT até trnta fazer carros "bons" Stilo, Bravo, Linea, mais se tornaram fiasco total, tanto na Europa, quanto no Brasil, nunca vendeu bem como Golf, Polo etc... Se tornara mico assim como Marea, Tempra, Tipo e atualmente o LINEA rs...
vinicius (03/08/2010 @ 16:57)
Dizer que a FIAT é boa tem que ser muito jegue mesmo..Vai gostar de lixo assim no inferno...Só tem beleza....FIAT Fui Iludido Agora é Tarde.....Carro bom é RENAULT, PEUGEOT, HONDa e etc...não essas merdas de FIAT, VOLKS...Tudo lixo...Quem compra lixo então é mais lixo ainda.....rsrsrs Pobreza do caramba.....
Paulo (03/08/2010 @ 16:56)
FIAT, parabéns pela liderança!
vinicius (03/08/2010 @ 16:56)
Dizer que a FIAT é boa tem que ser muito jegue mesmo..Vai gostar de lixo assim no inferno...Só tem beleza....FIAT Fui Iludido Agora é Tarde.....Carro bom é RENAULT, PEUGEOT, HONDa e etc...não essas merdas de FIAT, VOLKS...Tudo lixo...Quem compra lixo então é mais lixo ainda.....rsrsrs Pobreza do caramba.....
Sem dó! (03/08/2010 @ 16:34)
Ninguém é líder por acaso. Ou se é líder por competência própria, ou porque os oponentes são menos competentes. Se alguém mencionar que a Fiat é ruim, automaticamente esta condenando as outras montadoras. Pode ser apenas no Brasil, mas esta é a nossa realidade, e não a americana ou a europeia. De nada adianta querer rebaixar a Fiat, pois o caminho não é esse, mas sim criticar as demais para elas reagirem em coisas mais "vendáveis"... Quanto a Fiat não ter carros como Jetta, Passat, Tiguan, Touareg, etc - é normal, pois não é o segmento que ela atua, e daí??? O fato é que onde a Fiat atua, VW, GM e Ford não fazem melhor, pois se fizessem, eram líderes - pura lógica. Finalizando, o melhor é engolir o choro, mudar conceitos e aceitar os fatos. Já fui cabeça-dura também, e então percebi que agia como um cavalo de carroça, que só olha numa direção. 1 em cada 4 pessoas compraram Fiat, se fosse ruim, se desse problemas, se fosse ruim de revenda, essa proporção reduziria, e não ao contrário!
Fabricio (03/08/2010 @ 16:28)
A FIAT não tem carro que se compara com o EOS, Tiguan e Amarok. Ela tem melhor! Alfa Romeo, Ferrari, Jeep, Dodge, Maserati.... Como eu, minha familia e meu trabalho estão no BRASIL, pouco me importa o que acontece la fora com as montadoras. Sei que no Brasil a FIAT domina, seus carros são de longe os mais bonitos e mecanicamente superiores. A FIAT É A 8 MONTADORA DO MUNDO vendendo somente na europa e américa latina. Quando ela entrar nos EUA e China... ai quero ver. SE A VW É TÃO PODEROSA ASSIM E AQUI NO BRASIL E UM MERCADO TÃO RUIM E GENTE BOBA, PORQUE A VW NÃO TOMA A LIDERANÇA? será porque ela gosta de ficar em segundo lugar? É MELHOR GANHAR UM CAMPEONATO DE VÁRZEA DO QUE PERDER, NÃO É?? VW é marca de um carro só: vende GOL nos países emergentes e GOLF na europa e EUA... há esqueci... o Santana na CHINA, aquele jurássico banheirão que aqui rachava a parede de fogo. a VW pode até fazer outros carros, touareg, Jetta, etc... MAS NÃO VENDE NADA!!! NADA!!!
