publicidade

publicidade

Revitalizador de plástico

O produto destaca peças plásticas e borrachas, mas é oleoso ao tato

16/03/2012 10:44 - Por Ismael Baubeta | fotos: Christian Castanho

Revitalizador de plástico Foto: Christian Castanho Revitalizador de plástico

À base de silicone, o Revitalizador de Plásticos e Borrachas em Spray Wurth realça a tonalidade escura das peças flexíveis e as faz parecerem novas. Seu uso em motos, entretanto, demanda algumas ressalvas. Como o produto deixa a superfície oleosa e escorregadia, não é aconselhável sua aplicação em áreas da moto que requeiram grip para a pilotagem. É o caso de pneus, banco, laterais do tanque - apoiam as pernas do piloto na tocada esportiva -, pedaleiras e manoplas.

Para garantir que o produto não tivesse contraindicação - por exemplo, reduzir a vida útil das peças flexíveis, causar manchas na pintura ou danificar outros materiais -, tivemos a consultoria do engenheiro de materiais Renato Del Coco, especialista em matérias plásticas, borracha e polímeros, que trabalhou em fornecedores desse tipo de components para a indústria motociclística.

O especialista afirma que o produto da Wurth, à base de silicone, além de não atacar plástico e borracha, pode alongar suas vidas. "É preciso tomar cuidado com o excesso de produto, que deixa a área aplicada um pouco engordurada. No caso do painel, aconselho não aplicar o produto sobre o visor, que por ser de acrílico pode ter o brilho exacerbado a ponto de prejudicar a leitura dos instrumentos", afirma Renato.

Armando Moraes, da oficina Street Fighter, que faz lavagens, comenta: "O produto funciona e revitaliza as peças plásticas, mas não faz milagre. Se a peça estiver esbranquiçada pelo tempo ou pela ação de produtos químicos, só a troca resolve".

Moraes também utiliza o produto com ressalvas. "Alguns clientes não gostam de sentir a oleosidade do silicone em contato com as mãos. Também não utilizo em bancos nem nas laterais dos pneus. Pode ser perigoso. No banco, por deixá-lo escorregadio, e nos pneus, porque se chegar à banda de rodagem pode comprometer a aderência. Preferimos utilizar apenas sabão e água nessas áreas."

Cuidado ao aplicá-lo nos flexíveis de freio. Não se esqueça de cobrir pinças e discos com um pano de tecido espesso. A contaminação de pastilhas e discos pode prejudicar a ação dos freios.



CUMPRE O QUE PROMETE? - EM TERMOS!

O spray de silicone deixa peças de plástico e borracha brilhantes, realçando o contraste e melhorando o visual, mas exige cuidado na aplicação.



O preço estimado - por estar em fase de lançamento - da embalagem, com 140 ml, é de 19 reais.



Onde encontrar: www.wurth.com.br