Compre Seu Carro
Seu comparativo
Guia de oficinas
 
Publicidade
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Cobalt
  • March
  • Versa
  • Cruze
  • EcoSport
  • i30
  • Palio
  • Duster
  • S10
  • Elantra
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
MAPAS E GPS
RUAS »
RODOVIÁRIO »
R$/litro
Km/litro
Litros/tanque
Rota mais rapida?

PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Fabricantes
TEXTO  |RSS | Add to Google|
Chavez pode expulsar Toyota da Venezuela
Por Guilherme Lopes | 29/12/2009
Presidente quer que empresa volte a produzir utilitário no país

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Toyota pode ser expulsa do país caso não produza um substituto para o Land Cruiser 70 4x4 na Venezuela. Chávez acredita que o veículo todo o terreno é fundamental para a prestação de transporte em regiões menos desenvolvidas do país.

A Toyota, por sua vez, respondeu dizendo que já havia solicitado permissão para importar o Land Cruiser bem antes dos comentários de Chávez. A empresa diz que o governo venezuelano ainda não se pronunciou sobre o pedido de licença de importação. A produção venezuelana do Land Cruiser 70 foi interrompida em 2007, e o governo havia sido informado previamente da rescisão de sua produção.

Chávez fez as declarações ameaçadoras na última quarta-feira em um evento em Caracas. Acreditando que o seu governo pode forçar a Toyota a produzir o rústico utilitário, ele disse: "E se não o fizeram, então devem sair e nós vamos trazer outra empresa dentro. Os chineses querem vir e eles fazem modelos rústicos”, de acordo com os relatórios publicados.

Se a Toyota for expulsa, Chávez provavelmente autorizará o confisco das fábricas da Toyota na Venezuela, possivelmente usando as facilidades para criar uma nova montadora nacional. Desde que Chávez se tornou presidente em 1999, ele nacionalizou as indústrias domésticas de energia e petróleo.

"As empresas que vêm aqui devem estar prontas para a transferência de tecnologia para nós", disse Chávez.

"Se eles não querem, eles devem ir embora. Convido-os para pegar suas coisas e ir embora."

A Toyota pediu a ajuda diplomática do governo japonês, dizendo que o Chávez nunca entrou em contato para discutir o assunto.

Claudio Wellyson (03/01/2010 @ 20:05)
Este Hugo Chavez, é o maior hipócrita que está governando no mundo hoje, ele vive atacando os EUA, mas quem sustenta os desvarios dele, são justamente os EUA. Simplesmente ele vende cerca de 80% de todo petrôleo produzido na Venezuela para os EUA. Era bom que os EUA deixassem de comprar, aí eu queria ver. Ele fala tanta bobagem, mas o país dele não produz nada, tudo é importado, tantos anos na presidência e não faz nada, alias faz sim, causar confusão com quem ta quieto, e o Lula gosta dele e é a favor dele, outro do time dele. Uma montadora deste calibre era para ele ajudar no que for preciso.
Claudio Wellyson (03/01/2010 @ 20:05)
Este Hugo Chavez, é o maior hipócrita que está governando no mundo hoje, ele vive atacando os EUA, mas quem sustenta os desvarios dele, são justamente os EUA. Simplesmente ele vende cerca de 80% de todo petrôleo produzido na Venezuela para os EUA. Era bom que os EUA deixassem de comprar, aí eu queria ver. Ele fala tanta bobagem, mas o país dele não produz nada, tudo é importado, tantos anos na presidência e não faz nada, alias faz sim, causar confusão com quem ta quieto, e o Lula gosta dele e é a favor dele, outro do time dele. Uma montadora deste calibre era para ele ajudar no que for preciso.
Claudio Wellyson (03/01/2010 @ 20:05)
Este Hugo Chavez, é o maior hipócrita que está governando no mundo hoje, ele vive atacando os EUA, mas quem sustenta os desvarios dele, são justamente os EUA. Simplesmente ele vende cerca de 80% de todo petrôleo produzido na Venezuela para os EUA. Era bom que os EUA deixassem de comprar, aí eu queria ver. Ele fala tanta bobagem, mas o país dele não produz nada, tudo é importado, tantos anos na presidência e não faz nada, alias faz sim, causar confusão com quem ta quieto, e o Lula gosta dele e é a favor dele, outro do time dele. Uma montadora deste calibre era para ele ajudar no que for preciso.
