Associação pede retirada do Onix após nota zero em teste

PROTESTE diz que irá acionar Ministério Público e outros órgãos competentes

Onix obteve zero estrelas para adultos e três estrelas para crianças (divulgação/Internet)

Horas após serem divulgados os resultados dos testes de segurança feitos pelo Latin NCAP com o Chevrolet Onix, a PROTESTE (Associação de Defesa do Consumidor) informou que pedirá a retirara do modelo no mercado brasileiro – do qual é lider desde 2015.

O carro não recebeu nenhuma estrela na avaliação de proteção para adultos e três estrelas (entre cinco possíveis) para a proteção de crianças.

Parceira do Latin NCAP, a PROTESTE explica que o desempenho estrutural do Onix no impacto lateral mostrou um grande deslocamento (penetração) da coluna B, dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que no Fiat Palio e Peugeot 208 anteriormente testados.

“O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão”, diz a associação. “Provavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais”.

Segundo Sonia Amaro, advogada da PROTESTE, reinvidicações serão feitas junto ao Ministério Público e à Secretaria Nacional do Consumidor (entre outros órgãos competentes) para que o modelo seja retirado do mercado brasileiro.

Veja abaixo a declaração do gerente de relações institucionais e mídia da PROTESTE, Henrique Lian:

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.

Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Edilson Moreira

    Não querendo defender a GM que infelizmente está dentro da lei.
    Mas onde estão os testes de todos os outros carros no mercado brasileiro, será que só o Onix que
    tem problemas? ou será que o seu
    maior problema é estar em primeiro lugar ?
    Verifiquei que foi questionado até a falta de Isofix que aliás a pouco
    tempo atrás era proibido a venda e utilização de cadeirinhas Isofix no Brasil e quem trouxesse de outro pais poderia ser considerado contrabandista e por isso poucos carros previam sua homologação e saiam de fábrica com esse dispositivo de fixação, alias carros que custam modestos 50 a 60 mil reais mais caro que um popular.
    Quero ver o teste lateral de todos
    os carros existentes no Brasil, mas é claro sem air-bags laterais.

  2. Fernando Portes

    Galera vamos assinar a peticao no site da Proteste para tirar esta bomba do mercado, afinal são 60 mil mortes no trânsito por ano, e a culpa é sempre do condutor.

  3. Fernando Sobolwsky

    Vai continuar vendendo muito.

  4. Jose Alberto Alberto

    Sera que querem derruba o GM Onix só por esta em primeiro lugar em vendas, quem sera que quer derrubar? ai dizer que tirou Nota zero só agora? os outros concorrente estão cada dia que passa vendendo menos, sera que e isso? o Gol perdeu a liderança por culpa da própria VW e a mídia ajudou bastante, qual quer defeito vinha atona, tinha ou tem augo estranho!!!!!!

  5. Se tirar de linha vou processar a GM.

  6. Cassio Prates

    Hipocrisia do caramba ! kkkk …Os outros carros populares são super seguros né??? Cadê os testes de colisão de todos os carros vendidos no Brasil?
    Lembrando que o Ônix bombou em um teste que fora atualizado recentemente, antigamente os testes eram menos ‘criteriosos’ . (carros comercializado na América Latina)
    Engraçado que antes de 2014 nem abs e air bag vinham nos nossos populares, aí veio a palhaçada da obrigatoriedade sem aumentos de custos. Aham sei, carro popular hoje está custando a partir de $40 mil.
    Para os fabricantes instalarem o controle eletrônico de estabilidade custa uma mixaria, e mesmo assim tem carros de $100 mil que ainda não possuem nem como opcional.
    Eai Proteste pede pra retirarem do mercado tbm !!! E aproveita e já pede para retirar um monte de porcarias que circulam por aí e que tbm são inseguros pra caramba.
    Obs: Não tenho ônix e não tenho a menor vontade de ter um, só que este tipo de coisa é desanimador !! Até parece que somos levados a sério.Até porque,nós consumidores não nos levamos a serio tbm.
    Sai um carro novo dito como ‘popular’ a preço de ouro e corremos pra comprar para se exibir por aí.
    2º Obs : Acredito que neste país jamais irei comprar carro 0km, tenho mto mais prazer em comprar um seminovo de qualidade que com ctz existem muitossssssss por aí !