Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Tecnologia
TEXTO  |RSS | Add to Google|
Confira o funcionamento do Park Assist Vision, da VW
Por Vitor Matsubara | 12/03/2009
Tecnologia estaciona o carro sem o auxlio do condutor

Entre as novidades mostradas na Ecogerma 2009, feira promovida pelo Centro de Comrcio Brasil-Alemanha, a Volkswagen exibe o Passat Paul.

O carro-conceito, que foi apresentado pela primeira vez em uma feira de tecnologia em Hannover, tem como principal atrativo a capacidade de estacionar em vagas perpendiculares sem a interveno do motorista. Confira no vdeo abaixo:

O sistema funciona da seguinte maneira: o condutor conduz lentamente o veculo em frente vaga desejada para que o sistema faa o reconhecimento do espao. Logo em seguida, o monitor do sistema de navegao indica as vagas disponveis e o usurio seleciona onde deseja parar o carro.

A seguir, o motorista coloca a alavanca de cmbio na posio P e, de fora do veculo, pressiona um boto na chave para que o processo se inicie. Quatro cmeras situadas nos espelhos retrovisores, na dianteira e na traseira se encarregam de calibrar as dimenses da vaga.

Os sinais so transmitidos a um computador instalado no porta-malas, que os analisa e envia os comandos necessrios para os sistemas de direo e transmisso. Os sensores de estacionamento tambm evitam possveis batidas, indicando a distncia a ser percorrida.

O sistema estera o volante e faz eventuais correes de direo, alinhando o carro de acordo com a posio dos veculos estacionados nas vagas ao lado. Caso detecte alguma irregularidade ou obstculo, a manobra interrompida.

Assim que o veculo estacionado, o motor desligado automaticamente e todas as portas so travadas. O sistema tambm tira o carro da vaga, bastando ao condutor apertar o mesmo boto que estaciona o carro.

O Passat Paul tambm conta com o Park Assist, que estera o volante sozinho em balizas, cabendo ao motorista apenas acelerar e frear o carro. Este recurso j oferecido na Europa nos modelos Touran, novo Golf, Passat CC e Tiguan. Veja a seguir:

Segundo a Volkswagen, o Park Assist Vision ainda est em fase de desenvolvimento e deve passar por uma srie de testes adicionais antes de ser adotado em srie.

LEIA TAMBM:
>> VW e Audi participam de feira em So Paulo; evento rene multinacionais alems de vrios setores