José Augusto (03/01/2010 @ 12:31)
se vc quer atrasar um pais em todos os aspectos, coloque um comuna ou simpatizante na liderança do pais. Pra quem não é chegado em trabalhar e/ou é um vagabundo e/ou é maconheiro e/ou é perdedor, vai achar o maximo e vai votar no comuna. Quem quer trabalhar e vencer na vida, manda o revolucionista para os quintos dos infernos.
tobe (03/01/2010 @ 12:25)
alguem avisa esse tal de Beque que é cerebro e nao celebro
Michael (03/01/2010 @ 02:14)
Mas vem cá?!?!? Se alguém 'defende' o Chávez, vocês dizem para o cara "ir morar na Venezuela, já que gosta tanto dele". Agora, os que criticam o Lula, PORQUE NÃO VÃO EMBORA DO BRASIL??? Vão morar nos EuA,vão pra Europa....vão limpar o chão dos ditos "ricos". Hipócritas!!! Eu acho o Chávez um porra loca sim. Agora, vejam o que escrevem! Não tem senso algum. Um líder de estado tem razão em exigir transferência tecnológica para seu país, como fez Chavez. Até aí tudo bem. Agora, convidar pra sair é ignorância. Outra coisa, criticam o Lula por não ter voz ativa. E criticam o Chavez, que tem voz ativa, e rotulam ele de ditador! Vamos enxergar as oportunidades, como disse o JDM (29/12/2009 @ 19:32), vamos aproveitar e exportar o Bandeirantes para a Venezuela: solucionamos o problema deles, impulsionamos nossa indústria, e, quem sabe, trazemos a toyota para cá....
Wilson (02/01/2010 @ 12:11)
Este Chaves é realmente um lunático, vamos ver o que o governo japonês vai fazer, acho que já seria hora de alguém tomar uma providência com este sujeito demente, até quando isto vai ??????
Chapolin Colorado (01/01/2010 @ 23:06)
Este site da 4R está cheio de TROLLERS! Oh, quem poderá me defender???
Beque (01/01/2010 @ 14:09)
Alguém avisa aos "célebros pensantes" desse país, como esse tal de Jota que na Venezuela não há COMUNISMO!!! Estudem um pouco antes de falarasneiras... E Viva a Revolução!!!!!
jota (01/01/2010 @ 08:44)
só mesmo alguém que não conhece NADA é capaz de defender uma estultícia chamada comunismo. em todos os países que foi lançado o regime ruinou a cultura e o direito da sociedade e quem vê de fora só o que os jornais publicam acha tudo muito lindo. aos comunistas de plantão, vão passar umas férias num país comunista e conversem com as pessoas, fiquem "por dentro". se houver qualquer racionalidade na mente de vocês vão passar a dar graças a Deus por morarem num país como o nosso.
jorge (31/12/2009 @ 17:47)
Só uma pergunta. Alguem já ouviu falar de algum maluco que fugiu paraum país comunistaa? Cada povo tem o governo que merece, e nós aqui também temos que engolir este analfalula.
José Maria (31/12/2009 @ 17:13)
Esse chaves é de de uma mentalidade POBRE. É UM BABACA.
José Maria (31/12/2009 @ 17:13)
Esse chaves é de de uma mentalidade POBRE. É UM BABACA.
José Maria (31/12/2009 @ 17:13)
Esse chaves é de de uma mentalidade POBRE. É UM BABACA.
