Carros com mais de 19 anos serão banidos do trânsito de Paris

Medida válida para dias úteis atinge veículos feitos antes de 1997

Peugeot 205 GTi

Veículos mais antigos poderão rodar apenas aos finais de semana

Todos os veículos fabricados antes de 1997 serão proibidos de circular em Paris nos dias úteis. A medida entrará em vigor a partir de 1º de julho e faz parte de uma série de medidas anunciada pela prefeitura para reduzir o índice de poluição na capital francesa.

Segundo informações do jornal Le Monde, as motocicletas licenciadas antes de 1999 também não poderão circular, sendo que a restrição só não valerá nas ruas parisienses aos finais de semana. O combate à poluição se tornará cada vez mais intenso nos próximos anos. A intenção das autoridades locais é que, a partir de 2020, a proibição atingirá veículos licenciados antes de 2010. Quem infringir a lei pode ser multado em 35 euros, sendo que a punição aumentará para 78 euros a partir de 1º de janeiro de 2017.

O veto aos automóveis foi uma das ideias da prefeita Anne Hidalgo para tentar diminuir a poluição em Paris. Recentemente, ela proibiu a circulação de carros na badalada Avenida Champs-Élysées todo primeiro domingo de cada mês. Simultaneamente, Hidalgo aumentou a quantidade de zonas restritas à circulação de pedestres em trechos de grande movimento e às margens do rio Sena. Em 2015, Paris sediou seu primeiro “dia sem carro”, que deve ser estendido às cidades vizinhas neste ano.

A proibição da circulação de carros com pelo menos 19 anos de idade deve atingir por volta de 10% da frota parisiense.  Segundo o jornal de economia Les Echos, a Ministra do Meio-Ambiente, Ségolène Royal, aprovou a ideia de classificar os veículos em seis categorias, com base nos índices de emissão de poluentes. Os automóveis serão identificados com adesivos coloridos colados nos para-brisas, facilitando a implementação de possíveis restrições de circulação. A ideia inicial era dividi-los em apenas quatro categorias, mas as autoridades francesas rejeitaram a proposta em nome de uma divisão mais gradual.

“Se tivéssemos estabelecido apenas quatro categorias, um terço dos veículos seriam repentinamente proibidos de circular em Paris a partir de julho, o que seria inviável”, afirmou Christophe Najdovski, responsável pelo departamento de transportes em Paris.

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