Compre Seu Carro
Seu comparativo
Guia de oficinas
 
Publicidade
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Cobalt
  • March
  • Versa
  • Cruze
  • EcoSport
  • i30
  • Palio
  • Duster
  • S10
  • Elantra
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
MAPAS E GPS
RUAS »
RODOVIÁRIO »
R$/litro
Km/litro
Litros/tanque
Rota mais rapida?

PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Mercado
TEXTO  |RSS | Add to Google|
Kia denuncia anúncio da Hyundai
Por Marcio Ishikawa | 25/08/2009
Empresa estaria usando dados de vendas globais de forma indevida

A Kia Motors do Brasil divulgou, nesta terça-feira, dia 25, uma nota denunciando o uso indevido de informações de vendas globais por parte da Hyundai Motors Brasil, pertencente ao Grupo CAOA. Recentemente, a agência Automotive News divulgou que o grupo Hyundai-Kia ultrapassou a Ford em número de vendas no mundo, com 2 153 000 veículos.

Ainda segundo a Kia, o comercial divulga que somente a Hyundai teria alcançado a posição de 4ª montadora no ranking mundial, apesar de a posição ser alcançada somente quando se soma as vendas das duas marcas. Na Coréia, as marcas Hyundai e Kia formam um único grupo automotivo.

"Toda e qualquer propaganda mencionando a Hyundai como a 4ª montadora no ranking mundial é enganosa e tem como objetivo levar o público a erro", finaliza o texto do comunicado.

Não é a primeira vez que os dois importadores se estranham aqui no Brasil. Recentemente, a Kia registrou queixa contra a Hyundai no Conar. Em um comercial do Tucson, o Sportage, que é montado sobre a mesma plataforma, não foi citado como concorrente direto.

Leia também:
> Grupo Hyundai-Kia supera Ford em vendas globais
> Por comercial do Tucson, Kia faz queixa contra Hyundai no Conar

robert (26/04/2010 @ 23:57)
infelizmente a maioria dos comentários aqui são de pessoas sem conhecimento técnico, ou sequer sabem a fundo dos veículos citados, ou ainda não tem nem condição financeira para adquirir um, e o máximo que podem é falar mal do que não sabem e tentar borrar uma caminhada de conquista de mercado, não por "achismo", mas pela propaganda positiva feita por consumidores satisfeitos e inteligentes, que buscam viver a experiencia do novo, se surpreendem e indicam a hyundai.
sergio (21/10/2009 @ 20:21)
São muitos comentarios, alguns pertinentes outros sém a menor lógica, tém até um comentário super preconceituoso de uma figura, que dá enfâse aos erros de digitação ou de português, dando a entender que por isso, os ifelizes não podem ter um carro de 100 a 200mil, pois meu amigo não estudei e não sou bom de escrita como pode notar, mas comprei a minha santa fé, e diferentemente de muitos letrados por aí minhas conquistas ffforam conseguidas atraves de trabalho honesto, mas o que interessa é que o carro me surpreendeu positivamente em quase todos os quesitos, principalmente na estabilidade como um carro tão grande se comporta tão bém em curvas e no exelente témpo de frenagem até o consumo em se tratando de um veículo 6 cilindros e tão pesado não é dos piores, estou pensando em troca-la por uma veracruz mas não sei se é vantagem, as propagandas da caoa são de péssimo gosto e desonestas mas os veiculos, pelo menos a santa fé são ótimos palavra de quem tém.
