E-Tron Sportback Concept: o futuro GT elétrico da Audi

Modelo com três motores elétricos, tração integral, interior futurista deverá ser lançado em 2019

Protótipo é um crossover com jeitão de cupê (Divulgação/Audi)

Este é o novo Audi E-Tron Sportback Concept, que a marca alemã apresentou no Salão de Xangai. Pela nomenclatura tradicional dos Audi, este seria um hatch ou um cupê de quatro portas. Mas não é bem isso: ele até tem teto inclinado, mas a pegada é de crossover. Será, basicamente, a versão elétrica do Q8 – que servirá de base para o Lamborghini Urus.

Modelo tem o mesmo porte do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé (Divulgação/Audi)

É isso mesmo, um crossover com pegada de cupê. Algo como o Q8 Concept – futuro concorrente dos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé – em versão elétrica. A propósito, as dimensões estão próximas deles: 4,90 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,53 metros de altura e distância entre eixos de 2,93 metros.

Linha de perfil é muito parecida com a do A5 Sportback (Divulgação/Audi)

A Audi diz que o E-Tron Sportback Concept é “emocionantemente identificável como um carro elétrico no primeiro olhar”. Deixando de fora o fator emocional, é mesmo: qual carro com motor a combustão teria uma placa prateada com pequenos relevos no lugar da grade e o logotipo da marca formado por leds azulados? 

Em vez de grade, há uma placa fechada com alguns relevos. Faróis são os Matrix LED (Divulgação/Audi)

Os outros elementos de destaque do modelo seguem a cartilha de um bom carro-conceito futurista. São as câmeras que substituem os retrovisores, os faróis pequenos com leds, rodas enormes (aro 23″ para ser mais exato), a falta de maçanetas e, no caso dos Audi mais recentes, lanternas que, na verdade, são linhas de leds que cortam a traseira de ponta a ponta.

Lanternas traseiras são placas de acrílico transparente iluminadas por leds (Divulgação/Audi)

Além da bela traseira, com para-lamas bem delineados, o E-tron Sportback tem interior bem interessante e minimalista, apesar dos exageros futurísticos típicos dos conceitos. E há apenas quatro assentos independentes para os ocupantes. 

O interior do E-Tron Sportback tem seis telas que concentram comandos e informações (Divulgação/Audi)

Tudo está concentrado em telas: duas que exibem imagens das câmeras laterais (e que na foto acima mais parecem cromados nas portas, logo abaixo de onde ficariam os retrovisores), uma para o quadro de instrumentos e outras duas no console central, uma para o sistema de entretenimento e outra que comanda o sistema de ar-condicionado, além de uma bem estreita que exibe algumas informações para o carona.

Console central dá a impressão de estar flutuando (Divulgação/Audi)

São três motores elétricos que movem este carro-conceito. Um deles atua no eixo dianteiro e os outros dois ficam no eixo traseiro. Juntos, geram 435 cv em condições normais, que podem chegar a 503 cv em modo “boost”. Esta receita, que será usada em outros Audi E-Tron (serão três até 2020), permite que o Sportback chegue aos 100 km/h em 4,5 segundos. 

Os assentos traseiros do E-Tron Sportback são individuais (Divulgação/Audi)

A bateria de lítio que alimenta estes motores está posicionada no assoalho entre os eixos e tem arrefecimento por líquido. Com 95kWh de capacidade, garante autonomia para mais de 500 km.

São três motores elétricos com potência combinada de até 503 cv (divulgação/Audi)

A fase de conceito do E-Tron Sportback está prevista para acabar em 2019, quando ele chegará às lojas. Os primeiros elétricos da família E-Tron, porém, chegam ao mercado europeu já em 2018.

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs (divulgação/Audi)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s