Artesão de Ferrari

Empresário constrói réplica perfeita da F40

geral

Dentro de um pequeno galpão, o empresário Renato Castilho, 42 anos, mesclou fibra de vidro a chapas de ferro, peças originais e componentes genéricos. Assim, deu vida a uma réplica fiel da mítica Ferrari F40. A empreitada, fruto de uma paixão por esportivos, já tem dez anos – e ainda não foi 100% concluída, apesar das centenas de horas enfurnado numa oficina. A década de dedicação inclui noites em claro debruçado sobre manuais de manutenção, muito tempo de garimpo virtual atrás de peças e até o desenvolvimento de ferramentas específicas. No período, o construtor estima ter investido cerca de 300 000 reais no hobby. “Não tinha ideia de quanto iria gastar, apenas a certeza de querer algo exclusivo. Nem cogitava comprar um carro pronto”, diz.

Castilho é apaixonado por carros desde a infância e até desejava ser mecânico, antes de seu rumo profissional ser definido. Não lhe bastava restaurar um antigo ou cuidar de um esportivo comprado na loja. “Queria pôr a mão na massa e construir eu mesmo o carro”, afirma. Com o desejo de ter um esportivo, decidiu que iria replicar uma F40 porque, para Castilho, o modelo é o que mais bem traduz o espírito de esportividade em um automóvel.

652_via_02.jpeg

A ideia inicial era adquirir o chassi e a carroceria prontos, para fazer apenas a mecânica e o acabamento. No entanto, o trabalho de uma empresa especializada em réplicas deixou a desejar. Castilho teve de partir do zero. “Até cheguei a me arrepender, mas nunca pensei em desistir”, afirma. Com o tempo, aprendeu modelagem e técnicas de construção de chassi. Uma miniatura 1:12 foi utilizada como referência e a construção levou dois anos com ajuda do laminador de fibra Paulo Butari. O motor V6 4.2 veio da Ford F-250 e a suspensão foi feita sob medida. Faltam acertos mecânicos, mas ainda este ano Castilho deve, finalmente, acelerar fundo seu esportivo feito à mão.

FICHA TÉCNICA
Motor central, longit., V6, biturbo
Cilindrada 4198 cm³
Potência 400 cv a 4500 rpm
Torque 52 mkgf a 2250 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 443 cm; largura, 198 cm; altura, 113 cm; entre- eixos, 245 cm
Peso 1350 kg
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s