Felipe Martins (17/09/2009 @ 09:14)
JULIANO,preste atenção no seu comentario, pois voce está equivocado pois o cerato só tem realmente dois airbags que nem está na foto do site da KIA
Rubim (16/09/2009 @ 17:51)
Eu tenho um Kia Soul, ele é espetacular, econômico e espaçoso. Mas antes de adquiri-lo fui três vezes na revenda da CAOA de Porto Alegre, tentar comprar um I30 que é o mesmo preço do Soul. Contudo, como queria colocar o meu veículo no negócio, nunca tive um tratamento como da Sun Motors. Lá recebi um tratamento VIP e o meu carro foi muito bem avaliado. Fiquei sabendo que o dono da Hyunday na Coréia é pai do dono da Kia. Então, o tipo de marketing que o proprietário da CAOA faz aqui no Brasil é totalmente descabível. Aliás, sou leigo em publicidade, porém, qualquer um sabe que fazer propagada desmerecendo a concorrência nunca da certo, o tiro sempre sai pela culatra. Finalizando, a Vera Cruz e a Santa Fé são boas camionetes, mas muito "gargantas". E não devemos nos esquecer que a General Motors foi a maior empresa do mundo por muitos anos, e chegou a falência porque fabricava veículos com motores que consumiam muito combustível.
Hyudai Vera Cruz (16/09/2009 @ 12:24)
Gostaria de um palpite de alguém que possui Hyundai Veracruz. Já li em vários Forúns e comparativos opniões divergentes sobre os carros da Hyundai. Por isso só responda se você possuir um. Notei que nos sites de venda de veiculos só encontramos carros a venda com baixa Kilometragem ou seja os vendedores não estão satisfeito? Tenho uma Pajero Sport e quero troca-la por Vera Cruz. É um bom carro? Você está feliz e satisfeito? Consome muito? A traseira balança muito? (pois a Pajero Sport Balança bastante). Você está satisfeito a ponto de indicar a compra para um amigo seu? Qual é melhor para uso no dia a dia um Vera Cruz ou Santa fé? Obrigado
SMM (03/09/2009 @ 09:06)
A Hyundai no Brasil ainda não percebeu que fazendo propagandas abusivas e individualista, estão dando força de vendas a marca KIA MOTORS , e se esquecem que o Cliente que vai a concessionária para comprar um Tucson ou Sportege percebe a falta de Etica profissional DA REPRESENTANTE Hyundai na venda ao oferecer o produto Tucson e por outro lado a Kia está preocupada em agradar o cliente apresentando as ótimas qualidade do Sportege sem atacar seus parceiros. Não queria dar esse relato, mas foi analizando esses dois tratamentos que hoje ao concluir a minha compra optei por transparencia e estou muito feliz em ter adiquirido o meu CARRÃO KIA - SPORTEGE E para a Hyundai Brasil digo " A UNIÃO FAZ A FORÇA E VOCES DEVERIAM REVER SUAS "ESTRATEGIAS DE VENDAS" POIS A TRANSPARENCIA , VERDADE E UNIÃO SEMPRE FALAM MAIS ALTO AFINAL VOCES SÃO UM GRUPO HYUNDAI E KIA MOTORS.
SMM (03/09/2009 @ 09:06)
A Hyundai no Brasil ainda não percebeu que fazendo propagandas abusivas e individualista, estão dando força de vendas a marca KIA MOTORS , e se esquecem que o Cliente que vai a concessionária para comprar um Tucson ou Sportege percebe a falta de Etica profissional DA REPRESENTANTE Hyundai na venda ao oferecer o produto Tucson e por outro lado a Kia está preocupada em agradar o cliente apresentando as ótimas qualidade do Sportege sem atacar seus parceiros. Não queria dar esse relato, mas foi analizando esses dois tratamentos que hoje ao concluir a minha compra optei por transparencia e estou muito feliz em ter adiquirido o meu CARRÃO KIA - SPORTEGE E para a Hyundai Brasil digo " A UNIÃO FAZ A FORÇA E VOCES DEVERIAM REVER SUAS "ESTRATEGIAS DE VENDAS" POIS A TRANSPARENCIA , VERDADE E UNIÃO SEMPRE FALAM MAIS ALTO AFINAL VOCES SÃO UM GRUPO HYUNDAI E KIA MOTORS.
