Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os prós e contras dos pneus de uso misto

Com segmento de SUVs compactos em alta, fabricantes buscam melhor compromisso entre conforto, economia e durabilidade

Por Luís Perez
Atualizado em 23 abr 2021, 00h45 - Publicado em 23 dez 2015, 10h23

asfalto-v2

Com a tendência “SUVização” dos automóveis, multiplica-se o número de pneus de uso misto que estarão rodando por aí única e exclusivamente no asfalto. Se esse modelo de pneu garante mais robustez ao encarar os buracos tão comuns nas cidades e um visual parrudo típico de jipe, por outro lado ele traz algumas desvantagens, que os motoristas nem sempre conhecem.

As duas principais são a piora no consumo de combustível e o aumento do nível de ruído em velocidades mais elevadas.

Se não dá para escapar dessa dupla de vilões, o mesmo não pode ser dito de uma característica que é comentada entre os proprietários, mas que os fabricantes de pneus juram que não é mais verdade: a fama de que o modelo de uso misto se desgasta mais rapidamente que o tradicional.

Continua após a publicidade

“Nossos testes indicam que a durabilidade é a mesma que a dos pneus de SUV para uso exclusivo no asfalto”, esclarece Marco Moretti, gerente de produto da Pirelli. A reputação ruim viria dos modelos mais antigos ou dos de uso exclusivamente off-road.

Peso no bolso

Mas onde a versão de uso misto mais incomoda os donos de utilitários é no bolso, já que ele custa em média mais de 50%.

Continua após a publicidade

“O pneu de SUV exclusivo para uso no asfalto tem um posicionamento quase alinhado ao do pneu de carro de passeio. Porém há de considerar que o de uso misto traz outros componentes que são necessários para suportar o uso off-road que o tornam mais robusto e, portanto, um pouco mais caro”, diz Moretti.

“Essa conta só vai fechar usando  o pneu na aplicação correta. O modelo de uso misto foi desenvolvido para rodar no asfalto e na terra”, diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear. “Eles têm diferenças tanto nos compostos quanto em peso e outros atributos, além da pouca oferta de medidas iguais.”

Para ver essa diferença de valor, pesquisamos preços de pneus para uma Fiat Strada Cabine Dupla e encontramos o modelo só para asfalto por R$ 330, enquanto os de uso misto não saíam por menos de R$ 500. Se você comprou uma picape ou um SUV e só roda no asfalto, portanto, pode fazer sentido fazer a troca.

Continua após a publicidade

Mas é preciso estar ciente que, com essa alteração, o proprietário pode ter a possibilidade de perder aderência ao pegar uma estrada de terra a caminho do sítio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.