Emplacamentos caem 36% em janeiro; Onix lidera e Renegade é 5º

Números da Fenabrave evidenciam crise no setor; entre as marcas, Ford cai para 6º

Chevrolet Onix

Compacto da GM conquistou liderança folgada em janeiro

A indústria automobilística brasileira começou o ano com o pé esquerdo. Dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicaram uma queda de 36,3% nos emplacamentos em janeiro de 2016, comparando com o mesmo período do ano passado. Foram vendidos 131.272 automóveis de passeio e 18.427 comerciais leves, totalizando 149.699 unidades – ante as 243.882 unidades registradas em janeiro de 2015.

O ranking de participação de mercado somando os números de automóveis e comerciais leves traz outra surpresa. A Ford, tradicionalmente a quarta colocada em vendas no país, despencou para o sexto lugar, com apenas 7,66% das vendas. A montadora norte-americana foi ultrapassada por Hyundai (9,89%) e Toyota (8%), enquanto a General Motors repetiu o resultado de dezembro e sustentou a liderança, desta vez com 18,11%. Fiat (15,39%) e Volkswagen (13,85%) completam a lista dos três primeiros.

Onix abre vantagem, Renegade entra no top 5 e Hilux deixa S10 para trás

Assim como em 2015, o Onix fechou o primeiro mês de 2016 no topo, acumulando 12.952 emplacamentos – abrindo uma considerável vantagem para o vice-líder Hyundai HB20, com 8.988 emplacamentos. O Fiat Palio surge em terceiro lugar (8.012 unidades), seguido (de longe) pelo Chevrolet Prisma (5.467 unidades). A dupla Onix-Prisma, aliás, explica em parte a liderança da GM.

Jeep Renegade

Momento ruim do mercado não abalou o prestígio do Renegade

O Jeep Renegade continua em alta. Mesmo com a queda nas vendas em comparação a dezembro, o modelo tornou-se o quinto modelo mais vendido do país (4.991 unidades), à frente de pesos-pesados como VW Fox/CrossFox (4.709), Ford Ka (4.345) e seu arquirrival Honda HR-V (4.283).

Outro modelo que vive uma boa fase é a Hilux. Lançada há apenas dois meses, a picape dá indícios de que incomodará (e muito) a vida da Chevrolet S10. Em janeiro, a nova geração da Hilux emplacou 2.838 unidades, mais do que o dobro do resultado obtido pela S10 (1.265 unidades emplacadas).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s