Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Esta Ferrari F40 é uma réplica feita no Brasil e tem 400 cv

Empresário trabalhou 10 anos na construção de réplica perfeita da F40

Por Isadora Carvalho
24 dez 2023, 19h46

Dentro de um pequeno galpão, o empresário Renato Castilho, 42 anos, mesclou fibra de vidro a chapas de ferro, peças originais e componentes genéricos. Assim, deu vida a uma réplica fiel da mítica Ferrari F40.

A empreitada, fruto de uma paixão por esportivos, já tem dez anos – e ainda não foi 100% concluída, apesar das centenas de horas enfurnado numa oficina. A década de dedicação inclui noites em claro debruçado sobre manuais de manutenção, muito tempo de garimpo virtual atrás de peças e até o desenvolvimento de ferramentas específicas.

No período, o construtor estima ter investido cerca de 300.000 reais no hobby. “Não tinha ideia de quanto iria gastar, apenas a certeza de querer algo exclusivo. Nem cogitava comprar um carro pronto”, diz.

Continua após a publicidade

Castilho é apaixonado por carros desde a infância e até desejava ser mecânico, antes de seu rumo profissional ser definido. Não lhe bastava restaurar um antigo ou cuidar de um esportivo comprado na loja. “Queria pôr a mão na massa e construir eu mesmo o carro”, afirma.

Réplica da Ferrari F40 feita pelo empresário Renato Castilho
(Andre Lessa/Quatro Rodas)

Com o desejo de ter um esportivo, decidiu que iria replicar uma F40 porque, para Castilho, o modelo é o que mais bem traduz o espírito de esportividade em um automóvel. A ideia inicial era adquirir o chassi e a carroceria prontos, para fazer apenas a mecânica e o acabamento, mas o trabalho de uma empresa especializada em réplicas deixou a desejar.

Continua após a publicidade

Castilho teve de partir do zero. “Até cheguei a me arrepender, mas nunca pensei em desistir”, afirma. Com o tempo, aprendeu modelagem e técnicas de construção de chassi. Uma miniatura 1:12 foi utilizada como referência e a construção levou dois anos com ajuda do laminador de fibra Paulo Butari. O motor V6 4.2 veio da Ford F-250 e a suspensão foi feita sob medida. Faltam acertos mecânicos, mas ainda este ano Castilho deve, finalmente, acelerar fundo seu esportivo feito à mão.

FICHA TÉCNICA
Motor central, longit., V6, biturbo
Cilindrada 4198 cm³
Potência 400 cv a 4500 rpm
Torque 52 mkgf a 2250 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 443 cm; largura, 198 cm; altura, 113 cm; entre- eixos, 245 cm
Peso 1350 kg

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.