Matias (31/12/2009 @ 16:17)
Mas será democracia um voto ser vendido por uma penca de banana? Isso aconteceu na venezuela, na bolivia e tb aqui no brasil. O analfalula comprou o voto da população com a esmola do bolsa familia. Defendo que votos de alguns estados e cidades tenham mais peso que o de outros. Em toda a região sudeste, sul e centro oeste o analfalula perdeu as eleições, mas nas regioes norte e nordeste ganhou com ampla margem e resultou em sua reeleicao e mais quatro anos de estagnação e incompetencia. Norte e nordeste tem a maior parte dos beneficiados pela esmola do bolsa familia, no entanto as regioes não produzem 10% de todas as riquesas do pais, mas decidiram as eleiçoes em favor do incompetente. Estados como Rio grande do Sul, Parana, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul são responsaveis pela maior parte do pib do pais, nesses estados o lula perdeu as eleições. Onde mais se produz não querem o lula, onde menos se produz querem. Como dar pesos iguais a votos com pesos economicos tão distintos? Nas regiões norte e nordeste vc compra voto com uma roda de linguiça. Se isso for democracia, prefiro ficar longe deste atraso de vida.
Goddete (31/12/2009 @ 11:18)
Isso é bom para que nossos ótimos e honestos Senadores e Deputados observem a besteira que fizeram ao aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Congresso por favor menos Lulismo, Chavismo, Evolismo; e mais democracia, responsabilidade, e visão de mundo.
cesar@terra.com.br (31/12/2009 @ 09:25)
Convido à todos que gostam do Chavez, pegar suas coisas e ir embora para a Venezuela. Chega de COMUNAS nesse país!! Precisamos de progresso não retrocesso.
pascoal (31/12/2009 @ 07:26)
O mais engraçado aqui é que a maioria mal sabe escrever, mal entenedem de carros e querem agora discutir politica internacional. Uma piada! PS: com certeza vai parecer um semi-letrado dizendo que os erros de português por aqui são erros de digitação. Tenham dó de si mesmo, se amam tanto o país que moram e defendem tanto a democracia, pelo menos aprendam se expressar corretamente na sua língua pátria. PS: O tal Hugo Chavez, apesar de não ser ditador, foi eleito legitimamente por parte expressiva da população venezuelana, aos olhos de centenas de observadores internacionais, com certeza esta cometendo várias atrocidades sociais que no futuro podem sim prejudicar seu país. Ficou provado pela história que um país só funciona bem com uma gestão clara e limpa por parte do estado e uma atuação inovadora e consciente de empresas privadas, logo nem tanto as privatizações e nem tanto as estatizações, o negócio é o equilibrio entre os dois.
Telmo Ryoiti Kubo (31/12/2009 @ 07:05)
Esses cidadãos que defendem esses escrotos chamados Hugo Chavéz, Fidel Castro e outros despotas comunistas deveriam morar em Cuba, Coréia do Norte e outros países comunistas para ver se essa droga chamada comunismo é bom mesmo. Se fosse bom, não tinha cubano arriscando a vida, com o risco de ser devorado por tubarões, para ir nos States. É preciso ser burro ou louco para querer viver em um país onde uma pessoa é restringida no seu direito de escolha e opinião, se é que há nesses países opinião pública (quem critica o governo corre o risco de ser preso ou morto de maneira suspeita). Mais ridiculo é ver que o Lula, um presidente que é uma verdadeira droga, apóia esses caras. Falo que o Lula é uma droga de presidente porque para dar o "Bolsa Familia" e outros programas de distribuição de dinheiro (leia-se esmolas) para os pobres ele arranca o couro da classe média (boa parte dos impostos vão para esses "programas sociais", que são verdadeiras "compras de votos"). Já que o negócio aqui é carro, informo a quem quiser, que nos países que foram comunistas só havia um tipo de carro para comprar. Exemplos, na URSS só haviam os Lada, Gaz e Moskvich. Na Alemanha Oriental, Trabant e na Romenia, os Dacia. Em comum, o fato desses carros serem verdadeiras carroças com motor (grande maioria projetos dos anos 50 e 60) e que quebravam com frequencia, isso sem falar da má qualidade de fabricação. Pior que isso é ver que era preciso autorização de algum burocrata do governo para que a pessoa tivesse um carro. E isso valia também para eletrodomésticos. Viver em um país aonde eu não posso fazer valer o meu direito de escolher e opinar, tô fora.
