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Fiat vai lançar Grand Siena movido a GNV; é a volta do Tetrafuel?

Versão do sedã compacto com propulsor movido a quatro combustíveis diferentes será ressuscitada na semana que vem

Por Leonardo Felix, Paulo Campo Grande, a37171
Atualizado em 12 abr 2019, 14h45 - Publicado em 12 abr 2019, 14h36
Lançado em 2012, é basicamente o mesmo até hoje
Lançado em 2012, é basicamente o mesmo até hoje (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A Fiat vai relançar no mercado brasileiro o sedã Grand Siena movido a gás natural veicular (GNV). A informação é do jornal mineiro O Tempo. QUATRO APUROU que a marca fará o anúncio da chegada do modelo no início da semana que vem.

De acordo com outra mídia de Minas Gerais, o site Auto Papo, o Grand Siena GNV utilizará motor quatro-cilindros 1.4 Fire Evo, 8V e flexível, tal qual acontecia com o antigo Siena Tetrafuel.

Em outras palavras, será nada mais que a volta do próprio Tetrafuel, já que o Siena poderá ser movido a gasolina brasileira, etanol, GNV ou benzina – gasolina pura utilizada em outros mercados, como Argentina. Certo?

Siena Tetrafuel sobreviveu quase 11 anos com essa tecnologia (Reprodução/Internet)

Na prática, sim. Inclusive, o Grand Siena GNV poderá ser exportado ao país vizinho sem qualquer tipo de adaptação de trem de força. Entretanto, a fabricante deve adotar outro nome para chamá-lo.

Tal qual acontecia com o velho Siena Tetrafuel, mantido em linha entre 2006 e 2017, o novo sedã deve contar com um marcador de combustível extra no computador de bordo, indicando a quantidade de gás presente no reservatório.

Com o lançamento, a empresa tentará aproveitar um filão crescente em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde veículos movidos a gás natural ganham isenção de IPVA.

Porta-Malas é o destaque: 520 litros
Grand Siena já usa o motor 1.4 Fire flex (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Embora a Fiat mantenha silêncio a respeito do projeto, o presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Pedro Magalhães, já “dedurou” que a tecnologia deve ser aplicada a outros modelos da marca.

“Depois, a Fiat vai passar a fabricar outros modelos. E a intenção, no futuro, é que além dos veículos leves o GNV possa abastecer ônibus e caminhões”, afirmou ao jornal O Tempo.

Quais serão esses modelos? Nossa reportagem aposta somente em veículos já usaram, usam ou usarão o propulsor 1.4 Fire, caso de Strada, Uno, Weekend e a vindoura picape compacta derivada do Mobi.

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