Casal roda o mundo em um Bandeirante para educar os filhos “na prática”

A família partiu de Novo Hamburgo (RS) em setembro e viajará por mais de 180 mil quilômetros, visitando cerca de 100 países diferentes

Perfil - Gaúchos (QR 676)

Sem roteiro definido, família embarca em aventura mundial

Mais de 100 países, cinco continentes, 1 825 dias, cinco travessias oceânicas e mais de 180 000 quilômetros para percorrer. A família gaúcha Oliveira desde setembro partiu para esse desafio, batizado de Novos Olhos. A aventura do casal Luis Gustavo de Oliveira, 36 anos, e Janete Martins, 38 anos, e seus dois filhos, Sophia, 5 anos, e Caio, 8 anos, será a bordo de um Toyota Bandeirante 1993.

A ideia dessa grande viagem familiar, afinal serão cinco anos na estrada, surgiu após Guto trocar o seu Tucson pelo Bandeirante, o carro de seus sonhos. “Inicialmente gostaríamos de fazer um roteiro marítimo, mas, após uma viagem maravilhosa até o Rio de Janeiro, decidimos que iríamos de carro”, conta Jane. O espírito desbravador faz parte do casal: somados, eles já conheceram mais de 25 países. “Nosso estilo de vida começou a ter conflito com os nossos valores. O sucesso cobra um alto preço, por isso, viramos a mesa”, afirma Guto,  que tinha uma empresa de comércio exterior com a esposa.

Outro grande motivador da viagem é proporcionar uma nova forma de educação para os filhos. Trata-se do unschooling (“não-escola”), uma metodologia de “educação em casa” e autônoma. “Eles aprenderão na prática muitas coisas que aprenderiam somente decorando livros. Dará uma base muito mais ampla para encontrarem suas próprias definições de vida”, diz Jane.

Apelidado carinhosamente de Urso pelas crianças, o jipe japonês recebeu toda uma preparação. O veículo foi equipado com uma barraca própria que fica acoplada ao teto do carro, tanque de combustível de 140 litros e reservatório de água potável. Para aguentar o peso extra, acrescentou-se feixes de mola na suspensão e os amortecedores foram substituídos por outros mais resistentes.

Com o grande interesse das pessoas sobre o projeto, o casal criou o site (novosolhos.org) e uma página no Facebook, que já tem mais de 14 000 seguidores, onde atualizam diariamente as experiências do desafio

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s