FIAT CARRO DE VERDADE! (25/04/2010 @ 21:12)
GENTEEEEEE, GENTEEEEEE... ADOREI O COMENTRIO QUE TEVE AI EM BAIXO: SERA QUE EU POSSO COLOCAR ISSO NO MEU FUSCA, S QUE NO MEU CASO EU TENHO QUE COLOCAR NO GOL BX 79 VELHO DO MEU PAI QUE TA PARADO A ANOS AQUI... HUAHUAHUUAHHUAHUAHUA.... VW, NUM INVENTA NO... CONTINUA COM SEUS GOLS FUSCAS, FOX FUSCAS... QUE AH MELHOR COISA QUE VAI ACONTECER! VW VAI CONTINUAR COM OS CARROS DA POCA DA PEDRA AT MORRE...
FIAT CARRO DE VERDADE! (25/04/2010 @ 21:12)
GENTEEEEEE, GENTEEEEEE... ADOREI O COMENTRIO QUE TEVE AI EM BAIXO: SERA QUE EU POSSO COLOCAR ISSO NO MEU FUSCA, S QUE NO MEU CASO EU TENHO QUE COLOCAR NO GOL BX 79 VELHO DO MEU PAI QUE TA PARADO A ANOS AQUI... HUAHUAHUUAHHUAHUAHUA.... VW, NUM INVENTA NO... CONTINUA COM SEUS GOLS FUSCAS, FOX FUSCAS... QUE AH MELHOR COISA QUE VAI ACONTECER! VW VAI CONTINUAR COM OS CARROS DA POCA DA PEDRA AT MORRE...
FIAT CARRO DE VERDADE! (25/04/2010 @ 21:12)
GENTEEEEEE, GENTEEEEEE... ADOREI O COMENTRIO QUE TEVE AI EM BAIXO: SERA QUE EU POSSO COLOCAR ISSO NO MEU FUSCA, S QUE NO MEU CASO EU TENHO QUE COLOCAR NO GOL BX 79 VELHO DO MEU PAI QUE TA PARADO A ANOS AQUI... HUAHUAHUUAHHUAHUAHUA.... VW, NUM INVENTA NO... CONTINUA COM SEUS GOLS FUSCAS, FOX FUSCAS... QUE AH MELHOR COISA QUE VAI ACONTECER! VW VAI CONTINUAR COM OS CARROS DA POCA DA PEDRA AT MORRE...
Edison (18/04/2009 @ 10:37)
Hi Jonhy, what's up? Fiz um comentario baseado em fatos, e voce tem razao em muito do que voce comentou. A industria automotiva americana a uns quinze anos passados apostou pesado no desenvolvimento de caminhonetes tipo 150, 250, 350 etc, e parou quase que totalmente de atualizar carros, resultado, companhias estrangeiras " invadiram " o mercado com produtos mais atualizados que os locais e esmagaram a industrial americana no segmento de automovel, e isso foi uma materia que eu ouvi no radio do presidente do orgao automotivo deles. Eles ate que reagiram nos ultimos 2 anos, mas ja era muito tarde. Nao sei se me fiz entender direito, mas quando me referi a tecnologia, e tecnologia propria, desenvolvida no Brasil e nao comprada atraves do produto pronto (veiculos) aqui no Brasil ou em qualquer pais de 3o mundo que nao a tenha. Nao defendo os interesses norte americanos, eles teem muita coisa boa e tambem muita coisa ruim, bem como nao tenho interesse de comentar nada em favor de carros asiaticos Outro ponto, vendendo pizza o cara pode ter um Civic ou Corollal novo sem o menor problema pois sao carros populares por aqui e podem custar em torno de $ 15,000.00, dependendo do modelo. Voce tambem tem razao em dizer que as tecnologias de ponta nao sao para qualquer bolso e so comecam a estar presentes em veiculos da classe premium e nenhuma delas estao em carros que custem menos de $40,000.0. Voce fez um comentario legal, porem voce nao teve razao em um ponto. Nao sou ilegal nos Estados Unidos. Abracos
Jonhy (17/04/2009 @ 18:36)
Hey Edison Wassup Up Brow, me desculpe, mas os EUA esto em total decadncia,e o Brasil em Total progresso, a maioria das tecnologias do setor automotivo esto chegando aqui no Brasil a todo momento, COm certeza vc deve ser mais um Brasiliero Ilegal nos EUA que acha tudo por ai melhor do que aqui, e que anda de Honda Civic Velho ou Toyota Corrola Antigo, acertei no , HAHA, TODO MUNDO QUE MORA AI NOS EUA SABE que A GM E FORD e o RESTO DAS MONTADORAS AMERICANAS s produezem carros SEM DURABILIDADE, e no acompanhram as NOVAS TECNOLOGIAS, bom o nico PROBLEMA QUE AQUI NO BRASIL para se ter acesso a essas tecnologias precisa ser BEM REMUNERADO e no muito diferente ai dos EUA, pois UM ENTREGADOR de pizza ou pedreiro ai nos EUA ou coisa PARECEIDA no TEM AS MINIMAS condies de COMPRAR essa TECNOLGIA AI NOS EUA ANYWAY, correto amigo, HAHAHAHAHAHA....
Edison (17/04/2009 @ 16:45)
O que e que nos brasileiros pensamos? A Volkswagen desenvolve coisas que e para o mercado europeu e americano e tem carinha aqui querendo que a tecnologia venha pro Brasil. ACORDEMOS, DESPERTEMOS. Os alemaes nao vao ficar perdendo tempo para desenvolver tecnologia sentiva para lancar em um mercado de 3o. mundo como somos. Moro nos USA ha dez anos e vi somente 2 VW PHEATON, um rodando e outro na agencia. Somos pais de terceiro mundo e seremos sempre ate o dia que comercarmos a ter tecnologia propria, e sabe de uma coisa, isso nunca vai acontecer. Quem nao desenvolve tecnologia compra, como fez a propria VW comprando a Bentley que era a divisao luxuosa da RR. Somos pauperrimos de tecnologia e esse BUFAO que esta governando o pais sai de chapeu na mao mendigando transferencia da mesma. Desperta tu que dormes............
Alan (01/04/2009 @ 11:02)
muito legal essa tecnologia
Juliano (17/03/2009 @ 00:00)