Fabricio (03/08/2010 @ 16:28)
A FIAT não tem carro que se compara com o EOS, Tiguan e Amarok. Ela tem melhor! Alfa Romeo, Ferrari, Jeep, Dodge, Maserati.... Como eu, minha familia e meu trabalho estão no BRASIL, pouco me importa o que acontece la fora com as montadoras. Sei que no Brasil a FIAT domina, seus carros são de longe os mais bonitos e mecanicamente superiores. A FIAT É A 8 MONTADORA DO MUNDO vendendo somente na europa e américa latina. Quando ela entrar nos EUA e China... ai quero ver. SE A VW É TÃO PODEROSA ASSIM E AQUI NO BRASIL E UM MERCADO TÃO RUIM E GENTE BOBA, PORQUE A VW NÃO TOMA A LIDERANÇA? será porque ela gosta de ficar em segundo lugar? É MELHOR GANHAR UM CAMPEONATO DE VÁRZEA DO QUE PERDER, NÃO É?? VW é marca de um carro só: vende GOL nos países emergentes e GOLF na europa e EUA... há esqueci... o Santana na CHINA, aquele jurássico banheirão que aqui rachava a parede de fogo. a VW pode até fazer outros carros, touareg, Jetta, etc... MAS NÃO VENDE NADA!!! NADA!!!
Caio (03/08/2010 @ 16:22)
Fico vendo os comentarios aqui no site e racho o bico de nego se gabando que a FIat vendeu 10mil strada e a volks 400 amarok...eles esquecem de comparar a questao de preço...sendo que com 400 amarok o lucro que VW tem é maior... Acho que eles não ve as noticias que a VW cada dia que passa tem um lucro maior... O Mercado la Fora (Mexico, argentina, chile, e etc...) está mais quente que o brasileiro. Verifique quantos GOls, e saveiro a volks vende por mes no exterior
Caio (03/08/2010 @ 16:21)
Fico vendo os comentarios aqui no site e racho o bico de nego se gabando que a FIat vendeu 10mil strada e a volks 400 amarok...eles esquecem de comparar a questao de preço...sendo que com 400 amarok o lucro que VW tem é maior... Acho que eles não ve as noticias que a VW cada dia que passa tem um lucro maior... O Mercado la Fora (Mexico, argentina, chile, e etc...) está mais quente que o brasileiro
pensador (03/08/2010 @ 15:33)
eu prefiro ser um dos 2 compradores do EOS deste mes do que ser um dos 60mil otarios que compraram fiat, hahahahahaha. Vcs ja ouviram falar em balança comercial??? Se não procurem saber. A VW traz a sua linha premium em quantidade reduzida pra oferecer para todos os gostos seus inteligentes, justamente pela limitação de importação. por isso que a quantidade de certo modelo é bem pequena. Ou a fiat tem carro pra se comprarar com Jetta, Passat, Tiguan, Touareg, etc? Não, né, nem lá fora ela tem. então ela tem a obrigação de vender bem seus lixos, e outra, pra frotista ainda, já que estão lendo o relatório da fenabrave vai lá e ve quantos carros a fiat vende pra frotista, quase metade. o carro premium da fiat é um punto sedan, pode isto??? ou seja, só vende pra pobre e empresa que vai jogar na mão de funcionário ou cliente qualquer coisa que sirva como meio de transporte, hahahaha, se fiat fosse boa estaria brigando para ser numero 1 do mundo e não do Brasil, hahahahaha,
Gustavo Moura (03/08/2010 @ 15:31)
Acho muito engraçado quando o pessoal elogia e defende tal marca como se fosse o DONO DA MARCA (como se estivesse ganhando pra isso). A explicação simples do porque a FIAT é líder no Brasil passa pelos preços, e nada mais. Nenhum outro país do mundo vende carros da FIAT em grande quantidade, só em um país que aceita qualquer coisa uma empresa dessa é líder de mercado. Não digo que as outras são melhores, oferecem plástico do mesmo modo a preços absurdos, e quem paga o pato somos nós, como sempre, porém temos que nos lembrar que as ÚNICAS pessoas que lucram com vendas são concessionárias e as montadoras, então não seja idiota e não fale como se a empresa fosse sua pra defender com tanto afinco uma LOGOMARCA. Forte abraço, quero mais é que a concorrência sej acirrada, porque assim quem sabe as empresas melhoram seus produtos..
Rindo muito, rindo alto... (03/08/2010 @ 15:19)
Não sei oque é mais engraçado: Ser líder de mercado é facil, basta só fabricar carros populares, pé de boi que nem a FIAT faz... Se juntar todos os carros populares da FIAT, da mais que a VW, GM e Ford juntas... Fora que a Familia Italiana é a que mais tem carros na versão antiga e nova ( Uno velho, Uno Novo... Palio Velho, Palio Novo, Siena Velho, Siena Novo, Strada Velha, Strada Nova (essa Strada é feia demais, crédo... Só vende pra empresa mesmo, pois não conheço nenhum louco que comprou um carro desss pro dia a dia). VIU PESSOAL, A RECEITA É SIMPLES, BASTA SÓ VENDER CARROS POPULARES BARATOS, ISSO DA MUITO CERTO, PRINCIPALMENTE NO PAÍS QUE ACEITA QUALQUER COISA, O PAÍS DO FUTEBOL.
