Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Mercado
TEXTO  |RSS | Add to Google|
Governo reduz IPI dos automóveis
Por Marcio Ishikawa | 11/12/2008

O governo anunciou um pacote de medidas contra a crise econômica que está abalando a economia mundial e, entre outras medidas, está a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) para os carros. Os modelos equipados com motores de até 1 litro, que atualmente pagam 7%, passam a ser isentos.

Os modelos equipados com motores entre 1 e 2 litros sofreram redução da alíquota. As picapes até 2 litros também sofreram redução. Já os carros com motores superiores a 2 litros mantiveram as alíquotas de 25% (gasolina) e 18% (álcool ou flex).

Confira como ficou a tabela, que será válida até 31 de março de 2009:

Carros até 1000 cilindradas, a álcool ou gasolina7% para 0

Carros de 1001 a 2000 cilindradas, a gasolina13% para 6,5%

Motores de 1001 a 2000 cilindradas, a álcool ou flex – 11% para 5,5%

Picapes até 1000 cilindradas, a álcool ou gasolina8% para 1%

Picapes de 1001 a 2000 cilindradas, a álcool ou gasolina8% para 4%

A expectativa é que a receita do governo seja reduzida em cerca de 1 bilhão de reais. O ministro Guido Mantega afirma que espera que a redução de impostos seja repassada ao consumidor e que as medidas evitem demissões no setor.

O setor automotivo também será beneficiado com a redução para 1,5 % ao ano do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito para pessoas físicas. Na prática, isso deve contribuir para aumentar o número de financiamentos de veículos.

