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Longa Duração: o teste da diferença entre vazio e carregado

Quanto sofre um carro ao rodar com sua carga máxima? Quatro modelos da nossa frota buscam a resposta na pista de testes

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 abr 2017, 15h34 - Publicado em 13 abr 2015, 11h00
Após a adição do lastro, os pneus foram calibrados
Após a adição do lastro, os pneus foram calibrados (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Estar atento ao limite de carga é essencial para uma condução segura. Desrespeitar a capacidade máxima pode levar os principais sistemas do carro (motor, câmbio e freio) a trabalhar com sobre-esforço. Outra consequência do aumento do peso é a alteração na performance.

Esqueça, por exemplo, as ultrapassagens sem redução de marcha: se vazio seu carro retoma a velocidade só com uma dose extra de pressão no acelerador, carregado a história é outra. Convocamos quatro modelos de nossa frota atual de Longa (Ka, Up!, Corolla e S10) para expor os efeitos do ganho de peso.

No site de cada marca, encontramos a carga máxima tolerada. Exceção feita à Toyota, que estranhamente não traz a informação nem no manual do proprietário. Contatada, sua assessoria de imprensa nos informou o valor: 455 kg – pouco superior à dos 1.0 Up! (432 kg) e Ka (424 kg).

Após a avaliação de cada carro vazio, era iniciado o processo de adição de carga. Na pista, descontamos os 82 kg do nosso piloto de testes e distribuímos o restante na cabine, simulando a presença de outros três ocupantes adultos de 80 kg cada. O excedente foi acomodado no porta-malas – e na caçamba, na S10.

Dentro do esperado por se tratar de uma picape, a S10 se mostrou disposta para levar peso: 771 kg. Mas foi também a que mais sofreu nas medições de consumo: elevação de 14,3% em ambiente urbano(4,9 km/l vazia e 4,2 km/l carregada) e 12,7% na estrada (6,3 ante 5,5 km/l).

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Os testes de frenagem mostraram as menores perdas de performance. Apenas o Up! pede atenção: vazio, ele é superior ao Ka nas três medições, mas, carregado, a situação se inverte – o Ford, por sinal, consegue frear melhor quando carregado!

Nas retomadas, o Ka evidencia a opção da marca de priorizar o consumo. Na prova de 60 a 100 km/h, feita em quarta marcha, o tempo gasto com o carro carregado é agonizantes 7,3 segundos maior – um acréscimo de mais de 50%. Você tem um Ka? Então não deixe de reduzir a marcha na hora de fazer uma ultrapassagem. Seus acompanhantes agradecem.

Ford Ka SEL 1.0

6,5% de melhora na frenagem de 80 km/h a 0. Sim: carregado, o Ka precisa de menos espaço para parar
6,5% de melhora na frenagem de 80 km/h a 0. Sim: carregado, o Ka precisa de menos espaço para parar (Christian Castanho/Quatro Rodas)
vazio carregado (342 kg)
aceleração de 0 a 100 km/h 14,8 s 20,0 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 9,7 s 12,9 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 14,5 s 21,8 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 27,1 s 36,8 s
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,7 / 29,2 / 67,5 m 15,8 / 27,3 / 67,6 m
consumo urbano (etanol) 9,3 km/l 8,0 km/l
consumo rodoviário (etanol) 12,8 km/l 12,2 km/l

 

Chevrolet S10 LTZ 2.5 4×4

14,3 % foi a piora no consumo urbano e 12,7% no rodoviário. Com carga, a S10 é a que mais passou a beber
14,3 % foi a piora no consumo urbano e 12,7% no rodoviário. Com carga, a S10 é a que mais passou a beber (Christian Castanho/Quatro Rodas)
vazio carregado (689 kg)
aceleração de 0 a 100 km/h 11,0 s 15,0 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 8,2 s 10,8 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 12,7 s 18,3 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 20,1 s 28,0 s
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 18 / 27,7 / 68,4 m 17,5 / 31,6 / 75 m
consumo urbano (etanol) 4,9 km/l 4,2 km/l
consumo rodoviário (etanol) 6,3 km/l 5,5 km/l

 

Volkswagen Up! High 1.0

8,9% é o menor índice de aumento de consumo médio ao rodar com carga máxima. Na cidade, sobe apenas 10,5%
8,9% é o menor índice de aumento de consumo médio ao rodar com carga máxima. Na cidade, sobe apenas 10,5% (Christian Castanho/Quatro Rodas)
vazio carregado (350 kg)
aceleração de 0 a 100 km/h 14,6 s 19,5 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 8,8 s 11,9 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 14,4 s 19,4 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 23,5 s 31,5 s
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,5 / 27,7 / 65 m 17 / 30,8 / 68,2 m
consumo urbano (etanol) 9,5 km/l 8,5 km/l
consumo rodoviário (etanol) 12,3 km/l 11,4 km/l

 

Toyota Corolla XEi 2.0

 

(Christian Castanho/Quatro Rodas)
vazio carregado (373 kg)
aceleração de 0 a 100 km/h 9,9 s 12,0 s
retomada de 40 a 80 km/h (em D) 4,0 s 5,0 s
retomada de 60 a 100 km/h (em D) 5,2 s 6,3 s
retomada de 80 a 120 km/h (em D) 6,7 s 8,1 s
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,9 / 27,3 / 66,4 m 16,4 / 29,6 / 67,5 m
consumo urbano (etanol) 8,0 km/l 7,0 km/l
consumo rodoviário (etanol) 10,6 km/l 9,6 km/l
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