Lada Niva celebra 40 anos (na mesma geração) com edições especiais

Símbolo da União Soviética, jipe atualmente é conhecido apenas como Lada 4x4

Veterano jipe fez sucesso no Brasil nos anos 90 (divulgação/Lada)

É impossível não pensar na indústria soviética de automóveis sem se lembrar do Lada Niva. O icônico jipe foi lançado em 1977 pela estatal russa VAZ, uma marca que tinha parceria industrial com a Fiat italiana.

Foi um sucesso quase instantâneo, capitaneado por características que hoje parecem comuns, mas que na época eram novidades restritas, como o chassi de monobloco, a suspensão independente nas quatro rodas e a tração 4×4 com diferencial central acionado por alavancas.

Excelente no off-road e civilizado para a vida urbana, ele quase venceu o Rali Dakar e fez sucesso até no Brasil logo que as importações foram liberadas, na década de 1990. Ao completar 40 anos de vida, o Niva (que hoje se chama apenas Lada 4×4) está ganhando não só uma, mas duas séries especiais.

Interior do Niva atual é um pouco mais moderno que o do vendido no Brasil

Interior atual é um pouco mais moderno que o dos vendidos no Brasil (divulgação/Lada)

Bancos trazem inscrição ’40th Anniversary’ (divulgação/Lada)

A primeira delas é simplesmente chamada de “Edition” e pode ser encomendada em cinco opções de cores. Por dentro, o veículo traz apliques em aço escovado, quadro de instrumentos nas cores vermelha e laranja, revestimento imitando couro nos bancos e volante e logotipos exclusivos.

Mais ousada, a edição 40th Anniversary (abaixo) pode vir com pintura camuflada e oferece bancos revestidos em preto com costuras aparentes e logotipos especiais. Ambos chegarão às revendas Lada em junho.

Carro tem cinco opções de cores externas e rodas de liga leve exclusivas (divulgação/Lada)

O Niva atual possui opções de carroceria com duas ou quatro portas e motor 1.7 a gasolina de 82 cv e custa bem barato: na Rússia, ele sai mais em conta que o equivalente ao nosso Renault (Dacia) Sandero Stepway.

Mas apesar da longevidade, há fortes indícios de que ele finalmente ganhará uma nova geração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s