'Rodney Dias Ribeiro' (18/03/2009 @ 17:43)
Eu e minha família demoramos um tempo até decidirmos trocar de carro, devido à instabilidade do mercado no final de 2008. Como temos poucas posses, temos que avaliar pra não nos arrepender depois. No entanto, após adquirir um Classic 2009 no início de dezembro de 2008, veio a notícia da redução do IPI. Tivemos prejuízo, sem dúvida. Acho que o governo poderia ter anunciado a medida com antecedência, para preparar os consumidores e evitar surpresas desagradáveis. Será que posso ter meu prejuízo recuperado? Rodney
Renato (12/01/2009 @ 12:29)
Comprei um Celta 2008 modelo 2009 em novembro umas 2 semanas antes de liberar o desconto do IPI, com esse prazo curto eu tenho direito do desconto tenho que procurar a finaciadora ou a loja que me vendeu para ter direito ao desconto? Se alguem poder me ajudar Agradeço!!!
lidson m silva (09/01/2009 @ 17:41)
comprei um carro gol 1000 em dezembro , ano de frabricação 2007 mod 2008, semi novo ,anteis da crize se deflagar,logo em seguida o governo anuciou o desconto no IPI,pergunto sera que eu tenho direito ao desconto,devo negociar com a financeira,se auguem souber responder agradeso
Cristiano Prado (16/12/2008 @ 11:08)
Vou ter q aceitar um fato. O Governo foi legalzinho conosco. Ia comprar um C3 no mes passado, mas acabei não comprando por exatamente 2 mil, q com a redução do IPI posso comprar! E ainda vou colocar ar-condicionado digital com o q sobrou! UHU!
adriano (16/12/2008 @ 10:32)
Comprei um carro zero,paguei o boleto no dia 11/12 quinta feira,mas nao peguei o carro ainda!tenho direito ao desconto de ipi?
andre (15/12/2008 @ 10:57)
Ah por favor..... se abaixar algo vai ser 500 reais no maximo. Nao vai adiantar nada, já que o povao só compra carro financiado a perder de vista, e o credito e os juros estao horriveis. A situacao VAI pioroar, se vc tem dinheiro pra trocar de carro fique com o seu e guarde o dinheiro, vc vai precisar....
RPT (14/12/2008 @ 23:46)
Amigos, vamos boicotar as vendas de carros 0km até que as montadoras e o governo, enfim, notem que não somos consumidores desinformados e burros. http://naocomprecarro0km.wordpress.com Acessem, dêem seus palpites e vamos lutar contra os preços abusivos cobrados no Brasil. Grande abraço, RPT
RPT (14/12/2008 @ 23:46)
Amigos, vamos boicotar as vendas de carros 0km até que as montadoras e o governo, enfim, notem que não somos consumidores desinformados e burros. http://naocomprecarro0km.wordpress.com Acessem, dêem seus palpites e vamos lutar contra os preços abusivos cobrados no Brasil. Grande abraço, RPT
Ney (14/12/2008 @ 22:41)
Para os colegas que acabaram de comprar seu carros novos, cujo faturamento ainda não ocorreu, devem exigir o desconto, caso contrário desistam da compra por aque até fevereiro/09 os preços cairão muito mais; serão duas perdas consecutivas.
Antonio carlos (14/12/2008 @ 20:19)
Comprei um carro dia 10,mas só vai ser faturado dia 15-12, se a nota vir com desconto do ipi, terei direito da redução.....ou perdi 7% sobre o valor.....abraços
Saimonton (14/12/2008 @ 08:10)
Pessoal alguem sabe por quanto ficou o preço final do classic? abraços!
Ricardo (13/12/2008 @ 23:03)
Comprei um carro 2.0 gasolina no dia 11. O anúncio foi no dia 11 à noite. Eu tenho direito de requerer a diferença do IPI pago? Obrigado.
Geraldo (13/12/2008 @ 22:53)
Valeu, Lula, obrigado por lutar para q não sintamos a crise. A crise veio pra quem a quiser. Viva o novo. Eu de carro novo :)
RPT (13/12/2008 @ 15:01)