Pedro, vc tem toda a razo, "PARABNS A VW"? s pode estar de brincadeira...Se ela coloca um retrovisor eltrico a mais o preo dos carros sobem no minimo uns R$ 5000,00...e depois ainda vem falar de civic e corolla...ele deve ter um gol bola e daqui uns 20 anos sonha em ter uma passat 2008...
Pedro (17/03/2009 @ 00:00)
Tem VW e VW. No tem comparao entre um Passat desses a, que custam R$200 mil, com as carroas que eles vendem aqui com nome de Gol. Quem defende marca de carro igual time de futebol tem que ser muito otrio, iguais a estes que escreveram aqui embaixo...
Juliano (17/03/2009 @ 00:00)
Pedro, vc tem toda a razo, "PARABNS A VW"? s pode estar de brincadeira...Se ela coloca um retrovisor eltrico a mais o preo dos carros sobem no minimo uns R$ 5000,00...e depois ainda vem falar de civic e corolla...ele deve ter um gol bola e daqui uns 20 anos sonha em ter uma passat 2008...
jean (16/03/2009 @ 00:00)
Essa tecnologia bem legal, mas tira uma das coisas mais legais de guiar um carro que estacionar o mesmo.
Kiron Piacelli (14/03/2009 @ 00:00)
Que loucura!!! Isso muito louco, parabns para a volks! Inacreditvel. Muito bom, sem comentrios. Fiquei emocionado, quase chorei, vou ter um ataque cardico se ver isso de perto! d hora. Chama o mdico!!!!!!
VIEIRA (14/03/2009 @ 00:00)
ISSO MUITO BOM OU SEJA AVANO TECNOLOGICO! MAS GOSTARIA QUE OS ENGENHEIROS DEDICASSEM SEUS ESFOROS E TRABALHOS EM CRIAR MODELOS MENOS POLUENTES E MAIS ECONMICOS. POIS A CADA DIA O NOSSO PLANETA FICA MAIS SUFOCADO.
adriana marlen (14/03/2009 @ 00:00)
esse trem pode ser equipado no fusca 66
Misterioso (13/03/2009 @ 00:00)
Tem alguns modelos superluxo da toyota que tem esse sistema, porque no foi dito?
Janderson (13/03/2009 @ 00:00)
Acho que esta tecnologia nunca chegara aqui no Brasil, pois a maioria dos Volkswagem mau tem vidro eltrico tudo na manivela, se quiser opcionais o preo sobe 10 mil reais.... Se chegar ser bem salgado o preo de um carro com essa tecnologia...
doido (13/03/2009 @ 00:00)
Esto vendo a preocupao das fabricas com meio ambiente, em vez de aplicar dinheiro no desenvolvimento de carro menos poluente mais seguro para seus ocupantes, vo se preocupar com aparelho para estacionar. Para, isso dever e obrigao do motorista saber e no do carro, onde esta o prazer de dirigir.
LEIZZER (13/03/2009 @ 00:00)
QUANTO COMENTRIO IDIOTA! A REPORTAGEM FOI FEITA SIMPLESMENTE PARA INFORMAR A NOS LEITORES DO AVANO DA TECNOLOGIA NO VW. CLARO QUE ISSO VAI DEMORAR MUITO PARA CHEGAR AO BRASIL, E QUNDO CHEGAR VAI CUSTAR MUITO. POIS O NOSSO PAS E RECORDISTA EM IMPOSTOS.
doido (13/03/2009 @ 00:00)
Esto vendo a preocupao das fabricas com meio ambiente, em vez de aplicar dinheiro no desenvolvimento de carro menos poluente mais seguro para seus ocupantes, vo se preocupar com aparelho para estacionar. Para, isso dever e obrigao do motorista saber e no do carro, onde esta o prazer de dirigir.
Raul (13/03/2009 @ 00:00)
TUDO a ver!!!! quem gosta de VW no gosta de carro, no gosta de dirigir, no SABE dirigir... Ento acho que a Volks, deve investir ao mximo nesse sistema intil.
Roger (13/03/2009 @ 00:00)
Isso VW, muito legal. Eu quero um desses no meu Fox...
VIEIRA (13/03/2009 @ 00:00)
ISSO MUITO BOM OU SEJA AVANO TECNOLOGICO! MAS GOSTARIA QUE OS ENGENHEIROS DEDICASSEM SEUS ESFOROS E TRABALHOS EM CRIAR MODELOS MENOS POLUENTES E MAIS ECONMICOS. POIS A CADA DIA O NOSSO PLANETA FICA MAIS SUFOCADO.
HH (13/03/2009 @ 00:00)
E no Lexus, um equipamento de srie.
Janderson (13/03/2009 @ 00:00)
Acho que esta tecnologia nunca chegara aqui no Brasil, pois a maioria dos Volkswagem mau tem vidro eltrico tudo na manivela, se quiser opcionais o preo sobe 10 mil reais.... Se chegar ser bem salgado o preo de um carro com essa tecnologia...
Janderson (13/03/2009 @ 00:00)
Acho que esta tecnologia nunca chegara aqui no Brasil, pois a maioria dos Volkswagem mau tem vidro eltrico tudo na manivela, se quiser opcionais o preo sobe 10 mil reais.... Se chegar ser bem salgado o preo de um carro com essa tecnologia...
Marcus (13/03/2009 @ 00:00)
Quem gosta de Vw sabe oq eh carro de verdade!
Misterioso (13/03/2009 @ 00:00)
Tem alguns modelos superluxo da toyota que tem esse sistema, porque no foi dito?
HH (13/03/2009 @ 00:00)
Nos carros da Lexus existe j h muito tempo esse sistema. Existe at um sistema que o carro se guia sozinho em uma auto-estrada. Vejam este vdeo com o sistema de auto-guiamento, auto-frenagem e de self-parking(Estaciona sozinho). http://www.youtube.com/watch?v=nS4WMJR_JZs&feature=related
HH (13/03/2009 @ 00:00)
E no Lexus, um equipamento de srie.
VIEIRA (13/03/2009 @ 00:00)
ISSO MUITO BOM OU SEJA AVANO TECNOLOGICO! MAS GOSTARIA QUE OS ENGENHEIROS DEDICASSEM SEUS ESFOROS E TRABALHOS EM CRIAR MODELOS MENOS POLUENTES E MAIS ECONMICOS. POIS A CADA DIA O NOSSO PLANETA FICA MAIS SUFOCADO.
» TOPO