Marcelo (31/12/2009 @ 00:07)
A Toyota deveria mandar o Chavez pro inferno e cair fora! Afinal o que resta da Venezuela? Engraçado quando esses esquerdóides falam em "propaganda direitista"...Hahahaha!!! Guerra Fria em tempos de internet? Façam-me o favor! Esse papo direita-esquerda ficou no século XX. Nem no Irã se controla informação! Essa conversa do Chavez é só cortina de fumaça para encobrir a recessão prolongada e a gastança do governo. O desemprego cresce por lá, e não há investidores (porque???). Sem a Toyota, ainda restará a GM e a FIAT produzindo na Venezuela. No entanto, na última década muitos fornecedores de autopeças encerraram operações por lá, pois é simplesmente impossível negociar com qualquer sindicato. Bom para o Brasil, aliás, ótimo! O "socialismo" do Chavez é o seguinte: enquanto ele come caviar o povo não tem privada para cagar.
Alexandre (30/12/2009 @ 23:14)
Logan, emigre p/ a Venezuela. Aposto que vc vai adorar. Se a moda pega aqui... Imagina na imprensa: "Governo basileiro ameaça expulsar montadoras, caso não atualizem seus produtos com os vendidos nos países de primeiro mundo". Daí na semana seguinte: "GM, Fiat, Ford, Renault, Nissan, Citroen e Peugeot se despedem do Brasil. Honda e Toyota exigem mais benefícios fiscais para não fecharem fábricas. Montadoras coreanas tomam o Brasil de assaulto". Olha, até que não ficaria tão ruim, no final.
Alexandre (30/12/2009 @ 23:14)
Logan, emigre p/ a Venezuela. Aposto que vc vai adorar. Se a moda pega aqui... Imagina na imprensa: "Governo basileiro ameaça expulsar montadoras, caso não atualizem seus produtos com os vendidos nos países de primeiro mundo". Daí na semana seguinte: "GM, Fiat, Ford, Renault, Nissan, Citroen e Peugeot se despedem do Brasil. Honda e Toyota exigem mais benefícios fiscais para não fecharem fábricas. Montadoras coreanas tomam o Brasil de assaulto". Olha, até que não ficaria tão ruim, no final.
abre o olho (30/12/2009 @ 23:08)
Outro vermelhinho estupido no site! E o pior que o cara é tão estupido, que acha que o Hugo "Maria loca" Chavez esta exigindo qualidade. Ele quer que um carro antiquado e rustico volte a ser produzido. Pela foto é a versão anos 90 da bandeirante! E como esta escrito nesta noticia, que alguma chinesa pode vir para a venezuela, sub entenda-se: "estou levando uma grana violenta dos chineses pra tirar a toyota do pais e trazer um chines pra ca que vai produzir um carro muito pior mais rustico e 5% mais barato. Eu levo uma grana, os chineses levam outra, e tem um monte de vermelhinho estupido e burro que vai achar que nós despotas defendemos o povo".
Agostinho Reis (30/12/2009 @ 22:38)
O Obama deveria fazer com o Chavez o mesmo que o Buche fez com o Sadam emquanto e cedo
Carlos (30/12/2009 @ 20:53)
Um recado para Hugo Chaves: http://www.youtube.com/watch?v=xY43sJVTJ3E
Logan (30/12/2009 @ 18:19)
Chavez está certo. Está tentando defender seu povo, sua nação, país. Como chefe do estado venezuelano tem que cobrar transferência de tecnologia sim. Cobrar qualidade do que é produzido não só nos carros acima de 50000 doláres mas também dos carros ditos populares. Vem falar em democracia em um país em que 95% da população ganha menos de 1000 reais como Brasil? Que democracia de m... é essa nossa... Onde os mesmos se elegem em cima do atraso de algumas regiões... E vem falar em liberdade.... Manter escravo sai mais caro do que 500 reais por mês. O lula não faz a mesma coisa aqui pq senão matam ele.... Imagina o presidente chegar em cadeia nacional e dizer que os carros daqui são uma porcaria (como são...). As montadoras aqui instaladas é que não estão nem aí para gente. Acho que a prova definitiva foi o lançamento do Agile... Uma vergonha nacional. Montadora não tem que pagar imposto tem que pagar é multa por cada porcaria produzida.