Amigos, vamos boicotar as vendas de carros 0km até que as montadoras e o governo, enfim, notem que não somos consumidores desinformados e burros. http://naocomprecarro0km.wordpress.com/ Acessem, dêem seus palpites e vamos lutar contra os preços abusivos cobrados no Brasil. Grande abraço, RPT
RPT (13/12/2008 @ 15:01)
Amigos, vamos boicotar as vendas de carros 0km até que as montadoras e o governo, enfim, notem que não somos consumidores desinformados e burros. http://naocomprecarro0km.wordpress.com/ Acessem, dêem seus palpites e vamos lutar contra os preços abusivos cobrados no Brasil. Grande abraço, RPT
Marcio Pereira Dinis (13/12/2008 @ 10:41)
Já estava na hora do governo dar uma força para a população, afinal em matéria da própria revista, a carga tributária, é uma das grandes vilãs da acessibilidade da carro brasileiro.
M. Fukahori (13/12/2008 @ 09:08)
O Governo esta fazendo a sua parte, reduziu o IPI, liberou recursos para financiamentos, cadê a parte das montadoras, das distribuidoras, dos bancos, um pouco de cada um, pode cair no gosto e preferencia do consumidor.
mtadeu (13/12/2008 @ 00:04)
Maneira "inteligente" essa do Governo de ajudar ainda mais as montadoras. Será que alguém acredita que a redução de IPI e IOF vai chegar ao consumidor? Com certeza esse benefício será incorporado aos lucros das montadoras. Não acredito na redução de nem um R$ 1,00 no preço final dos automóveis ao consumidor. Ou isso, ou vão embutir tudo nas taxas 0,49, 99 9999% que nós pagamos.
mtadeu (13/12/2008 @ 00:03)
Maneira "inteligente" essa do Governo de ajudar ainda mais as montadoras. Será que alguém acredita que a redução de IPI e IOF vai chegar ao consumidor? Com certeza esse benefício será incorporado aos lucros das montadoras. Não acredito na redução de nem um R$ 1,00 no preço final dos automóveis ao consumidor. Ou isso, ou vão embutir tudo nas taxas 0,49, 99 9999% que nós pagamos.
Alan (12/12/2008 @ 22:50)
Vou apostar então no que disse o colega misterioso. Como o prazo é até 31/03/09 da redução do IPI, vou segurar a vontade mais um pouco e ver como fica no 1° tri/09. Sds, Alan Carlos
Misterioso (12/12/2008 @ 19:45)
PELO AMOR DE DEUS, CONSERVEM O CARRO QUE VOCÊS TEM E NÃO COMPREM, HÁ ANOS AS MONTADORAS FAZEM LUCROS EM CIMA DOS CARROS QUE FICAM ENTRE 10% A 15%, NOS USA, COMBRAM MENOS DE 2%!!!!!!, ISSO É UMA POUCA VERGONHA NA CARA, O GOVERNO TÁ CAGANDO DE MEDO AGORA QUE AS VENDAS CAIRAM, POR ISSO BAIXARAM O PREÇO, APRENDAM QUE, SE VOCÊS NÃO COMPRAREM, O GOVERNO VAI TER QUE REDUZIR OS IMPOSTOS MAIS AINDA E AS MONTADORAS VÃO COMEÇAR A FICAR ENDIVIDADAS, OBRIGANDO A REDUÇÃO DO LUCRO, ANOTEM AÍ:QUANDO ELE FICAR ABAIXO DE 4%, AÍ PODE VOLTAR A COMPRAR CARROS, PORQUE AS MONTADORAS SÃO UMAS CARA-DE-PAU QUE RIEM DA NOSSA CARA POR SERMOS BURROS DE COMPRAR CARROS A PREÇOS ABSURDOS!!!!!!!!!!!, SE VOCÊS QUEREM CARROS NA FAIXA DE PREÇO DA EUROPA, USA, CANADÁ...,BASTA NÃO COMPRAR MAIS CARROS, FAÇAMOS A NOSSA PARTE, PODEMOS CONSEGUIR!!!!!
Misterioso (12/12/2008 @ 19:45)
PELO AMOR DE DEUS, CONSERVEM O CARRO QUE VOCÊS TEM E NÃO COMPREM, HÁ ANOS AS MONTADORAS FAZEM LUCROS EM CIMA DOS CARROS QUE FICAM ENTRE 10% A 15%, NOS USA, COMBRAM MENOS DE 2%!!!!!!, ISSO É UMA POUCA VERGONHA NA CARA, O GOVERNO TÁ CAGANDO DE MEDO AGORA QUE AS VENDAS CAIRAM, POR ISSO BAIXARAM O PREÇO, APRENDAM QUE, SE VOCÊS NÃO COMPRAREM, O GOVERNO VAI TER QUE REDUZIR OS IMPOSTOS MAIS AINDA E AS MONTADORAS VÃO COMEÇAR A FICAR ENDIVIDADAS, OBRIGANDO A REDUÇÃO DO LUCRO, ANOTEM AÍ:QUANDO ELE FICAR ABAIXO DE 4%, AÍ PODE VOLTAR A COMPRAR CARROS, PORQUE AS MONTADORAS SÃO UMAS CARA-DE-PAU QUE RIEM DA NOSSA CARA POR SERMOS BURROS DE COMPRAR CARROS A PREÇOS ABSURDOS!!!!!!!!!!!, SE VOCÊS QUEREM CARROS NA FAIXA DE PREÇO DA EUROPA, USA, CANADÁ...,BASTA NÃO COMPRAR MAIS CARROS, FAÇAMOS A NOSSA PARTE, PODEMOS CONSEGUIR!!!!!
