Ford Fusion é investigado nos EUA por possível falha nos freios

ABS pode deixar de funcionar em vias com superfícies irregulares e causar acidente ao aumentar a distância de frenagem

Ford Fusion em posição 3x4 de frente

Ford Fusion (Divulgação/Ford)

O órgão de segurança norte-americano NHTSA iniciou uma investigação do Ford Fusion depois de proprietários relatarem falha nos freios do sedã em determinadas condições. As unidades atingidas se tratam dos modelos fabricados entre 2009 e 2011, o que inclui o Mercury Milan — uma extinta versão de luxo do Fusion que foi vendida nos EUA.

Segundo o site Automotive News, a investigação foi aberta pela NHTSA em 20 de dezembro e pode levar, em breve, a um recall se o problema for confirmado. De acordo com o relatório do órgão, o sistema anti-bloqueio (conhecido por ABS) pode deixar de funcionar se o carro trafegar por vias com superfícies irregulares, como ruas de paralelepípedo ou em pista molhada. Com o sistema ABS inoperante, a distância de frenagem poderá aumentar, aumentando também a possibilidade de um acidente.

A agência relatou que alguns motoristas reclamaram que o pedal de freio “fica mole” e muitas vezes “afunda até o chão” ao ser pressionado. Houve relatos de motoristas que foram parar no meio de um cruzamento porque o veículo não freou como deveria. A Ford comunicou que está contribuindo com as investigações.

Um dos modelos mais populares à venda nos EUA, o Ford Fusion já passou por outros recalls, a exemplo das unidades 2006-2011 com problemas nos airbags produzidos pela Takata — que atingiu também outras montadoras. Em 2010 e 2011, o Fusion e o Mercury Milan tiveram outro chamado por conta da possibilidade de o tanque de combustível rachar.

Ainda não há informações sobre a situação de unidades exportadas para outros países, incluindo o Brasil.

Veja também
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Diego Ferreira De Souza

    Mais uma da Ford, meu Deus!

  2. Samuel Sirtoli

    Tive um 2009 e diversas vezes percebi esse problema. E o mais intrigante é que o freio só voltava ao normal desligando e religando o carro…

  3. infelizmente as leis da terra do tio sam não se aplicam por aqui, simplesmente pq os políticos que aki nos representam são asseclas de bancos, em países decentes,se as montadoras tiverem prejuízo ou a merce da quebradeira…foda-se, por aki se montadora ameaçar quebrar, o estado soca dinheiro (do contribuinte) para isso não ocorrer, alegando preocupação…pra mim é interesse mesmo, pq empresas qdo bem administradas não quebram….e se o fazem, não pode chantagear o estado alegando dificuldades….esse é o país do absurdo…

  4. pra variar, ford, de novo…infelizmente no Brasil a legislação só atua em seu próprio benefício, com seus supostos representantes atuando como asseclas das montadoras, para o cliente só resta lamentar, sorri (para não chorar) e sentar na coroa do abacaxi, sem esperança de resolver algo relativo a sua própria segurança, outrora obrigação das (des)montadoras desse país., deplorável mesmo.

  5. Robson Xavier

    Isso aconteceu recentemente com meu Fusion ano 2008, minha sorte é que não havia transito no momento q isso ocorreu, entrei num trevo e o pedal de freio afundou.