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Hyundai Equus VS 460

Coreano aspirante quer integrar a tropa de elite

Por Péricles Malheiros | fotos: Marco de Bari
Atualizado em 19 mar 2024, 10h18 - Publicado em 23 ago 2012, 11h06

lancamentos

A missão do Hyundai Equus é das mais difíceis: rivalizar com os sedãs alemães de alto luxo. Isso mesmo, o novo coreano vai enfrentar ninguém menos que os topo de linha Lexus LS, Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S.

Há muito luxo e tecnologia distribuídos ao longo dos 5,16 metros de comprimento do Equus. Se você não bater a porta com força suficiente ao entrar, não se preocupe: um sistema automático terminará o serviço. Ao apertar o botão de partida (o Equus tem sistema de chave presencial), banco do motorista e volante se ajustam de acordo com os padrões armazenados em uma das duas posições de memória. O piloto tem à disposição um motor V8 4.6 de alumínio com 366 cv e 44,8 mkgf de torque – para efeito de comparação, o Audi A8, de 563 535 reais, tem um V8 4.2 de 372 cv. Não convém desligar o controle de estabilidade nas curvas: as rodas traseiras ignoram os 2005 kg do gigante e giram em falso com extrema facilidade.

O câmbio automático sequencial passeia pelas oito marchas de maneira suave, o que não significa lentidão. O piloto automático é adaptativo, ou seja, ajusta a velocidade de acordo com a proximidade em relação ao veículo que vai à frente. Um sistema anticolisão aciona os freios caso os sensores detectem uma batida iminente. Atrás, quem vai no banco direito pode acionar as cortinas elétricas do vidro traseiro e das portas ou acessar a geladeira no console central. Tudo isso ao mesmo tempo em que recebe uma massagem do banco de Alcantara reclinável.

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Todo esse luxo roda sobre uma suspensão pneumática de acerto nitidamente voltado para o conforto extremo, mesmo no modo esportivo.

Após um lançamento discreto, em junho, a marca já anunciava o Equus em condição promocional de juro zero com entrada de 50% (160 000 reais) e o restante em 24 parcelas. Um claro sinal de que, apesar de ser da linha premium da Hyundai, o sedã segue a mesma estratégia de divulgação dos modelos “normais”, focada no custo-benefício.

VEREDICTO

O Equus é luxuoso e requintado, mas lhe falta tradição. E isso não tem boa relação custo- benefício que compense.

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