Alex Oliveira (12/12/2008 @ 19:23)
Pessoal estou de olho no novo Ka, por favor, me respondam, qual vai ser o melhor mês para comprar carro, final de dezembro2008, JAN 2009, FERV2009????
Alan (12/12/2008 @ 17:19)
Pessoal, Alguns 1.0 já tiveram os preços anunciados (Mille e Ka) e repassaram todo o bônus fiscal. Acho que vou pegar um Ka apesar dos argumentos contrários dos companheiros comentaristas aqui do Site. Sds, Alan
Alan (12/12/2008 @ 17:19)
Pessoal, Alguns 1.0 já tiveram os preços anunciados (Mille e Ka) e repassaram todo o bônus fiscal. Acho que vou pegar um Ka apesar dos argumentos contrários dos companheiros comentaristas aqui do Site. Sds, Alan
Alan (12/12/2008 @ 17:15)
Pessoal, Alguns 1.0 já tiveram os preços anunciados (Mille e Ka) e repassaram todo o bônus fiscal. Acho que vou pegar um Ka apesar dos argumentos contrários dos companheiros comentaristas aqui do Site. Sds, Alan
CSC (12/12/2008 @ 16:46)
A ordem das matrizes é manter o preço o mais alto possível para diminuir o rombo no exterior. De alguma forma eles vão driblar o desconto no IPI parar embolsar ainda mais, isso sem falar nas francesas que ainda não aderiram ao acordo com o governo. É claro governo e montadoras estão tão acostumados a lucrar que mesmo perdendo, querem perder o menos possível. Para eles, se alguém tem que perder então que sair no prejuízo, que seja o consumidor. A solução é simples: Não comprar carros agora.
Marcos Vieira (12/12/2008 @ 16:12)
E as montadoras que vem tendo lucros excessivos a 10 anos, não entram com nada.... se o governo não der desconto, as montadoras estão pouco se lixando para a crise, se apertar, manda os operários embora e pronto...não tem promoção nas concessionárias.... atax de juros é alta,...o importante é elas manterem os lucros o resto pouco importa....
antonio joaquim neto (12/12/2008 @ 16:01)
espero que as revendedoras repassem es descontos ao consumidor,já que as mesmas acabam fazendo o repasse adequadamente
FELIPE (12/12/2008 @ 15:52)
CONCORDO COM A OPONIÃO DO LUIZ E MAIS UMA "EI PETROBRAS, EI LULA, VAÕ TOMAR ´VERGONHA NA CARA E BAIXEM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS" SEUS CAPITALISTAS ENDINHEIRADOS
FELIPE (12/12/2008 @ 15:52)
CONCORDO COM A OPONIÃO DO LUIZ E MAIS UMA "EI PETROBRAS, EI LULA, VAÕ TOMAR ´VERGONHA NA CARA E BAIXEM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS" SEUS CAPITALISTAS ENDINHEIRADOS
FELIPE (12/12/2008 @ 15:52)
CONCORDO COM A OPONIÃO DO LUIZ E MAIS UMA "EI PETROBRAS, EI LULA, VAÕ TOMAR ´VERGONHA NA CARA E BAIXEM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS" SEUS CAPITALISTAS ENDINHEIRADOS
FELIPE (12/12/2008 @ 15:52)
CONCORDO COM A OPONIÃO DO LUIZ E MAIS UMA "EI PETROBRAS, EI LULA, VAÕ TOMAR ´VERGONHA NA CARA E BAIXEM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS" SEUS CAPITALISTAS ENDINHEIRADOS
FELIPE (12/12/2008 @ 15:52)
CONCORDO COM A OPONIÃO DO LUIZ E MAIS UMA "EI PETROBRAS, EI LULA, VAÕ TOMAR ´VERGONHA NA CARA E BAIXEM O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS" SEUS CAPITALISTAS ENDINHEIRADOS
leonardo x (12/12/2008 @ 13:39)
eu lembro quando lula disse: não existe crise! isso é coisa da oposição. rsrs
Leo (12/12/2008 @ 12:26)
Eu acho é POUCOOOO!!!
eduardo-sjbv (12/12/2008 @ 11:35)
