Japão autoriza uso de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores

Entenda os prós e contras do uso da tecnologia no lugar dos retrovisores convencionais

BMW i8

Câmera no retrovisor do protótipo do BMW i8

Comumente encontrado em conceitos apresentados em Salões do Automóvel por todo o mundo, as câmeras que substituem (e não apenas complementam) os espelhos retrovisores podem estar cada vez mais próximos dos modelos de rua. No Japão, o Governo já regulamentou os chamados “retrovisores digitais”, o que possibilitará o investimento de algumas empresas nesse nicho de mercado.

A substituição dos espelhos retrovisores convencionais por câmeras teria como principais benefícios a redução no consumo de combustível por conta do menor arrasto aerodinâmico do veículo, além de melhorar a segurança em relação aos pedestres, já que seria um componente a menos para se chocar num eventual atropelamento.

Outra vantagem desse sistema é que ele pode melhorar a imagem digitalmente, compensando falta de brilho e de luz, permitindo melhor visibilidade em condições noturnas e de chuva. As imagens também podem ser reproduzidas em diversas opções de tela (no painel de instrumentos, no console, no local do espelho de teto…) As câmeras capturam um maior ângulo de visão, captando também os pontos cegos normalmente invisíveis em espelhos. Quando em uso, elas oferecem uma ampla visão de 160 graus da parte traseira do veículo, eliminando pontos cegos comuns como os das colunas “C”.

No entanto, no espelho retrovisor tradicional, esses pontos visíveis da parte traseira do carro são também pontos de referência para se ter noção de tamanho e espaço do veículo, ajudando na condução e manobras. Outro problema é que, com o veículo desligado ou com uma possível falha no equipamento, não seria possível ver o que há na parte de trás (o que não ocorre com o espelho convencional). Com a câmera, seria necessária também uma adaptação dos motoristas para se acostumar com a imagem digital em substituição aos espelhos.

Até o momento, nenhuma montadora anunciou que irá de fato adotar câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Mas mesmo no Brasil já existem modelos com câmera de visão 360 graus para auxílio em manobras, a exemplo do Nissan Kicks, Citroën C4 Picasso e modelos da BMW e Mercedes-Benz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s