publicidade

publicidade

Carreta basculante

Usando uma longa alavanca é possível rebaixar o piso para facilitar a entrada da moto, rodando

01/07/2013 17:30 - Por Ismael Baubeta

Foto: Marco de Bari

Para quem trabalha com motos ou gosta de pistas e fora de estrada é comum ter que transportá-las - as motos de uso específico não podem andar nas ruas. Embora não seja tarefa complicada, embarcá-las requer, no mínimo, duas pessoas. Enquanto alguém sustenta a moto em pé na carreta, o auxiliar coloca as cintas e a prende. A motivação da BoxCar para desenvolver a carreta basculante (batizada de Speed) foi permitir que essa operação seja feita por uma só pessoa. Com bom nível de acabamento, pintura eletrostática, suspensão de feixe de molas e pneus de primeira linha - alguns fabricantes utilizam pneus remodelados ou recauchutados -, essa talvez seja a carreta para motos mais fácil de utilizar.

Para carregar a moto, basta soltar uma longa barra oscilante da carreta - ela não precisa estar engatada ao carro - e levantá-la. Assim, a plataforma da carreta se abaixa até o nível do solo. Feito isso, basta ligar a moto e entrar na carreta rodando até que a roda dianteira passe pela saliência da trava para a roda e encoste no fundo. Uma vez a moto encaixada, é só amarrá-la.

O braço que foi solto e desceu a carreta é uma enorme alavanca. Segundo a fábrica, reduz em dez vezes a força necessária para erguer o peso da moto - é fácil abaixá-la novamente para prendê-la na posição de rodagem. Amarrar a moto corretamente é crucial para o transporte seguro. Boas cintas - as de catraca são uma mão na roda - devem ser utilizadas. A carreta tem o centro de gravidade baixo, por isso é estável. Por outro lado, para carros mais altos, exige um adaptador no engate para aprumá-la, evitando que a inclinação favoreça raspar a traseira em valetas.

A carreta Speed tem duas versões (a standard e a estendida - E), que variam em comprimento e capacidade de carga. A standard tem 206 cm de comprimento, enquanto a E tem 246 cm. A capacidade de carga é de 250 e 330 kg, respectivamente. A versão avaliada foi a Speed E. O preço das carretas é de 4 755 reais para a standard e 5 578 reais para a E, nas cores branca e preta.



A rampa chega à altura do piso e dá para entrar rodando


CUMPRE O QUE PROMETE? - SIM

Se é difícil erguer a moto, por que não abaixar a carreta? A ideia funciona. facilita muito o embarque de qualquer tipo de motocicleta e também sua amarração mesmo estando sozinho.



ONDE ENCONTRAR

www.boxcar.ind.br



PEDE QUE A GENTE TESTA

Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para moto4rodas@abril.com.br