Dr. (03/08/2010 @ 15:00)
kkkkkkkkkkkk' . olhaa o cara ali em baixo elogiando a vw. huauhauhauh' que retardado veey. a Fiat é lider pq tem o Siena Fire que vendo muuuito mais do que o remendo do gol chamado Voyage certo ? kkkk' a Vw ée tão bom que faz remendo de carro. para montar outro , o Siena é um carro o Palio é outro ok ? por isso que vende mais'
Fiat incomoda muita gente! (03/08/2010 @ 14:27)
Lendo a Fenabrave, temos o seguinte: 1º Gol, sem sombra de dúvida, também pudera se não venderem com quase 700 concessionárias era bom fechar o boteco. No mais, Voyage apanha de lavada do Siena, Saveiro apanha de lavada da Strada, Palio SW vende mais que a Parati e a SpaceFox somadas, e por aí afora. Ou seja, a marca italiana vende seu mix parelho, sem depender de um carro só como a VW na segunda posição. E não é bem a Fiat que só vende carro "pelado", a VW leva tranquilamente a taça e olha que seus produtos são bem mais caros por absolutamente nada a mais, nem estéticamente, nem mecanicamente. Nem seus importados decolam, Jetta, Bora, Beetle e tudo mais não vendem nada. E como são caros, e vencida a garantia tem que fazer promessa para passar pra frente porque a desvalorização é um absurdo. A Fiat vende para os brasileiros o que os brasileiros podem comprar e principalmente manter. É só isto.
José Eduardo (03/08/2010 @ 14:22)
Meu Deus do céu... Aqueles carrinhos ridiculos da Fiat, PLASTICWAY, ADVENTURE, UNI DUNI TE estão em 1º lugar há varios anos! É por isso que o Lula tem 80% de aprovação, tá explicado! Aliás, a Fiat só vende bem no Brasil e na Itália, em outros países ela não engana ninguém!
HENRIQUE (03/08/2010 @ 14:10)
Mesmo com toda propaganda UNO UNI DUNI TE não consegue passar o Gol! Do mesmo modo que o MILLE e o PALIO nunca conseguiram! KKKKKKK Palio que não vende mais nada agora! HUAHUAHUA... Enquanto isso o FOX custando R$ 31 mil PELADO tá em 3º lugar nas vendas! A Fiat é líder porque tem 2 carros sem concorrentes: SIENA FIRE e STRADA SEM CALOTA RSRSRS... O Siena Fire custa R$ 27 mil enquanto o Voyage começa em R$ 31 mil no Rio, acaba que as pessoas preferem pegar o Siena suspensão de gelatina e economizar os R$ 4 mil pro dinheiro do seguro, IPVA, emplacamento e etc. A STRADA BÁSICA custa uns R$ 3 mil a menos que a SAVEIRO e acaba sendo preferida por quem precisa de um carro barato para o trabalho! Solução ? A Volks deveria deixar a SAVEIRO e o VOYAGE tão pobres quanto STRADA e SIENA para ficar mais baratinho! País pobre é assim mesmo HUAHUAHUA
HENRIQUE (03/08/2010 @ 14:10)
Mesmo com toda propaganda UNO UNI DUNI TE não consegue passar o Gol! Do mesmo modo que o MILLE e o PALIO nunca conseguiram! KKKKKKK Palio que não vende mais nada agora! HUAHUAHUA... Enquanto isso o FOX custando R$ 31 mil PELADO tá em 3º lugar nas vendas! A Fiat é líder porque tem 2 carros sem concorrentes: SIENA FIRE e STRADA SEM CALOTA RSRSRS... O Siena Fire custa R$ 27 mil enquanto o Voyage começa em R$ 31 mil no Rio, acaba que as pessoas preferem pegar o Siena suspensão de gelatina e economizar os R$ 4 mil pro dinheiro do seguro, IPVA, emplacamento e etc. A STRADA BÁSICA custa uns R$ 3 mil a menos que a SAVEIRO e acaba sendo preferida por quem precisa de um carro barato para o trabalho! Solução ? A Volks deveria deixar a SAVEIRO e o VOYAGE tão pobres quanto STRADA e SIENA para ficar mais baratinho! País pobre é assim mesmo HUAHUAHUA
Fiat incomoda muita gente! (03/08/2010 @ 14:06)