terere (30/12/2009 @ 16:03)
Creio que o Chavez , amigo do Lula esta certo !!! Cada vez mais o fanfarrao isola a Venezuela..que vai acabar importando tudo do Brasil !!! isto que dá botar um estupido e ignorante no poder !!! Cada povo tem o que merece ..os cubanos adoram Fidel ...os bolivianos adoram Evo... os venezuelanos adoram Chavez...e os brasileiros adoram........ essa America Latrina continua...
beto (30/12/2009 @ 13:28)
Esse Fraga é um vermelho safado, vadio e preguiçoso, se gosta tanto do Chavez vá morar lá, e usufrua das suas maravilhosas "Bolsas" parece que são mais generosas que os "Bolsas" do Lula. Sou pobre, não sou elite, mas não sou imbecil e tapado que nem você. Em país socialista só se come o que o governo quer dar, prefiro trabalhar ter o que conseguir e ser livre. Coisa que os pobres venezuelanos não sabem mais o que é.
Fabio Luis (30/12/2009 @ 09:08)
Concordo com o Caio!!! Toyota, esqueça a Venezuela, invista mais forte construindo mais fábricas no Brasil, além da planejada planta do compacto monte também uma de utilitários no Brasil.
Fabio Luis (30/12/2009 @ 09:08)
Concordo com o Caio!!! Toyota, esqueça a Venezuela, invista mais forte construindo mais fábricas no Brasil, além da planejada planta do compacto monte também uma de utilitários no Brasil.
Gasela Grengrenatica da Patagolandia (30/12/2009 @ 02:31)
Eu quero q o chaves se foda!!! Já o Brasil a solução eh a ANARQUIA, tendo em vista um presidente q naum pode governar q naum tem voz ativa , e q todas as decisoes sobre o pais são tomadas por uma classe de corruptos q só querem se reunir na tal da camara para votar a favor do aumento d seus proprios salarios R$ vinte tantos mils $$ e o povo continua na pobreza com seu salario minimo e com varios IMPOSTOS imposto pelo governo!!!!!!!!!!!!BRASIUSIUSIUSIISIUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gasela Grengrenatica da Patagolandia (30/12/2009 @ 02:31)
Eu quero q o chaves se foda!!! Já o Brasil a solução eh a ANARQUIA, tendo em vista um presidente q naum pode governar q naum tem voz ativa , e q todas as decisoes sobre o pais são tomadas por uma classe de corruptos q só querem se reunir na tal da camara para votar a favor do aumento d seus proprios salarios R$ vinte tantos mils $$ e o povo continua na pobreza com seu salario minimo e com varios IMPOSTOS imposto pelo governo!!!!!!!!!!!!BRASIUSIUSIUSIISIUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Robson (30/12/2009 @ 01:05)
Que a Toyota mande esse porra desse hugo chaves pra puta que o paril, esse fdp despota de merda merce tomar no C... democracia eleger aquele fdp, la a minoria de vadios e desempregados é que querem esse chupacabra dos infernos, quem trabalha e produz não quer o despota aprendiz de Fidel (outro escroto) da presidencia, mas como o cara consegue o apoio da corja de vadios com o maldito assistencialismo, consegue se manter la. Cerca de 60% da dos venezuelanos não querem esse bosta, mas como tem vagabundo que quer a manutencao do atraso e do assistencialismo. E o Lulaescroto segue a mesma cartilha. Seria uma limpa para a humanidade se figuras como essas fossem exterminadas.
