Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Antes de virar SUV, Ford Mustang já teve muitas outras formas

O esportivo inspirou a construção de protótipos com os mais variados tipos de carroceria ao longo de sua história.

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 26 dez 2019, 19h55 - Publicado em 26 dez 2019, 14h46
Mach-E é o primeiro Mustang com carroceria de SUV e motor elétrico da história (Divulgação/Ford)

O Mustang, quem diria, quase desapareceu em meados dos anos de 1990, e agora é uma espécie de símbolo dos valores da Ford.

Depois da terceira geração (1979-1993) em que ele foi descaracterizado, perdendo o carisma e a esportividade original, seu conceito foi resgatado na geração seguinte (1994-2004).

Hoje, já na sexta geração, é o modelo que influencia os novos projetos como o mais recentes SUVs da marca: o Mustang Mach-E.

Continua após a publicidade

Na terceira geração, o Mustang não tinha seu carisma característico

O mais curioso dessa história é que o Mustang sempre foi um carro que permitiu aos projetistas da Ford e de também de parceiros serem criativos e ousarem em novas propostas.

Inovador desde a primeira geração (1965-1973), ao longo de 55 anos de vida, o Mustang serviu de inspiração para diversos protótipos que nunca vieram a ser produzidos em série.

Mustang x Camaro
A primeira geração fez escola no mercado norte-americano (Reprodução/Quatro Rodas)

Em algumas ocasiões, as criações forneciam soluções para os modelos de rua. Mas, outras vezes, não passaram de exercícios de imaginação.

Veja a seguir alguns exemplos:

Mustang SW

Esta perua tinha apenas três portas: duas laterais e a tampa do porta-malas (Autoblog/Reprodução)

Conversível de dois lugares

Este era um conversível compacto como alguns europeus (Divulgação/Ford)

Allegro

Com nome italiano, este era um cupê de grandes dimensões (Divulgação/Ford)

Avanti/Allegro

Faria sucesso este cupê esportivo se tivesse entrado em produção (Divulgação/Ford)

Mustang 4 portas

Como todo 4 portas derivado de cupê de 2 portas, este também ficou estranho (Divulgação/Ford)

Mach I

Cupê de grande porte e linhas futuristas, para a época (Divulgação/Ford)

Mustang SW

Outra proposta de perua de três portas para o mercado americano (Divulgação/Ford)

Allegro II

Este conceito Allegro II é o que se poderia chamar de conversível musculoso (Divulgação/Ford)

Mach II

Eis aqui outro cupê com jeito de esportivo europeu (Divulgação/Ford)

Milano

A maioria do conceitos derivados do Mustang vinha equipada com o motor V8 da Ford (Divulgação/Ford)

RSX

As linhas deste protótipo trazem influência do Mustang da terceira geração (Divulgação/Ford)

Rambo

Pelo nome, influenciado pelo personagem do cinema, o conceito já dizia ao que vinha (Divulgação/Ford)

Mach III conversível

Outro conversível de linhas anabolizadas e motor V8 (Divulgação/Ford)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.