Está acontecendo. A Fiat está consolidando cada vez mais sua posição, vendeu nada mais do que 10.000 veiculos que a 2ª colocada que aliás é a que tem o maior numero de concessionárias. Caro "brasileiro", quem não vale o que pedem(120 mil) pois é um baita engana trouxa é a Amarok, que nem câmbio automático tem disponível, e vem da terra dos hermanos, só por aí não compro nem com uma arma nas costas, ainda prefiro dar emprego para os brasileiros que trabalham no país. O consumidor brasileiro compra o que é mais regular e confiável e o que está mais ao alcance de suas posses. O que está em jogo no Brasil hoje é quem mais atende os anseios e desejos do consumidor, e nisto a Fiat está imbatível. Corrigiu até um erro histórico que era melhorar a motorização de toda a linha, e com os motores vindo do Paraná atendeu amplamente o usuário. As concessionárias Fiat estão entupidas de interessados em adquirir seus produtos com a nova motorização, é só dar uma paradinha numa delas e verificar. O CrosFox é uma piada, vende 5% do total dos Fox, e só um trouxa que pagará mais de 60 mil para uma titica daquelas, e deixar de comprar Focus, Corolla, Vectra, Sentra, Linea, Civic, 307 sedã, etc.
HUmberto (03/08/2010 @ 13:53)
Voyage vai vender igual o Siena... a Saveiro vai vender igual a Strada... Tudo que a VW faz, ela leva na cabeça! se a FIAT já a destruiu em segmentos conservadores, pode apostar que o GOLzim tá na mira. Aliás só nao passou pq a FIAT esta no limite de capacidade de produção do UNO. O Lance da VW é vender Amarok, (insignificantes 300 unidades por mês) Jetta (vende menos que parati) Touareg ( menos de 100 por mês). Coisas que a FIAT não traz pro Brasil (por enquanto, porque agora a FIAT aora é dona da Jeep, Dodge). Se eu fosse a VW eu lançava uma MOTO, porque pelos menos ai ela venderia mais motos que a FIAT.
HUmberto (03/08/2010 @ 13:53)
Voyage vai vender igual o Siena... a Saveiro vai vender igual a Strada... Tudo que a VW faz, ela leva na cabeça! se a FIAT já a destruiu em segmentos conservadores, pode apostar que o GOLzim tá na mira. Aliás só nao passou pq a FIAT esta no limite de capacidade de produção do UNO. O Lance da VW é vender Amarok, (insignificantes 300 unidades por mês) Jetta (vende menos que parati) Touareg ( menos de 100 por mês). Coisas que a FIAT não traz pro Brasil (por enquanto, porque agora a FIAT aora é dona da Jeep, Dodge). Se eu fosse a VW eu lançava uma MOTO, porque pelos menos ai ela venderia mais motos que a FIAT.
HUmberto (03/08/2010 @ 13:53)
Voyage vai vender igual o Siena... a Saveiro vai vender igual a Strada... Tudo que a VW faz, ela leva na cabeça! se a FIAT já a destruiu em segmentos conservadores, pode apostar que o GOLzim tá na mira. Aliás só nao passou pq a FIAT esta no limite de capacidade de produção do UNO. O Lance da VW é vender Amarok, (insignificantes 300 unidades por mês) Jetta (vende menos que parati) Touareg ( menos de 100 por mês). Coisas que a FIAT não traz pro Brasil (por enquanto, porque agora a FIAT aora é dona da Jeep, Dodge). Se eu fosse a VW eu lançava uma MOTO, porque pelos menos ai ela venderia mais motos que a FIAT.
HUmberto (03/08/2010 @ 13:53)
Voyage vai vender igual o Siena... a Saveiro vai vender igual a Strada... Tudo que a VW faz, ela leva na cabeça! se a FIAT já a destruiu em segmentos conservadores, pode apostar que o GOLzim tá na mira. Aliás só nao passou pq a FIAT esta no limite de capacidade de produção do UNO. O Lance da VW é vender Amarok, (insignificantes 300 unidades por mês) Jetta (vende menos que parati) Touareg ( menos de 100 por mês). Coisas que a FIAT não traz pro Brasil (por enquanto, porque agora a FIAT aora é dona da Jeep, Dodge). Se eu fosse a VW eu lançava uma MOTO, porque pelos menos ai ela venderia mais motos que a FIAT.