valdomiro bergamini (02/09/2009 @ 17:46)
comprei uma veracruz à quase dois anos e depois de algum tempo descobri que alguns itens que estavam nas propagandas deste veiculo não estavam no meu, ex; radio premium para 06 cds,memória do bc do motorista e nahora da compra o vendedor disse que havia travamento automatico das portas ao atingir uma certa velocidade,também não era verdade. acontece que os carros da hyundai não tem diferenciação de modelos, o que leva o consumidor ao erro na hora da compra. isto é falta de respeito,mas não podemos esquecer que outras montadoras também fazem o mesmo,caso da vw cujo crossfox andou decepando dedos de consumidores e não deu nem bola,dizendo ainda que a culpa era do usuario que não leu o manual sobre como abaixar o bc traseiro! quanto à veracruz acho o carro muito bom apesar da falta de respeito que o representante da marca tem para com os consumidores brasileiros. obs; o crossfox continua vendendo muito!!!
Eurico Neves Jr. (31/08/2009 @ 17:31)
Me pergunto qual é objetivo do sr. CAOA com essas peças publicitárias enganosas. Espero que a matriz da Hyundai esteja atenta a essasa práticas questionáveis, que podem destruir a imagem da marca.
Eurico Neves Jr. (31/08/2009 @ 17:31)
Me pergunto qual é objetivo do sr. CAOA com essas peças publicitárias enganosas. Espero que a matriz da Hyundai esteja atenta a essasa práticas questionáveis, que podem destruir a imagem da marca.
Reinaldo (27/08/2009 @ 23:02)
Difícil defender atitudes empresariais que invocam, de forma recorrente, planos de "marketing" que se pautam fundamentalmente pela má-fé. A falta de respeito ao consumidor só existe por um permissivo social: enquanto o "cidadão" permitir ser enganado, terá o mercado de consumo que merece. Entretanto, não menos difícil é imaginar o desvalor de opiniões de quem, a pretexto de dizer-se conhecedor de carros de R$ 100.000, R$ 200.000, R$ 300.000, utiliza em seus argumentos palavras e expressões tais como "impresiso", "inganosas", "inganam", "muinto", "mostran", "hundai", "induzir ao erro", "degladiando", "teste drive", etc. Ou tem muito pobre ganhando no bolão de um real da Mega-Sena ou tem gente (pobre) demais falando merda.
Neto (27/08/2009 @ 13:08)
Eu também já me tornei fã da Kia. Não vejo a hora da fábrica em Salto-SP começar a fabricar aqui o Soul e outros modelos. Será melhor ainda, ver o Grupo CAOA assistir o crescimento da Kia no Brasil com investimentos diretos da Coréia do Sul, sufocado em seu próprio veneno. É uma pena que uma marca como a Hyundai permaneça engessada, nas mãos de incompetentes, que querem produzir no ano que vem, o Tucson que está saindo de linha na Coréia. Eu não compactuo com fábricas que insistem em fabricar aqui o que já saiu de linha no exterior. O Brasil é um dos mais importantes mercados emergentes do mundo, e deve ser tratado como tal. Um dos segredos da Kia sobre o preço do Picanto, apesar do imposto de 35%, é que o carro é o mesmo no mundo todo. Ganha-se em escala, reduzindo o preço do veículo. Aqui se criou um mito de que não dá para fabricar veículos atuais porque seria caro. É mito, pois na verdade o que a fábrica quer é vender gato por lebre, cobrar preço de novidade mundial em sub-produtos. Eu faço a minha parte não comprando carros assim.
BRA S ZERO (27/08/2009 @ 08:51)
Alguem, ai tem um rolimã para doar para meu carrinho 2.0 se for o par troco por um air bago!
BRA S ZERO (27/08/2009 @ 08:50)
Alguem, ai tem um rolimã para doar para meu carrinho 2.0 se for o par troco por um air bago!
MauricioY (26/08/2009 @ 21:51)
É a segunda vez que a Kia move uma ação contra a Hyunday/CAOA no Brasil e vai ser a segunda vez que ganha. Essa CAOA é um grupo que adora uma pilantragem. Não dá pra comprar os carros que ela representa.
