Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A serviço do cliente: conheça os pilares do Peugeot Total Care

Em busca da fidelização, montadoras investem cada vez mais em serviços de atendimento. A Peugeot sai na frente com compromissos inéditos com o consumidor

Por Abril Branded Content
Atualizado em 17 ago 2017, 19h44 - Publicado em 10 jul 2017, 12h36

Concessionárias de portas abertas, vendedores amigáveis, promessas de serviços incríveis – mas só até o negócio ser fechado. A percepção de que os clientes são cobertos de regalias durante o processo de compra de um automóvel e esquecidos assim que o carro novo sai da loja já é senso comum.

Ricardo Bacellar, diretor do setor automotivo da consultoria KPMG, conta que, historicamente, o modelo de negócios da indústria sempre esteve muito focado na parte da venda propriamente dita. Mas essa realidade está mudando. “Hoje, a percepção é que uma atenção maior precisa ser dada para o cliente final. A mudança de uma estratégia centrada no produto para uma voltada para o consumidor é uma tendência global para todos os setores do mercado, não apenas o automotivo”, afirma.

As montadoras estão se movimentando para virar o jogo da percepção negativa de seus serviços de pós-vendas. Quem ganha com isso são os consumidores, que veem reclamações antigas como custo, qualidade dos serviços, tempo de entrega e atendimento serem atendidas – e as expectativas, superadas.

Cuidado total

É o caso da Peugeot, que lançou neste ano o Peugeot Total Care, uma iniciativa pioneira no mercado que visa estabelecer uma relação inédita entre a montadora e os clientes. Como o próprio nome diz (“cuidado total”, na tradução em português), o programa é dividido em quatro pilares que englobam todos os serviços de atendimento e oficina.

Os quatro pilares – Respeito ao seu tempo, Total transparência, Entregamos com excelência e Cuidamos de você – foram traduzidos em compromissos práticos que respondem aos principais transtornos de quem precisa deixar o carro na oficina da concessionária.

Continua após a publicidade

Por exemplo, a marca garante que o motorista não será surpreendido por um custo de serviço acima do orçado inicialmente ou por uma “revisão a preço fixo” com valor diferente do divulgado. Além disso, a data e hora de entrega do veículo pronto são garantidas, desde que não surjam outros reparos. E, se o serviço demorar mais do que quatro dias para ser realizado, a montadora disponibiliza um veículo Peugeot da sua frota reserva, que é a maior do país: são mais de 1 000 carros. Outro compromisso é o serviço de reboque 24 horas por dia no caso de pane ou colisão. A oferta, que tem potencial de beneficiar cerca de 500 000 consumidores, independe da garantia após a compra, que, no caso da Peugeot, é de três anos. A assistência é oferecida por oito anos – mais do que o dobro do tempo da garantia.

“O Total Care é a principal plataforma de diferenciação da Peugeot”, afirma Ana Theresa Borsari, diretora–geral da Peugeot no Brasil. “É um programa estratégico que direciona todas as ações da marca a partir de uma ruptura completa no cenário brasileiro: são compromissos inéditos, que têm como base a transparência, o cuidado, o respeito e a excelência oferecidos ao consumidor”, completa.

Entre os compromissos, chama a atenção o controle de qualidade de todos os serviços prestados (Peugeot/Divulgação)

Para sempre

Para Ricardo Bacellar, da KPMG, a tendência da melhoria dos serviços de pós-venda não dá sinais de que vai enfraquecer, mesmo com a recuperação do mercado. “É uma tendência global de negócios. As empresas têm que dar mais atenção aos clientes. E manter um relacionamento feliz com o cliente depois da aquisição aumenta a chance de a marca ser bem considerada no próximo ciclo de vendas”, aponta Bacellar. “A marca consegue entender melhor os desejos do cliente, o que ele valoriza, e ser mais efetiva no processo de venda”, conclui.

Continua após a publicidade

Conheça os 10 compromissos do programa Total Care

Respeito ao seu tempo

  • Veículos que passarem por revisões agendadas serão entregues em até 24 horas.
  • Caso contrário, o cliente não precisa pagar pelo serviço. O carro será entregue na data e hora combinadas com o cliente.

Total transparência

  • A Peugeot garante o valor do orçamento passado para o cliente e paga a diferença, caso o serviço ultrapasse o custo previsto.
  • Cumprimento dos valores divulgados para as revisões a preço fixo.
  • No caso de necessidade de substituição de peças, todas as trocas serão apresentadas na hora da entrega do carro.

Entrega com excelência

  • Todos os veículos que entrarem na oficina da montadora passarão por um controle de qualidade antes de serem entregues.
  • Os carros serão lavados após a revisão.

Cuidamos de você

  • A marca promete emprestar um veículo para o cliente caso o tempo necessário para o serviço seja maior que quatro dias.
  • A Peugeot também garante por oito anos serviço de reboque gratuito em caso de pane ou colisão.
  • O SAC da Peugeot está à disposição para casos de dúvida sobre a aplicação dos compromissos.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.