Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Volkswagen Tiguan dá salto tecnológico

SUV tem características mais esportivas e valoriza os itens de segurança

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 14 set 2015, 13h16
fabricantes

Nasceu a nova geração do Volkswagen Tiguan. O utilitário esportivo totalmente reformulado foi mostrado nesta segunda-feira (14), às vésperas de sua apresentação pública no Salão de Frankfurt. Além das mudanças de design, o modelo está bem mais tecnológico, a começar pela plataforma modular MQB – é o primeiro SUV da companhia a ser desenvolvido com esta versátil arquitetura.

Esse é um dos fatores determinantes na redução de peso do novo Tiguan na comparação com sua geração anterior – ele emagreceu 50 kg. E isso ocorreu mesmo com a mudança das dimensões do modelo, que está mais longo (4,48 metros, o que representa 6 centímetros a mais), mais largo (1,84m, ou seja, aumento de 6cm) e mais baixo em relação ao solo (1,63m, uma redução de 3,3cm). Essas mudanças favorecem uma condução mais esportiva, assim como a redução do coeficiente de arrasto para 0,31, depois de muitos testes em túneis de vento.

volkswagen-tiguan-2.jpeg

O visual também foi bastante mexido, a começar pela dianteira. O para-choque agora tem entradas de ar bem mais pronunciadas, com luzes de neblina reestilizadas – sai o formato redondo, entra o de trapézio retângulo invertido. Os faróis também têm menos curvas, com as luzes diurnas de LED mudando de posição. Já a grade frontal está um pouco mais grossa. Quando se olha de perfil, a linha lateral está mais alta, aumentando a sensação de robustez. Já as lanternas passam a ter formato de um discreto “L”, ficando claro também o novo formato da tampa do porta-malas.

Continua após a publicidade

Muitas mudanças também foram feitas no interior do Tiguan. O painel central, por exemplo, tem visual mais limpo: as saídas de ventilação deixaram de lado o formato arredondado, o sistema multimídia tem tela de cinco polegadas (como opcional, está disponível um dispositivo com tela de oito polegadas), os controles de ar-condicionado estão mais baixos, entre outras alterações. Já o espaço da cabine é 2,5cm maior do que o disponível em seu antecessor, com direito a quase 3cm a mais de espaço para as pernas no banco traseiro.

volkswagen-tiguan-3.jpeg

Mesmo com todas essas novidades, é provável que as mudanças mais marcantes estejam na parte de segurança. Agora, o Tiguan conta com um sistema de capô ativo, acionado automaticamente caso seja detectado um atropelamento. O capô é projetado para cima, de modo que a pessoa pouse no teto do carro, reduzindo o impacto e, principalmente, a chance de lesão craniana. Outros itens de destaque são o sistema de frenagem pós-colisão, frenagem de emergência, monitoramento de pedestres, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sete airbags.

Falando sobre as opções de motorização do renovado SUV, há grande variedade disponível. Quatro delas são de bloco movidos a gasolina, oferecendo entre 125 e 220 cavalos de potência. Também são oferecidos quatro motores movidos a diesel, desenvolvendo entre 115 e 240 cv. Por padrão, o Tiguan tem tração dianteira, mas o sistema 4MOTION de tração integral vem como opcional em algumas versões e como item de série nas opções de topo.

Continua após a publicidade
fabricantes

A novidade fica por conta de uma versão híbrida plug-in conceitual (inédita para modelos da Volkswagen), a GTE. Ela ainda não será lançada, mas seu protótipo tem características como motorização de 218 cv, autonomia de 50 quilômetros no modo exclusivamente elétrico, média de consumo de combustível de 52,6 km/l, autonomia de até 1000 km e baixa emissão de CO2: 42 g/km.

A chegada do novo Tiguan está prevista para abril de 2016, ao menos no mercado europeu. Países como Estados Unidos e China terão versões com espaço entre-eixos alongado, as quais serão reveladas também no próximo ano.

VEJA MAIS– Galeria: novo Volkswagen Tiguan– VW: 60 anos de Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.