10 coisas que seu carro vai perder nos próximos anos

Com certeza ele irá perder valor, isso é lógico. Mas há outras coisas que vão sumir dentro do carro - e não deve demorar

Citroen C4 Picasso

Câmbio manual em carro caro já é muito raro

Afogador, quebra vento, antena elétrica, carburador, platinado… Tudo isso a gente já viu desaparecer no mundo dos carros. O dos novos, claro. Você nem precisará esperar sentado para ver alguns equipamentos que são comuns nos carros atuais caírem no ostracismo. Anote a lista a seguir e prepare-se para se sentir saudoso daqui a alguns anos, quando lembrar deles e contar aos seus filhos. Citamos dez. Se você lembra de mais, deixe nos comentários.

Injeção eletrônica

Volkswagen Gol GTi

Logotipo do VW Gol GTi, o primeiro nacional com injeção eletrônica

A chance de a injeção eletrônica convencional (a que injeta o combustível no coletor de admissão) sobreviver no futuro é pouca. O amanhã lhe reserva o trabalho conjunto com o sistema de injeção direta, que injeta combustível dentro do cilindro com altíssima pressão. As vantagens estão no ganho de torque, potência e na redução de consumo e emissões.

 

Sedãs médios com câmbio manual

Chevrolet Cruze 1.8

Chevrolet Cruze LT manual: extinto em 2014

Foi-se o tempo em que carros automáticos eram vistos com receio e até mesmo medo. Estão tão populares que já não faz sentido não abrir mão da embreagem em carros que custam mais de R$ 70 mil, por mais prazeroso que seja para quem gosta de dirigir. Não à toa, Ford Focus Sedan, Peugeot 408, Nissan Sentra e Chevrolet Cruze já não têm opção de câmbio manual no Brasil.

Botões físicos no painel

Volvo V40 T3 Kinetic

Console do Volvo V40 atual tem uma profusão de botões localizados bem próximos uns dos outros

Telas digitais já estão por todos os lados nos automóveis modernos. O próximo passo é concentrar todos os comandos do veículo em telas sensíveis ao toque e até mesmo utilizar gestos para controlar o veículo (como já acontece no BMW Série 7), eliminando botões físicos. É visualmente mais bonito, claro, mas pode não ser tão durável quanto botões. 

Grandes motores aspirados

Motor V8 do Mercedes Benz E 63 AMG

Motor V8 de 6,2 litros aspirado da geração passada do Mercedes E 63 AMG

A busca por consumo e emissões menores também rendeu potência extra aos motores. É o útil unido ao agradável, a não ser que você goste dos grandes e pujantes motores que queimam combustível de forma profissional. A lógica é simples: para quê ter um motor grande, se um pequeno faz o mesmo, às vezes até melhor? Assim, os V6 substituem os V8 e motores de quatro cilindros com turbo entram no lugar dos V6.

Rádio com CD-player

CD Player do Sonic modelo 2011 da Chevrolet, testado pela revista Quatro Rodas

CD Player do Chevrolet Sonic, também usado (ainda) no Tracker

O abandono dos CDs é uma realidade. Considerando sistemas multimídia modernos, com Android Auto e Apple Carplay, Chevrolet, Volkswagen e Peugeot estão entre as poucas fabricantes que mantém leitor de discos. E é bem provável que algumas pessoas nem percebam a falta dele. Dá até para arriscar que os pen drives sigam o mesmo caminho.

Direção hidráulica

hyundai-hb20

Hyundai HB20 tem direção hidráulica, mas o aventureiro HB20X já usa direção elétrica

Calma! O volante dos carros continuarão bem leves em manobras. Mas não pela direção hidráulica, mas pela elétrica. Esse sistema funciona de forma independente do motor, é menos complexo e não exige manutenção. Fabricantes que ainda insistem na direção hidráulica justificam a escolha pela percepção de controle do carro que ela passa (principalmente em esportivos), mas já existem sistemas elétricos tão comunicativos quanto. Até a Porsche já se rendeu a essa tecnologia.

Estepe tradicional

Estepe fino provisório

Estepe fino provisório tende a se tornar comum no Brasil

Kits de reparo para pneus em substituição ao estepe são comuns em carros vendidos no exterior, mas nem isso e nem mesmo os pneus runflat (que rodam por alguns quilômetros mesmo furados) tem grandes chances de se tornarem comuns no Brasil. Por outro lado, estepes de uso temporário, mais estreitos e leves, já estão em carros de entrada, como o Chevrolet Onix. Isso é uma tendência sem volta, aparentemente. E faz sentido: é menos massa suspensa para carregar e mais espaço disponível no bagageiro.

