Bentley Supersports: o quatro lugares mais rápido do mundo

Porte avantajado e peso de 2.280 kg não atrapalham o cupê inglês de 710 cv e incríveis 103,7 mkgf

“Aumentar a potência deixa você mais rápido nas retas; subtrair peso deixa você mais rápido em todo lugar”. A frase célebre do engenheiro e projetista de carros da F1 Colin Chapman prega o oposto do que o novo Bentley Continental Supersports parece ser. 

O motor W12 6.0 recebeu dois turbocompressores de alta performance, sistema de arrefecimento revisto e várias modificações extras que resultaram em 710 cv a 6.000 rpm e 103,7 mkgf entre 2.050 e 4.500 rpm. São 80 cv e 22,1 mkgf (praticamente o torque de um motor 2.0) a mais frente ao Supersports de 2009.

Versão tem aerofólio de fibra de carbono

Versão tem aerofólio de fibra de carbono (Divulgação)

São números tão impressionantes que garantem a ele facilmente o título de “Bentley mais potente da história”, mas a fabricante inglesa lhe deu um rótulo mais abrangente: este seria o carro de quatro lugares mais rápido do planeta.

O câmbio é sempre automático de oito marchas (com as mesmas relações usadas no SUV Bentayga) e trabalha em conjunto com sistema tração integral com vetorização herdado do GT3-R de competição. Em curvas, este sistema freia a roda dianteira e traseira internas na tentativa de melhorar a aderência, ao mesmo tempo que o controle de estabilidade é menos intrusivo.

Por padrão, 60% do torque vai para as rodas traseiras e 40% permanecem no eixo dianteiro.

Interior tem couro de três cores e alcantara nas portas

Interior tem couro de três cores e alcantara nas portas (Divulgação)

Desta forma, a versão cupê cumpre o zero a 100 km/h em 3,5 segundos (ou 3,9 s para o conversível) e alcança a máxima de 336 km/h. Com este número, o Supersports desbanca os 3,6 s do Porsche Panamera Turbo com o Sport Chrono Package, cuja máxima é de 306 km/h. Um Audi RS7 Plus chega aos 100 km/h em 3,3 s, mas sua máxima é de 305 km/h.

O mais surpreendente é que o Continental Supersports é grandalhão como qualquer outro Bentley. E também muito pesado: são 2.280 kg, 20 kg mais pesado do que um Range Rover Autobiography – a versão conversível chega a assustadores 2.450 kg, vazio. O conterrâneo Chapman deve ter se contorcido em seu túmulo…

4,80 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos, mas 2.380 kg de peso...

4,80 m de comprimento, 2,74 m de entre-eixos e 2.280 kg de peso (vazio)… (Divulgação)

Para lidar com tanta potência e tanta massa, os engenheiros da Bentley instalaram o maior sistema de freios carbocerâmicos do mundo por trás das rodas forjadas de 21″ do Supersports. E para não dizer que não se preocupam com peso, cada uma destas rodas é 5kg mais leve do que rodas de liga leve convencionais. Os dutos de escape de titânio ajudam a economizar mais 5kg.

Por fora, o que distingue os Continental Supersports dos demais são os para-choques dianteiros e traseiros com splitters de fibra de carbono, mesmo material usado nas bordas das tomadas de ar e nas saias laterais. O grande aerofólio traseiro também é de fibra de carbono e as saídas de escape receberam acabamento preto brilhante.

O interior não abandona o acabamento primoroso dos Bentley. Os bancos têm forração em três tons de couro e costuras diamante. O painel tem partes de fibra de carbono, ao passo que os paineis de porta são revestidos de alcantara.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Gustavo Melo

    Luxo. Das auto.

  2. Gilcimar Martins Barros

    Não tão rápido quanto o Model S e seus 2.5s para chegar a 100km/h, podendo colocar 7 pessoas!

  3. Bruno Andrade

    O 0-100km/h do model S de sete lugares é feito em 5,6s e não em 2,5s