Juka (26/08/2009 @ 21:43)
É IMPRESSIONANTE!!! Mais um picaretagem do grupo CAOA!!! As atitudes que esta marca toma no Brasil são o cúmulo do desrespeito. Os dirigentes deste grupo de maracutaias chamado CAOA querem mais é que o consumidor Brasileiro tome no c*. Esclarecendo ao José que não entendeu: elas pertencem, sim, ao mesmo grupo; só que o número alcançado de 2 153 000 carro vendidos foi conseguido SOMANDO AS VENDAS DAS DUAS MARCAS, HYUNDAI E KIA, e NÃO APENAS PELA HYUNDAI como foi proferido neste anúncio MENTIROSO veiculado pelo representante irresponsável da marca Hyundai (o grupo CAOA). Portanto, o anúncio deveria dizer que a DUPLA Kia/Hyundai é dona da quarta posição no ranking mundial de vendas (e com méritos, que fique claro). Entenda que elas tem boas fatias de mercado na Europa e Estados Unidos, países que tem um mercado consumidor imensamente maior que o Brasileiro, e lá estão sob a administração dos donos (os coreanos, então não podem fazer cag*das...), e aqui a importação e venda (e a partir de agora a fabricação no caso da marca Hyundai) está cedida a grupos nacionais, que tomam atitudes completamente distintas. O mau exemplo, é o assunto desta matéria, mais um ato de enganação cometido pelo CAOA. O bom exemplo é o da Kia, que além de trazer ótimos veículos, divulga informações verdadeiras e trata seus lançamentos com muita seriedade. Isso aconteceu, por exemplo, no lançamento do Soul, do Cerato e do Mohave: os preços, versões e equipamentos foram divulgados antecipadamente e na hora da compra eram aqueles mesmos, sem enganação. Mais um exemplo disso: eu acabei de ler o "O Estado de São Paulo" e lá tem a mesma informação do anúncio da Hyundai, a 4ª colocação, mas com as duas marcas ocupando esta posição, como deve ser. E, sim, ja me tornei um fã da Kia. Desculpe o enorme comentário, espero que tenha te ajudado a compreender. Um abraço a todos.
marco lima (26/08/2009 @ 18:49)
Pura briga de comadre... Enquanto houver briga, ambas estarão na mídia, que é o objetivo de ambas. Tal qual em autiomobilismo, quando dois carros de uma mesma equipe trocam vácuos para obterem velocidades maiores.
vander (26/08/2009 @ 18:28)
concordo com o adriano os carros da hyunday sao terriveis fiz teste drive na tucson e no i30 a tucson e um exemplo em inpresisao de dirigibilidade muinto molenga fora que em curvas parese que vai capotar oscila sobre os eixos a todo o monento o acelerador e sensivel demais o motor so tem força em primeira marcha no resto qualquer carro 1.0 tem mais força fora que o carro que andei era extremamente barulhento com so 200km!!!! ja o i30 e um plagio da bmw serie1 mas nao tem a minina comparaçao aliais nem com stilo golf etc omiolo da chave por exemplo e mais simples do que a de um carro popular o comportamento dele em curva de alta e impresiso tambem um verdadeiro orror!! graçãs a deus existe honda toyota bmw audi etc muinto mais caros mais muinto mais carros!!!!!!!!
José (26/08/2009 @ 17:45)
Esta eu não entendi. São do mesmo grupo automotivo e estão se degladiando? Por que? Os produtos de ambas são reconhecidamente muito bons embora compartilhem plataformas. Esta vai entrar para a história!