Garantia inferior a três anos

X4 xDrive30d xLine

BMW X4 tem dois anos de garantia enquanto um CrossFox tem três

Tempo de garantia do veículo também se tornou argumento de venda no Brasil. Não à toa, entre as grandes fabricantes, a única que ainda não tem garantia total de três anos é a Fiat – que oferece um ano de garantia total e três para motor e câmbio. Curioso é que carros de marcas premium, como Audi, BMW e Mercedes, têm garantia de dois anos – ainda.

Quadro de instrumentos analógicos

Painel de instrumentos do BMW 320i

Painel de instrumentos do BMW 320i atual ainda aposta em mostradores analógicos

Carros com quadro de instrumentos digital existem desde a década de 70, mas as telas simples de LCD não conquistaram tanto quanto as de TFT, coloridas, configuráveis e belas. Estas tendem a se disseminar entre os carros nacionais em poucos anos, visto que até o Fiat Uno tem sua telinha de TFT. 

Lâmpadas halógenas

Honda HR-V

Faróis do Honda HR-V têm lâmpadas halógenas e iluminação fraca

Com menor consumo de energia e iluminação mais eficiênte, leds já estão substituindo as lâmpadas convencionais. Primeiro foi no painel, depois nas lanternas traseiras, e agora começa a assumir o lugar até mesmo das lâmpadas de xenônio nos faróis.

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  1. Ademir Busatta

    É incompreensível o tempo que os engenheiros perdem para idealizar um carro em dimensão, peso, potência e tecnologia e no final cagam todo seu trabalho enfiando no veículo um pneu de bicicleta para usar como estepe. Fui dono de um Honda Accord com seus 1600 kg. Ao rodar por um péssima, mas péssima rodovia mesmo, estourou um dos pneus. Quando fui me prevalecer de um estepe lá estava aquela coisa frágil e débil. Não deu outra, mal rodei três km e o estepe estourou também pois a estrada era muito ruim e o estepe muito frágil para o tamanho x peso do carro. Fiquem parado dez da noite com mulher e filho no meio do nada à espera de alguém com bom coração o que graças a Deus no fim ocorreu. Porque isso hein? Que lógica é essa? Que economia idiota é essa? Quem foi o cabaço que idealizou essa merda?

  2. Rafael Barbosa

    Vidros com acionamento manual, penso que serão extintos.

  3. Carros Com Isenção

    [ + de 50% dos Brasileiros Tem Direito e NÃO SABE ]

    Você tem tendinite ? Hepatite ? Sabia que poderia estar economizando uma GRANA ao comprar um carro novo ?

    Apesar da isenção de impostos ser prevista em lei, muitos brasileiros não sabem que possuem esse direito, e os que sabem não fazem a menor idéia de como conseguir.

    Diversas doenças estão classificadas entre as que dão direito e são mais comuns do que se imagina. É o caso da hérnia de disco e da tendinite.

    A população brasileira gira em torno de 200 milhões, e conforme informado por Rodrigo Rosso, presidente da ABRIDEF e Diretor da Revista Reação, 50% do brasileiros tem o direito e não sabem.

    O guia “Carro Com Isenção” é totalmente baseado nas atuais leis e com todas as armas para que o cliente fuja da burocracia.

    Acesse ==>> http://mon.net.br/b87t

    Zap para mais infos (21) 96495-0438

  4. Franco Vieira

    Esse estepe fino é a coisa mais ridícula incorporada aos carros. E as fábricas estão adotando pensando somente nelas (redução de custos), Brasil não tem estradas… se com pneu tamanho normal já é um risco danado andar por aí, com essa BOSTA fica muito pior!

  5. Vinicius Rodrigues de Paula

    Ainda sou amante do cambio manual, tração traseira e duas portas. Para mim o automóvel está perdendo a sua beleza. Varias coisas vieram para melhorar como o turbo, injeção direta e etc. Os carros hoje é que dirigem para o motorista, aceleram para o motorista, freiam para o motorista. Certas coisas podem até trazer mais segurança, mas para mim a pessoa tem é que aprender a dirigir e ter responsabilidade. Eu gosto de sentir o carro, ter controle sobre ele, gosto de ajustar o carro a minha maneira, para mim isso é prazeroso. Câmbios automáticos hoje em dia quebram mais rápido que o motor e são mais caros, conexões de fibra óptica no carro inteiro, componentes trabalhando sem margem de folga, com durabilidade reduzida ou de altíssima complexidade, são exemplos de coisas que quando estragam se tornam inviáveis de serem reparadas ou que não oferecem nenhuma possibilidade de ajuste ou personalização. Podemos ver hoje vários carros que com somente 10 anos de uso vão parar em ferro velhos. Fico triste de ver o ultimo limiar do automóvel que conhecemos com todo seu espírito e beleza ser extinto.