marcos (30/12/2009 @ 00:51)
o sr fraga naum tem a minima ideia do que realmente esta acontecendo aqui na venezuela,: abuso de poder , total descredito das instituicoes, presos politicos sem direito de defesa, acusacoes infundadas em cadeia nacional, coitado de simao bolivar , estao dizendo e fazendo coisas em seu nome! sera que o itamarati e o presidente lula tem ideia do que vem apoiando indiretamente? ou sera diretamente? procure na internet globovision e veja os disparates que estao ocorrendo dia a dia. pelo titulo da materia da pra ver como o governo trata a iniciativa privada supostamente oligarca
Gilmar Correa da Silva (29/12/2009 @ 21:56)
Mas que sujeito mais raivoso o tal Fraga. Confunde anarquia com democracia.Fraga,vá fazer algo de util para,quem sabe,tu sair do ostracismo e entrar na elite que tu tanto condena.Vá para a Venezuela e peça emprego pro Chaves. Tú pode ser nomeado babá do Kiko,cabelereiro da Chiquinha,motorista do seu Madruga ou acompanhante da geriatra bruxa do 71.
Gilmar Correa da Silva (29/12/2009 @ 21:56)
Mas que sujeito mais raivoso o tal Fraga. Confunde anarquia com democracia.Fraga,vá fazer algo de util para,quem sabe,tu sair do ostracismo e entrar na elite que tu tanto condena.Vá para a Venezuela e peça emprego pro Chaves. Tú pode ser nomeado babá do Kiko,cabelereiro da Chiquinha,motorista do seu Madruga ou acompanhante da geriatra bruxa do 71.
Fraga (29/12/2009 @ 21:06)
Só tem direitista neste site. Elite dos infernos. Estão muito mal informados com estes jornalecos que vocês absorvem diariamente. O maior exercício de democracia foi o próprio povo eleger Chávez.
Caio (29/12/2009 @ 19:58)
Toyota, esqueça a Venezuela, invista no Brasil! Nosso país ainda tem muitas dificuldades a vencer, é verdade, mas tem a tradição de cumprir seus acordos, sem rompimento de contratos, ou seja, tem estabilidade. Mesmo que alguns pensem de forma contrária, o Brasil é um país democrático. Claro, com algumas questões a resolver, aliás, como qualquer país.
JDM (29/12/2009 @ 19:32)
Simples solucionar três coisas ao mesmo tempo e ainda por cima sair de mocinho na estoria, já que o Brasil não vem seguindo sua tradição diplomática desde essa gestão atual assumiu , só vem fazendo barbeiradas e trapalhadas internacionais via Itamaraty. Nós exportamos o famosos Bandeirantes para o amiguito "Venezuela". Assim,a Toyota ganha, O Brasil ganha com produção nacional. E o amiguito vai ficar muito contente,pois Bandeirantes é sinônimo de rústico , com durabilidade.
Telmo Ryoiti Kubo (29/12/2009 @ 18:54)
É mesmo um idiota esse presidente da Venezuela. Já confiscou bancos, petrolíferas e agora ameaça confiscar as fabricas da Toyota. Do jeito que vai indo, o país vai pro saco. Aliás, tá merecendo mesmo, afinal cada país tem o presidente que merece. Se o povão colocou o Chávez lá, que agüentem as conseqüencias
Rafael (29/12/2009 @ 17:59)
e olha só, tudo isso sempre com o apoio do nosso presidente que está sempre chupando o saco desses ditadores terroristas (Venezuela, Irã...) O fato é que daqui um tempo a venezuela vai quebrar no meio e, espero, que o Brasil não faça o mesmo...
Fernando Frey (29/12/2009 @ 17:46)
Caro Dexter, você tem toda a razão. Numa hora dessas a Venezuela vai entrar em colapso, e então não terá salvação. Esse Hugo Chavez tem é que ir pra aquele lugar mesmo. Não está na hora de empresas como a propria Toyota pressionar o próprio governo a mudar de ideia? É por isto que a América Latina carece de democracia.
Dexter (29/12/2009 @ 15:29)
Esse bicho não é certo da cabeça não. deveria todo mundo ir embora mesmo e deixar esse porra se arrombar pra lá. Já estatizou a nossa base de petróleo,agora quer a fabrica japonesa, colocou em pauta trocar a toyota por alguma chinesa... tudo que entra lá ele quer p ele, acaba afastando investidores... esse bicho tem mais eh q se fuder...
» TOPO