publicidade

publicidade

Câmera on-board

Que tal gravar sua próxima viagem, track day ou trilha - e compartilhar com os amigos?

05/10/2011 15:13 - Por Ismael Baubeta

Câmera on-board Foto: Divulgação Câmera on-board

A ideia de partilhar a emoção de uma boa pilotagem com os amigos e a família parece sedutora. Ainda mais que todo motociclista tem algo de showman lá no fundo da alma... De celulares com câmeras simples a filmadoras em formato HD (High Definition) e Full HD, passando pelas microcâmeras, há uma enorme gama de possibilidades de captação de imagem. Basicamente, a quantidade de pixels (pontos luminosos) por linha fará a diferença de qualidade. Em princípio, quanto maior a resolução, mais nítida e definida a imagem gerada pelas câmeras.

No vácuo das microcâmeras Go Pro - aquelas pequenas, fechadas em caixas estanques, que costumam aparecer nos programas de esportes de ação e nas competições de motociclismo - surge a Video Camera, da Liquid Image. Trata-se de óculos de proteção do tipo off-road, com filmadora acoplada em formato HD 720p (vídeos com resolução de 1280 x 720 pixels). O produto também tem a opção de fotografar imagens com resolução de 5 megapixels (2592 x 1944), o que é mais que suficiente para uso amador.

A câmera, situada entre os olhos, utiliza bateria recarregável de lítio que, segundo o fabricante, garante mais de 120 minutos de gravação. O equipamento inclui cartão de memória mini-SD de 4 GB, e permite o uso de cartões nesse formato de até 32 GB. Para baixar as imagens, basta plugar o cabo USB fornecido com o equipamento no computador e os registros são arquivados. O software é compatível com sistemas Windows XP (SP2 ou superior), Vista, Windows 7 ou Mac 10.4.

Segundo Rafael Mantovani, cinegrafista da empresa especializada em filmagens de ação Motors Company, a câmera Liquid Image, por ser fixada à altura dos olhos do piloto, faz as filmagens conhecidas como "subjetivas" - aquelas que simulam o ponto de vista de quem as capta. Se o conjunto é das melhores opções para esse tipo de tomada, suas limitações ficam por conta da dificuldade em ser instalado em outros locais.



CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!

É uma boa opção de câmera para imagens de ação, com a vantagem de já vir acoplada a um "goggle", um par de óculos para uso com capacete aberto. Sua limitação fica por conta do uso exclusivamente no rosto - não pode ser fixada à moto, por exemplo.



Onde encontrar:
www.liquidimage.com.br