IIHS elege os carros mais seguros à venda nos EUA

Avaliação passou a levar em conta a qualidade dos faróis. 38 modelos receberam a classificação Top Safety Pick+

Corolla, Jetta, Santa Fe e XC60 foram alguns que receberam a nota máxima

Corolla, Jetta, Santa Fe e XC60 foram alguns que receberam a nota máxima (Divulgação)

O instituto independente de segurança norte-americano IIHS anunciou os carros mais seguros atualmente à venda nos Estados Unidos. A lista traz os modelos testados em 2016, o que inclui os 38 veículos ganhadores do importante prêmio Top Safety Pick+.

Reconhecida por suas avaliações mais exigentes que o NCAP, a premiação deste ano teve critérios ainda mais rigorosos que nas edições anteriores. Para receberem o prêmio Top Safety Pick+, os modelos teriam que ter no mínimo a classificação “bom” ou “aceitável” no teste de eficiência dos faróis, “superior” para os sistemas de frenagem automática e “bom” para os testes de colisão.

Entre os veículos avaliados, sete deles se sobressaíram com boas avaliações em relação à eficiência dos faróis: Chevrolet Volt, Honda Ridgeline, Hyundai Elantra, Hyundai Santa Fé, Subaru Legacy. Toyota Prius V e Volvo XC60. Os engenheiros do órgão de segurança medem como a luz é projetada a partir de um veículo com farol baixo e alto durante seu movimento em linha reta e em curvas.

Além disso, a intensidade do brilho dos faróis baixos para os motoristas que se aproximam também é analisada. Os carros equipados com sistema de farol alto automático, que alterna entre luz baixa e alta na medida na qual outro veículo se aproxima, conseguem uma nota melhor.

O sistema de frenagem automática também é bem considerado pelo IHSS para avaliação final dos modelos, sendo que 21 deles tinham a tecnologia: Acura MDX e RLX, Audi A3, A4 e Q7, Genesis G80 e G90, Lexus ES e RX, Mercedes-Benz GLE, Toyota Corolla, Prius, Rav4, Avalon e Yaris iA, Volkswagen Passat, além dos Volvo S60, S90, V60, XC60 e XC90. Nos EUA, as montadoras se comprometeram a disponibilizar o sistema de frenagem automática (ou autônoma) como equipamento de série para seus modelos até 2022.

Embora os testes tenham sido realizados com modelos comercializados nos Estados Unidos, uma parcela dos vencedores também são encontrados no Brasil, como Volkswagen Jetta, Hyundai Elantra e Santa Fe, Toyota Corolla, Prius e Rav4, Audi A4, Mitsubishi Outlander, Subaru Forester, Legacy e Outback, além dos Volvo XC60, S60 E V60.

Alguns deles, porém, possuem configuração bem diferente do que é visto por aqui. O Toyota Corolla americano, por exemplo, traz desde a versão mais básica itens como controles de estabilidade e tração e oito airbags.

Abaixo, confira os ganhadores do prêmio Top Safety Pick+:

Prêmio Top Safety Pick+
Carros Pequenos
Chevrolet Volt
Hyundai Elantra
Mazda 3 (Sedã e hatch)
Toyota Corolla
Toyota Prius
Carros médios
Honda Accord
Mazda 6
Nissan Altima
Nissan Maxima
Subaru Legacy
Subaru Outback
Toyota Camry
Toyota Prius
Volkswagen Jetta
Carros médios de luxo
Audi A4
Lexus ES 350
Volvo S60
Volvo V60
Carros grandes de luxo
Genesis G80
Genesis G90
Lexus RC
SUVs pequenos
Mazda CX-3
Mitsubishi Outlander
Nissan Rogue
Subaru Forester
Toyota Rav4
SUVs médios
Honda Pilot
Hyundai Santa Fe
SUVs médios de luxo
Acura MDX
Acura RDX
Audi Q5
Buick Envision
Lexus NX
Lexus RX
Mercedes-Benz GLE
Volvo XC60
Minivan
Chrysler Pacifica
Picape grande
Honda Ridgeline
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Gabriel Medeiros

    Corolla é carro pequeno e o Jetta é médio? Pensei que fossem iguais.