10 participações de montadoras no cinema

Alemãs dominam telonas, mas americanas e japonesas também participam das gravações

geral

O novo filme da saga “Jurassic Park” traz uma atração para os fãs de automóveis. Vários utilitários esportivos da Mercedes-Benz dividem espaço com os dinossauros de “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”, exibido nos cinemas brasileiros desde a última quinta-feira, 11 de junho. O filme traz veículos como o gigantesco G63 AMG 6×6 e o GLE Coupé, apresentado ao mundo no Salão de Detroit e com previsão de chegada ao Brasil até o fim deste ano.

Esta não é a primeira vez nem a última que as montadoras pegam carona em grandes lançamentos da indústria cinematográfica para divulgar seus produtos. Abaixo selecionamos algumas participações memoráveis de coadjuvantes de quatro rodas em Hollywood.

Mercedes-Benz em “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”

Estrelando: GLE Coupé, Classe G e G63 6×6

O novo filme da saga originalmente retratada por Steven Spielberg em 1993 mostra a abertura do “Jurassic World”, um parque de diversões grandioso no qual os dinossauros são a principal atração. Além dos répteis pré-históricos, os espectadores também poderão apreciar alguns modelos da Mercedes-Benz em ação, incluindo o raro G63 AMG 6×6, versão baseada no jipe utilizado pelo exército australiano. O motor 5.5 V8 biturbo despeja 536 cv nas seis (!) rodas do brutamontes. A van Sprinter e o novo GLE Coupé também aparecem na telona.


Audi na trilogia Homem de Ferro

Estrelando: R8

O R8 é parceiro inseparável do playboy Tony Stark (Robert Downey Jr.) desde o começo da série nos cinemas. O superesportivo já protagonizou até uma cena impagável no segundo filme, transportando uma maquete gigantesca na segunda parte da saga. Além de Stark, outros personagens da trama também dirigem carros da Audi. A secretária (e par romântico do milionário) Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), por exemplo, já esteve ao volante de um A5.


Chevrolet em “Transformers”

Estrelando: Camaro, Sonic, Corvette, Tracker e outros

Desde 2007 a marca norte-americana aparece na pele dos “Autobots”. Vários modelos apareceram nos quatro filmes da série, mas nenhum deles conseguiu igualar o carisma de Bumblebee, um Camaro amarelo com detalhes pretos. Em “A Era da Extinção”, o herói sobre rodas ganhou a ajuda de outros modelos da Chevrolet, como Sonic, Tracker e Corvette Stingray.


Audi em “Eu Robô”

Estrelando: RSQ

Muito antes de “Homem de Ferro”, a Audi esteve ao lado de Will Smith em “Eu, Robô”. Na pele do detetive Spooner, Smith guiava um estranho protótipo chamado RSQ, com esferas no lugar das rodas. Curiosamente, as linhas do veículo antecipavam o visual do R8.


BMW em James Bond

Estrelando: Z4, 750iL e Z8

Desde as primeiras obras de Ian Fleming é que 007 sempre andou de Aston Martin. Mas eis que nos anos 90 a BMW virou a marca oficial do agente secreto, quebrando uma das maiores tradições da história dos cinemas. A primeira participação foi em “Goldeneye”, quando o Z3 fez apenas uma “pontinha” inferior a dois minutos. Já em “O Amanhã Nunca Morre”, o 750iL especialmente preparado por “Q” teve um papel mais importante, sendo destruído em uma perseguição insólita dentro de um estacionamento. A última aparição da marca alemã na série aconteceu em “O Mundo Não é o Bastante”, com o belo Z8 sendo cortado ao meio pelas hélices de um helicóptero. A partir do filme seguinte (“Um Novo Dia para Morrer”), a Aston Martin voltou a ser a montadora preferida de James.


Lexus em Minority Report

Estrelando: 2054

Desenhado exclusivamente para o filme “Minority Report” (2002) a pedido de Steven Spielberg, o 2054 acompanhou o galã Tom Cruise em várias cenas de ação. Movido a células de combustível, o carro tinha tecnologias como cabine à prova de impactos e sistemas de segurança biométricos. Especula-se que a montadora pagou US$ 5 milhões para inserir o carro e sua marca no filme. O 2054 também fez uma participação breve em “A Ilha” (2005).


Dodge em “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”

Estrelando: Charger

Apesar de grande parte da trama de “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” se passar na Cidade Maravilhosa, o filme tinha alguns detalhes poucos comuns para uma metrópole brasileira. Um deles era a presença de várias viaturas Dodge Charger servindo as autoridades cariocas. O que poderia ser um vacilo gigantesco de produção se justifica pelo fato de a Dodge ser uma das marcas envolvidas na película. Pelo menos uma coisa é certa: nem todo o dinheiro dado pela empresa consegue justificar a cena bizarra em que dois Charger arrastam um cofre (!) pelas ruas do Rio de Janeiro.


Mini em “Um Golpe à Italiana” e “Uma Saída de Mestre”

Estrelando: Mini Cooper

O Mini Cooper é praticamente um personagem principal de “Saída de Mestre”. Em “Um Golpe à Italiana” (1969), os pequeninos carros dão um show de agilidade pelas apertadas ruas de Turim, com direito a fuga pelas tubulações da cidade. De tão emblemáticas, várias sequências foram recriadas de forma divertida em “Uma Saída de Mestre” (2003), com os novos Mini no lugar dos antigos carrinhos.



Ford em Need for Speed

Estrelando: Mustang

Lançado em 2014, o filme aproveita a fama dos games de simuladores de corrida presentes em vários consoles. O mecânico e piloto Tobey Marshall (Aaron Paul) é chamado para concluir o projeto de um raro Mustang Shelby GT500 de Dino Brewster, ex-piloto de Fórmula Indy. Após participar de um racha que termina com a morte de seu melhor amigo, Tobey promete ir atrás de Brewster, apontado como responsável pela tragédia. Todo o enredo, no entanto, é quase um pretexto para uma overdose de Mustang, representado tanto pela quinta geração quanto pelo novo Mustang, lançado no Salão de Detroit de 2014.


Volkswagen em “O Ultimato Bourne”

Estrelando: Touareg e Golf

O útlimo episódio da trilogia protagonizada por Jason Bourne (Matt Damon) trouxe a participação da Volkswagen nas sequências de ação. Na principal delas, o agente secreto foge da polícia com um Touareg, que fica completamente destruído após a perseguição. Além de Bourne, a agente Nicky Parsons (Julia Stiles) também aparece brevemente em um Golf GT.


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s