vou conferir pra ver se vai baixar mesmo, só vai valer a pena se o desconto for em cima do preço praticado e não da tabela, pois quase todas subiram os preços em novembro na tabela, mas continuaram vendendo no preço antigo.
Marco (12/12/2008 @ 11:18)
Quero ver qual vai ser a primeira montadora a repassar os preços, até agora ninguem deu um pio...
Fernando (12/12/2008 @ 11:00)
Até os petralhas perceberam que a redução de impostos beneficia tanto consumidores quanto indústria. A arrecadação "perdida" pela diminuiçao desse imposto tende a retornar com mais ipva e consumo de combustivel.
luiz (12/12/2008 @ 10:56)
só IPI ? TEM QUE BAIXAR CSLL, PIS, COFINS, JUROS, IOF, ICMS, ISS, COMBUSTÍVEL (OLHA O PREÇO DO PETROLEO), E O PIOR A GANÂNCIA, E A SOBERBAS DESSES CARAS
Rafael (12/12/2008 @ 10:16)
calma pessoal, ainda não é a hora de comprar carro, pq o preço vai baixar mais ainda, só agora q a agua bateu na bunda é q o governo resolveu reduzir os impostos, pq nao fizeram isso antes como falaram desde quando o barbudo entrou no governo na primeira vez? Teriamos q fazer um verdadeiro boicote para o governo e montadoras pararem de enganar o povo e parar de vender carro fuleira por preço absurdo!
Marcelo Soares (12/12/2008 @ 10:07)
Não fiquem alegres,lembrem-se vocês se divertiram nessas últimas eleições:ganharam dinheiro na fila para votar em "certos candidatos",combustível para suas carroças,linguiçadas,churrascos,reformas em suas casas,etc.Essa redução vai ser recuperada em outros setores como por exemplo:a sid dos combustíveis
Alan (12/12/2008 @ 09:45)
A partir de quando começa a valer o desconto? Quero comprar com este benefício....
MARCOS A. GONTARSKY (12/12/2008 @ 09:42)
Se as montadoras vão repassar ou diminuir sua margem de lucro eu duvido, o máximo que eles irão fazer é diminuir do seu MARK-UP, porque colocam na mídia esta notícia, mas se você agora ligar em uma concessionária ou montadora ninguém sabe informar .
MARCOS A. GONTARSKY (12/12/2008 @ 09:42)
Se as montadoras vão repassar ou diminuir sua margem de lucro eu duvido, o máximo que eles irão fazer é diminuir do seu MARK-UP, porque colocam na mídia esta notícia, mas se você agora ligar em uma concessionária ou montadora ninguém sabe informar .
MARCOS A. GONTARSKY (12/12/2008 @ 09:41)
Se as montadoras vão repassar ou diminuir sua margem de lucro eu duvido, o máximo que eles irão fazer é diminuir do seu MARK-UP, porque colocam na mídia esta notícia, mas se você agora ligar em uma concessionária ou montadora ninguém sabe informar .
Arêas (12/12/2008 @ 08:20)
Graças a Deus. Tava na hora do governo abrir as pernas! Agora é a vez das montadoras. Se elas reduzissem sua margem de lucro em uns 5%, os preços ficariam melhores ainda!
Marcos Paulo Ferreira Reis (12/12/2008 @ 01:24)
O governo está de parabéns pelas medidas apresentadas. Esse é um Brasil diferente e preparado para a crise. www.marcospauloferreirareis.blogspot.com
Marcos Paulo Ferreira Reis (12/12/2008 @ 01:24)
O governo está de parabéns pelas medidas apresentadas. Esse é um Brasil diferente e preparado para a crise. www.marcospauloferreirareis.blogspot.com
Marcos Paulo Ferreira Reis (12/12/2008 @ 01:24)
O governo está de parabéns pelas medidas apresentadas. Esse é um Brasil diferente e preparado para a crise. www.marcospauloferreirareis.blogspot.com
John (11/12/2008 @ 22:56)
Pessoal da QR, por favor - "cilindradas"?? 1000 centímetros cúbicos, ou cilindrada de 1000 centímetros cúbicos, mas "cilindradas" não existe em um único motor. Duas mil "cilindradas" significa duas mil capacidades cúbicas diferentes, o que certamente não é o que se quer dizer.
» TOPO