Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ram 2500 Laramie 4×4 Crew Cab

Picape com porte - e exigências - de caminhão, ela volta ao país mais forte e com melhor dirigibilidade

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 17 dez 2018, 16h15 - Publicado em 24 nov 2015, 16h28
impressoes

Apesar de ser consumida por picapeiros, a Ram 2500 é, em essência, um caminhão. Tanto que para dirigir uma é preciso ter carteira de habilitação categoria C. Não é só isso. “Os vendedores são instruídos a informar não só a necessidade da habilitação especial. O proprietário passa a seguir as leis específicas de caminhões, como limite de velocidade e zonas de restrição de rodagem, por exemplo”, diz Rafael Filon, gerente de produto da marca no Brasil.

test_049.jpeg

Depois de passar 2015 praticamente inteiro longe do Brasil, a Ram volta à cena, já como modelo 2016 e com preço anunciado de R$ 249 900. Apesar do desenho básico ter sido mantido, foram aplicados muitos avanços técnicos. O motor segue sendo um seis-cilindros em linha de 6,7 litros, turbodiesel, mas com muito mais atributos: a potência saltou de 310 para 330 cv e o torque de 84 para descomunais 104 mkgf.

test_019.jpeg
Continua após a publicidade

A capacidade da picape, lógico cresceu junto: se antes ela podia rebocar uma carga de 5500 kg, agora ela leva até 7750 kg – sim, alguns americanos arrastam trailers com esse peso. A suspensão também mudou: se antes o elemento elástico da traseira era com feixe de molas, agora é com molas helicoidais. Ou seja, apesar do perfil pau-pra-toda-obra, a Ram 2500 ganhou tempero de carro de passeio. Os executivos da marca garantem que a alteração não compromete a dirigibilidade, segurança ou durabilidade mesmo com a caçamba carregada.

Dentro do que se pode esperar de um veículo deste porte (são 6,03 metros de comprimento e peso de 3,41 toneladas), o gigante americano até que se mostra obediente. Ao menor sinal de escorregamento nas curvas, o controle de estabilidade entra em ação, devolvendo ao piloto o comando absoluto.

test_028.jpeg
Continua após a publicidade

Sobre terra molhada, os pneus de uso misto decepcionam: a lama os envolvem rapidamente, pois os canais estreitos surtem pouco efeito de expulsão. Em compensação, no asfalto rodam silenciosos e suaves. A direção tem boa dose de assistência, mas é muito indireta e com resposta lenta aos movimentos, bem ao gosto do motorista norte-americano.

LEIA MAIS:

– RAM 2500 Laramie volta ao Brasil por R$ 249 900

– Impressões: Ford F-150

Continua após a publicidade

Gostou da nova Ram? Então não perca a edição de janeiro da QUATRO RODAS, com a avaliação completa em nosso campo de provas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.