Adriano (26/08/2009 @ 12:42)
O TUCSON NO BRASIL, VENDE MAIS QUE NOS EUA, E MENOS AINDA NA EUROPA. ALIAS HYUNDAI VENDE MUITO MAL NOS EUA E EUROPA. SO OLHAR OS RANKING DE VENDAS. SEGUNDO A AUTO ESPORTE DE SETEMBRO, OS PREMIOS GANHOS PELA J.D.POWER SÃO MENTIRAS, NAS PROPAGANDAS FAZEM JOGO DE PALAVRAS PARA INDUZIR AO ERRO. FORA QUE O TUCSON É O 23°, EM UMA LISTA DE 23(ULTIMO), E O AZERA O NONO EM UMA LISTA DE DEZ(PENULTIMO). VEJAM A MATERIA NA PAG 28 DA AUTOESPORTE. CONSUMIDOR=PALHAÇO
Rafael - Recife/PE (26/08/2009 @ 12:14)
Não sei se é verdade ou mentira, mais por onde ando só vejo tucson, santafé, azera, veracruz e hr nas ruas das principais capitais brasileria, diferente dos veículos da kia, que quando você encontra dois na mesma avenida pode notar que é uma miragem.
Rafael - Recife/PE (26/08/2009 @ 12:14)
Não sei se é verdade ou mentira, mais por onde ando só vejo tucson, santafé, azera, veracruz e hr nas ruas das principais capitais brasileria, diferente dos veículos da kia, que quando você encontra dois na mesma avenida pode notar que é uma miragem.
Juliano - GO (26/08/2009 @ 11:01)
Eu nao sei quem é mais pilantra de todas essas montadoras...Ontem mesmo estava olhando no site da Kia o novo CERATO; e vejam só, lá nas fotos do carro tem uma foto interna/geral do carro com air bags: motorista, passageiro, laterais (motorista e passageiro), e cortinas de "fora-a-fora"...O bom (ou será pior) é q o carro so vem com duplo air bag (motorista e passageiro)... E aí, isso tb nao é pilantragem??? Se os orgaos de fiscalizacao/regulamentacao fossem mais serios nesse país, talvez as empresas tb seriam... Abcs e sejamos nós tb mais honestos, pois o brasil é desonesto pq é formado por cidadãos desonesto...
Juliano - GO (26/08/2009 @ 11:01)
Eu nao sei quem é mais pilantra de todas essas montadoras...Ontem mesmo estava olhando no site da Kia o novo CERATO; e vejam só, lá nas fotos do carro tem uma foto interna/geral do carro com air bags: motorista, passageiro, laterais (motorista e passageiro), e cortinas de "fora-a-fora"...O bom (ou será pior) é q o carro so vem com duplo air bag (motorista e passageiro)... E aí, isso tb nao é pilantragem??? Se os orgaos de fiscalizacao/regulamentacao fossem mais serios nesse país, talvez as empresas tb seriam... Abcs e sejamos nós tb mais honestos, pois o brasil é desonesto pq é formado por cidadãos desonesto...
Lucas Ap' (26/08/2009 @ 10:07)
Que coisa não, só na base das espetadas estas empresas são criativas mas se continuar neste barraco elas não vão pra frente não, quer mostrar que é melhor que a outra vamos fazer do melhor jeito mostrando quem vende mais e quem tem a melhor criatividade.
Crescendo Pinto (26/08/2009 @ 08:46)
Eu estava em dúvida entre comprar uma Tucson ou uma Sportage, agora com esta briga já decidi: vou continuar com meu Chevette 1986 à álcool que é muito melhor. Quando ele quebra, basta um alicate e uns pedaços de arame e pronto, fica novinho. Agora se eu comprar estes coreanos, as peças devem ser muito caras..........kkkkkk
Crescendo Pinto (26/08/2009 @ 08:46)
Eu estava em dúvida entre comprar uma Tucson ou uma Sportage, agora com esta briga já decidi: vou continuar com meu Chevette 1986 à álcool que é muito melhor. Quando ele quebra, basta um alicate e uns pedaços de arame e pronto, fica novinho. Agora se eu comprar estes coreanos, as peças devem ser muito caras..........kkkkkk
JAntonio (26/08/2009 @ 08:38)
Eu não tenho carro Coreano, nem sequer andei em um, mas acredito que eles possuem boa qualidade, pois vendem no mundo todo. Uma pena que a Hyundai tenha se associado com um grupo que não inspira confiança ao mercado devido suas históricas trapalhadas.
