Hyundai deve tirar de linha o HB20 Turbo

Modelo foi incluído na linha 2018, mas fontes afirmam que a decisão já foi tomada

Hyundai HB20 1.0 Turbo

Hyundai HB20 1.0 Turbo (Arquivo/Quatro Rodas)

Acontece com certa frequência na indústria automotiva: dependendo da fase que está o projeto de um carro, é preciso seguir em frente e colocá-lo no mercado, ainda que o seu fracasso seja dado como certo.

É o que pode estar acontecendo com os HB20 equipado com motor 1.0 turbo. Durante o lançamento, nós comparamos o 1.0 Turbo com o 1.6 aspirado.

Sua fase final de desenvolvimento coincidiu com o lançamento comercial do motor 1.0 TSi, no Up!. Não, por menos, trouxemos os dois para um comparativo exclusivo – e você pode ler aqui.

Tão logo os carrinhos começaram a ganhar as ruas, o motor passou a ser visto pelo mercado como um verdadeiro canhão milagroso capaz de entregar, como nenhum outro, alta performance e economia. Foi o pesadelo da Hyundai.

Hyundai HB20 1.0 Turbo

O logotipo Turbo na traseira identifica a nova versão do HB20 (Arquivo/Quatro Rodas)

“Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”, disse um dos engenheiros da Hyundai ao editor Péricles Malheiros, à época do lançamento do HB20 Turbo.

O reflexo mais importante dessa história pode chegar em um ano. Uma fonte da Hyundai afirmou que a empresa esperava um volume de vendas bem maior para a versão turbinada do HB20.

Hyundai HB20 1.0 Turbo

HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

“Conseguimos dar continuidade ao HB20 Turbo na linha 2018, que acaba de ser apresentada, mas é óbvio que se o volume seguir tão baixo, a produção não se justifica”, revelou outra fonte, sob condição de sigilo de sua identidade.

Segundo dados da consultoria Jato, o 1.0 Turbo representa apenas 2,7% das vendas do modelo (hatch e sedã) de julho de 2016 até maio deste ano.

Para piorar, desde janeiro, a versão começou a apresentar forte declínio nas vendas, caindo de 8,8% naquele mês para 1,9% em maio.

Em nota, a Hyundai diz que não há planos para descontinuar a versão:

“A Hyundai informa que não existe qualquer intenção em descontinuar o modelo HB20 1.0 Turbo. Este veículo permanece na lista de produtos para o ano de 2018, como divulgado nesta semana, recebendo a partir de agora, assim como todos os modelos da família HB20, a opção da central multimídia blueMedia, o que confere maior conectividade e entretenimento ao consumidor que valoriza o desempenho do motor turboalimentado em um veículo com design e conforto, como o HB20.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Mauricio Barbeiro

    Vai tarde, mundiça!

  2. Diego Ferreira De Souza

    Num mercado concorridos desses se não fizer um carro a altura da concorrência fica pra trás. Caso semelhante é do Renault captur que os “inteligentes” usaram um câmbio automático (que é a preferência desse público) de 4 marchas. Resultado: vendas ruins e a chegada pra não enterrar o progeto do câmbio cvt.

  3. Sergio Augusto

    Pois e Up tsi bateu motor no lanamento a manutenção do Up tsi e o dobro do Hb 20 turbo !!! e quantos Hb 20 quebraram ??

  4. Sergio Augusto

    Pois e Up tsi bateu motor no lançamentos, a manutenção do Up tsi e o dobro do Hb 20 turbo !!! e quantos Hb 20 quebraram ??

  5. Fernando Sobolwsky

    Simples, motores turbos são delicados quanto a manutenção e caros.