10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Os fãs do modelo são gente boa - nós também. O saudoso Chevrolet não sai de nossas memórias, mas as verdades têm de ser ditas

Chevrolet Opala SS

1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.

3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de seis cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.

Chevrolet Opala Comodoro SL/E Cupê

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).

6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.

Chevrolet Opala Comodoro SL/E Cupê

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.

Viaturas policiais - Opala

9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.

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  1. Faço das palavras de Reinaldo, as minhas.

    Na minha opinião, reportagem de respeito deve ser fiel a realidade e apresentar os pontos negativos e positivos daquilo que é o seu objeto. Não acredito em quem só vê o lado ruim de algo ou alguém.

    Não o conheço mas a impressão é que o senhor é muito novo, talvez da geração Y (aquela que só conhece computadores e despreza a verdadeira arte de viver) e acredito na sua evolução e, para colaborar com o seu crescimento, convido-o a participar da Noite do Opala que acontece todos os anos no Sambódromo no mês de junho (veja a programação do Auto Show) para ver de perto quantas bobagem escreveu e talvez contar aquela da empilhadeira ao vivo para toda a comunidade opaleira!

    Para encerrar, existe uma característica do Chevrolet Opala que é indescritível: acelerar o 6 cilindros e ouvindo o ronco do 6X2 e o bater dos seus tuchos mecânicos. Vamos dar uma volta já que o senhor nunca o fez pois tenho certeza que ficará com saudade do BOM E VELHO OPALA…

    Apenas por curiosidade, qual carro o senhor tem?

    Grande Abraço,

  2. Marcelo da silva Nunes

    Nãããão, aprendam por favor a lição que qualquer bom piloto sabe e que o saudoso colaborador desta revista (quando ela era tecnicamente boa) Expedito Marazzi ensinava até em seus cursos de pilotagem: Opala não sai de traseira, sai de FRENTE.
    Isso é muito óbvio, visto que o desequilíbrio de peso é flagrante, muito mais peso à frente e ponto. Mas os braços duros, muitos dos quais dizem ser testadores de carros, quando sentem a frente indo embora, tiram o pé de uma vez do acelerador e aí a combinação de traseira leve com torque elevado (aí em torque de inversão) faz a traseira fugir do controle.
    Aí não adianta contra esterço, a traseira já foi. Daí sim sacos de areia, dando mais peso na traseira deixam o carro mais neutro e aliviam a reação brusca ao tirar o pé do acelerador. Mas amortecedores mais firmes (obviamente na frente) aliviam a tendência ao subesterço.

  3. Qual o carro de hoje ainda estará rodando daqui a 48 anos ? E tão bem quanto o Opala ? Tem muito Opalão rodando por aí, muita máquina de fazer inveja, a 4 rodas foi muito infeliz nessa matéria. Qualquer dúvida é só procurar em sites de pesquisa : Opala imagens.
    P.S: Não esqueça de ter consigo um babador.

  4. Afonso Paione

    Matéria divertida! Meu pai teve Opalas desde 1970, eu aprendi a dirigir em um e depois tive mais dois. A maior parte do que foi falado é verdade. A GM sempre foi especialista em lançar antiguidades aqui no Brasil. Enquanto a Ford lançava um Corcel em 1968, que tinha tração dianteira, radiador selado, rodas de 13″ (era novidade), etc e tal, a GM lançou Opala (1969) e Chevette (1093) que não inovavam em nada… Mas quem gosta de Opala gosta mesmo e ponto final. E não precisa ficar bravo só porque o motor é de 1929. Idade não é demérito para ninguém.

  5. kkkkkkkk, quem diria que uma matéria que começou como brincadeira ia dizer uma grande verdade, a maneira mais eficaz de ofender um opaleiro é falar mal do opala, nem xingar a mãe ofende tanto assim, se não repararam tem a tag humor pra destacar que não é uma matéria séria, mas ao que parece, gostar de opala e ser xucro são sinônimos, o que faz todo sentido, só sendo assim pra quase sair no tapa por um carro antigo e sem atrativo nenhum pra quem não é colecionador

  6. GeloSeco Oliveira

    Gemten…
    “Nós brincamos com quem gostamos” já diz o ditado.
    A reportagem deixa óbvio o carinho com o carro.
    E o respeito é tanto que ninguém elencaria “10 verdades… do Oggi” por exemplo. Hehhe heheh
    Adoro o Monza, mas tinha lá seus problemas (também meio beberrão por exemplo). Mas encaro na boa.
    Ter problemas (e falar deles de uma forma leve)… PQ naum?

  7. Wagner Farias

    Serio quatro rodas?!? Que conhecimento pobre sobre carros é esse? N falo isso so porq eu gosto de antigos mas falo isso porq eu gosto de carros em geral e comparar um carro de 69, 74, 79, 80 com os carros de hoje e falta do que fazer, tem carros novos que tem mais pontos negativos reais do que essa mentirada que vcs falaram sobre o opala!!!! 4 rodas lixo.