Eugenio Rodrigo (26/08/2009 @ 08:19)
O pessoal da Hyundai não dá uma bola dentro, o último episódio tinha sido o do i30 que não é oferecido na versão de R$ 54mil que estavam anunciando, sem falar o anterior com a Kia.
John (25/08/2009 @ 23:57)
A Kia está sendo mais honesta com o consumidor brasileiro - pudera, não contratou picaretas locais, por enquanto. Há o mistério dos anunciados prêmios JD do Tucson, isso ninguém mais fala - a imprensa tem que ir atrás e revelar a verdade, muitos brasileiros foram enganados, e isso está sendo enormemente prejudicial à imagem da Hyundai no país.
é só esterco ki avôa... (25/08/2009 @ 22:14)
kia e hundai.....vender é facil, eu quero ver é na hora de revender, ou quebrar e precisar de peças, esses made in ching_ling vai dar muita conversa ainda........por exemplo a tucson....na hora da revenda deprecia 50%,,,,,,,vou ficar com meu palio 2005 que vale o mesmo desde quando eu comprei,,,e tenho dito
é só esterco ki avôa... (25/08/2009 @ 22:14)
kia e hundai.....vender é facil, eu quero ver é na hora de revender, ou quebrar e precisar de peças, esses made in ching_ling vai dar muita conversa ainda........por exemplo a tucson....na hora da revenda deprecia 50%,,,,,,,vou ficar com meu palio 2005 que vale o mesmo desde quando eu comprei,,,e tenho dito
j.valto (25/08/2009 @ 22:04)
Toda propaganda de carro seja de qualquer montadora todas são inganosas inganam agente e fica por isso mesmo,mostran veiculos topes de linha na propaganda com preço de basico,no rodape da tela colocam letrinhas tam pequenas que nem com uma lupa da pra ver.
Vanio (25/08/2009 @ 21:59)
Pura jogada de marketing, caso contrário cabeças já teriam rolado.
Klaudio Jefferson (25/08/2009 @ 21:57)
Eu ia comprar um Hyundai Veracruz, mas por causa dessa palhaçada vou comprar um Kia Mohave.
Ewerton (25/08/2009 @ 20:41)
A picaretagem da Hyundai-CAOA é notória e recidivante. Aonde está o conselho que fiscaliza e teoricamente pune esses abusos de propaganda? E o Procon, não diz nada?
Ewerton (25/08/2009 @ 20:41)
A picaretagem da Hyundai-CAOA é notória e recidivante. Aonde está o conselho que fiscaliza e teoricamente pune esses abusos de propaganda? E o Procon, não diz nada?
Lauro (25/08/2009 @ 18:54)
Vocês são tontos mesmo, né? A Hyundai do Brasil é da CAOA, que só faz besteiras... Ele é um idiota de marca maior... O grupo Hyundai-Kia é extremamente competente, basta ver a qualidade dos carros comparado com o preço. Pelo mundo (Europa e EUA), não só no Brasil. Infelizmente eles fizeram este acordo com a CAOA, para diminuir as dívidas. Ele pode ser rico e estar se dando bem, mas não dura, infelizmente... Ele quer montar o Tucson velho! Piada...
Jose Fernando (25/08/2009 @ 18:38)
Se eles tentam seduzir os consumidores com propaganda enganosa, invencao de premios que nao existem etc... o que pensar dos carros? Este grupo que representa os coreanos aqui no Brasil esta 'queimando' a marca ao inves de criar confiabilidade e respeito. Jamais compraria um carro coreano nestas condicoes enganadoras!
Marcos (25/08/2009 @ 18:31)
Mais uma vez a Hyundai faz propaganda enganosa. Dá pra confiar numa marca dessas? Fora os impostos que a Hyundai está devendo pro povo brasileiro.
» TOPO