ECOSPORT (03/08/2010 @ 13:31)
E para variar a Ecosport continua líder no seu segmento.. não entende o Fox e Crossfox juntos na somatória ???????????????? Quando alguém é líder por tanto tempo.. motivo tem é qualidade
brasileiro (03/08/2010 @ 13:29)
é verdade, quem será que tá mais feliz, quem comprou uma das 10mil strada ou quem comprou uma das quase 400 amarok? aposto que foi quem comprou o VW. quantidade sem qualidade não quer dizer nada, pois a fiat só vende carro sem vergonha e caro ainda por cima.
david (03/08/2010 @ 13:20)
Não é a toa que o brasileiro sabe eleger os melhores políticos do mundo, os mais honestos, os mais probos, os mais altruístas. Pelo mesmo motivo continuam comprando o melhor carro do mundo, só Brasil mesmo...
R1 (03/08/2010 @ 13:07)
A FIAT é poderosa mesmo! Só para citar um exemplo: FIAT STRADA=10.194 unidades emplacadas. É mais que Saveiro (5.649), Montana (3.130), Courier (608) e Hoggar (591) juntas. Fonte: FENABRAVE/JULHO 2010
R1 (03/08/2010 @ 13:07)
A FIAT é poderosa mesmo! Só para citar um exemplo: FIAT STRADA=10.194 unidades emplacadas. É mais que Saveiro (5.649), Montana (3.130), Courier (608) e Hoggar (591) juntas. Fonte: FENABRAVE/JULHO 2010
R1 (03/08/2010 @ 13:07)
A FIAT é poderosa mesmo! Só para citar um exemplo: FIAT STRADA=10.194 unidades emplacadas. É mais que Saveiro (5.649), Montana (3.130), Courier (608) e Hoggar (591) juntas. Fonte: FENABRAVE/JULHO 2010
R1 (03/08/2010 @ 13:06)
A FIAT é poderosa mesmo! Só para citar um exemplo: FIAT STRADA=10.194 unidades emplacadas. É mais que Saveiro (5.649), Montana (3.130), Courier (608) e Hoggar (591) juntas. Fonte: FENABRAVE/JULHO 2010
Angelo Salvatore Petrocelli (03/08/2010 @ 12:29)
Com tantos carros a mais, a cada mês, nossas cidades ficarão cada vez mais congestionadas e poluídas. Torna-se urgente o investimento em transportes públicos eficientes para que o carro seja usado apenas para lazer e viagens, e não para os deslocamentos diários para o trabalho. Abraços, Angelo
Angelo Salvatore Petrocelli (03/08/2010 @ 12:29)
Com tantos carros a mais, a cada mês, nossas cidades ficarão cada vez mais congestionadas e poluídas. Torna-se urgente o investimento em transportes públicos eficientes para que o carro seja usado apenas para lazer e viagens, e não para os deslocamentos diários para o trabalho. Abraços, Angelo
Angelo Salvatore Petrocelli (03/08/2010 @ 12:29)
Com tantos carros a mais, a cada mês, nossas cidades ficarão cada vez mais congestionadas e poluídas. Torna-se urgente o investimento em transportes públicos eficientes para que o carro seja usado apenas para lazer e viagens, e não para os deslocamentos diários para o trabalho. Abraços, Angelo
Angelo Salvatore Petrocelli (03/08/2010 @ 12:28)
Com tantos carros a mais, a cada mês, nossas cidades ficarão cada vez mais congestionadas e poluídas. Torna-se urgente o investimento em transportes públicos eficientes para que o carro seja usado apenas para lazer e viagens, e não para os deslocamentos diários para o trabalho. Abraços, Angelo
Lauro (03/08/2010 @ 10:14)
Pelo segundo mês consecutivo o Focus (quem diria) bate o i30 como hatch mais vendido dentro de um mês. Uma diferença quase desprezível, mas já abre mais de 400 carros em relação ao Astra, terceiro colocado. Parece que acabou aquela pecha de carro bom, mas que não vende. Briga boa, que não virou notícia.
» TOPO