Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai deve tirar de linha o HB20 Turbo

Modelo foi incluído na linha 2018, mas fontes afirmam que a decisão já foi tomada

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2017, 13h27 - Publicado em 11 jul 2017, 18h57
Hyundai HB20 1.0 Turbo
Hyundai HB20 1.0 Turbo (Arquivo/Quatro Rodas)

Acontece com certa frequência na indústria automotiva: dependendo da fase que está o projeto de um carro, é preciso seguir em frente e colocá-lo no mercado, ainda que o seu fracasso seja dado como certo.

É o que pode estar acontecendo com os HB20 equipado com motor 1.0 turbo. Durante o lançamento, nós comparamos o 1.0 Turbo com o 1.6 aspirado.

Sua fase final de desenvolvimento coincidiu com o lançamento comercial do motor 1.0 TSi, no Up!. Não, por menos, trouxemos os dois para um comparativo exclusivo – e você pode ler aqui.

Tão logo os carrinhos começaram a ganhar as ruas, o motor passou a ser visto pelo mercado como um verdadeiro canhão milagroso capaz de entregar, como nenhum outro, alta performance e economia. Foi o pesadelo da Hyundai.

Hyundai HB20 1.0 Turbo
O logotipo Turbo na traseira identifica a nova versão do HB20 (Arquivo/Quatro Rodas)

“Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”, disse um dos engenheiros da Hyundai ao editor Péricles Malheiros, à época do lançamento do HB20 Turbo.

O reflexo mais importante dessa história pode chegar em um ano. Uma fonte da Hyundai afirmou que a empresa esperava um volume de vendas bem maior para a versão turbinada do HB20.

Hyundai HB20 1.0 Turbo
HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

“Conseguimos dar continuidade ao HB20 Turbo na linha 2018, que acaba de ser apresentada, mas é óbvio que se o volume seguir tão baixo, a produção não se justifica”, revelou outra fonte, sob condição de sigilo de sua identidade.

Segundo dados da consultoria Jato, o 1.0 Turbo representa apenas 2,7% das vendas do modelo (hatch e sedã) de julho de 2016 até maio deste ano.

Continua após a publicidade

Para piorar, desde janeiro, a versão começou a apresentar forte declínio nas vendas, caindo de 8,8% naquele mês para 1,9% em maio.

Em nota, a Hyundai diz que não há planos para descontinuar a versão:

“A Hyundai informa que não existe qualquer intenção em descontinuar o modelo HB20 1.0 Turbo. Este veículo permanece na lista de produtos para o ano de 2018, como divulgado nesta semana, recebendo a partir de agora, assim como todos os modelos da família HB20, a opção da central multimídia blueMedia, o que confere maior conectividade e entretenimento ao consumidor que valoriza o desempenho do motor turboalimentado em um veículo com design e conforto, como o HB20.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.