Carteira Nacional de Habilitação terá novo design em 2017

Documento receberá novas cores e itens de segurança em janeiro

A Carteira Nacional de Habilitação vai mudar. A novidade irá valer a partir de 02 de janeiro de 2017 para todo o Brasil, e agregará novas cores e itens de segurança em conformidade com a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Novo desenho da CNH

CNH virá com novo desenho a partir de 2 de janeiro (Divulgação/Detran-SP)

Entre as mudanças, a nova CNH trocará a tinta cor azul esverdeada da tarja, que fica na parte superior do documento, para a cor preta. No lado direito da tarja, haverá o mapa do Estado responsável pela emissão do documento, enquanto que, na parte superior à esquerda, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança — tudo para dificultar a falsificação. A impressão continua em alto relevo.

O documento também passará a vir com tonalidade amarelada. Os elementos gráficos e o Brasão da República poderão ser checados com o uso de luz negra. Há ainda novos fios de microletras (também para dificultar falsificações), novos itens em relevo e microimpressão, além da parte debaixo receber uma holografia com a sigla CNH impressa repetidamente.

Outra novidade é a adição de um código numérico de validação composto pelos dados de cada CNH, o que vai permitir aos agentes de trânsito validar o documento através de um aplicativo. No entanto, o app só será disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos próximos meses.

A nova CNH terá ainda dois números de identificação nacional: Registro Nacional e Número do Espelho da CNH, bem como um número de identificação estadual — que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

As mudanças afetam apenas o design do documento, que será emitido com o novo desenho a partir das solicitações realizadas de janeiro de 2017 em diante. Quem tiver a CNH com o layout antigo (e dentro do prazo de validade) não precisará trocá-la.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Julio Rodrigues Neto

    Que Progresso. . Baita tecnologia. Que espetáculo. Somos um Povo privilegiado, que vai ter uma Carteira como ninguem no Mundo. Sensacional…

  2. Julio Rodrigues Neto

    Ao invés de formato de Carteiras de Habilitação e de Placas de automóveis, o Contran deveria se preocupar mais com a Segurança no Trânsito.