Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lexus lança NX 200t no Brasil

Utilitário compacto de luxo chega com novo motor 2.0 turbo de 238 cavalos

Por Marcio Ishikawa
Atualizado em 9 nov 2016, 14h23 - Publicado em 13 mar 2015, 13h50
fabricantes

O Lexus NX 200t é o mais novo competidor entre os utilitários esportivos de luxo do mercado brasileiro. Apresentado mundialmente em abril de 2014, ele foi uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado e chega agora às concessionárias da marca. Ele será vendido na versão 200t, por 216.300 reais, e também na versão 200t F-Sport, por 236.900 reais. O modelo, com 4,63 m de copmrimento, 1,84 de largura, 1,64 de altura e entre-eixos de 2,66, rivaliza diretamente com Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLK.

O NX 200 impressiona principalmente pelo seu design, com linhas bastante agressivas, seguindo o conceito “Amazing in Motion” que rege o design atual da Lexus. Destaque para a grade “Spindle”, faróis e lanternas em LED, além da carroceria repleta de vincos e reentrâncias. O motor é o novo 2.0L turbo, de injeção direta, que entrega 238 cavalos de potência e tem como principal novidade um sistema de controle de válvulas que combina os ciclos Otto e Atkinson, o que, segundo a marca, diminui o consumo e a emissão de poluentes, ao mesmo tempo em que melhora a performance. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades com sistema de torque por demanda, que altera a entrega entre os eixos traseiro e dianteiro (de 0/100 % até 50/50%), além de contar com diferencial de pré-carga, que otimiza a tração das rodas dianteiras nas curvas.

A suspensão utiliza sistema McPherson na dianteira e duplo A na traseira, oferecendo um bom balanço entre conforto e estabilidade nas curvas, que é acompanhado pela direção com assistência elétrica, que é bastante leve em manobras de baixa velocidade, mas firme quando o veículo atinge velocidades mais altas. O NX 200t conta com três sistemas de ajuste do veículo – Eco, Normal e Sport (a versão F-Sport conta ainda com uma quarta opção, a Sport+), que vão dos ajustes voltados para a economia de combustível e redução das emissões até os ajustes que privilegiam a performance.

Continua após a publicidade

No interior, a cabine tem acabamento elegante e agradável, além de fácil acesso a todos os comandos. Destaque para o sistema multimídia, controlado através de um novo sistema com uma área sensível ao toque, igual ao touchpad dos notebooks, que substitui o antigo e antiquado joystick. Ele controla os sistemas de navegação, entretenimento, conexões bluetooth e ajustes do veículo. O volante é multifuncional, com comandos para operação do computador de bordo, áudio, telefone, piloto automático e borboletas para troca de marcha.

Outros principais itens de série do Lexus NX 200t:

– ar-condicionado digital dual zone

Continua após a publicidade

– bancos com memória e sistema de aquecimento e resfriamento

– teto solar elétrico

– sistma de auxílio em rampas

Continua após a publicidade

– retrovisores elétricos com repetidores, iluminação de Led e sistema tilt-down

– dez airbags

– ABS com EBD

Continua após a publicidade

– controle de tração e estabilidade

– câmera de ré

– sistema de alerta de pontos cegos

Continua após a publicidade

– sistema ISOFIX

A expectativa da Lexus é que o pacote F-Sport seja o preferido dos clientes, correspondendo a 60% do mix inicial. Por 20600 reais adicionais, o pacote é bastante atraente, oferecendo um visual diferenciado (grade com padrão em forma de colméia, rodas de 18 polegadas com desenho diferenciado e retrovisores externos na cor preta, além de painel com acabamento em aço escovado e acabamento em couro vermelho e preto, com costuras e perfurações em padrão diferenciado. Mas há itens além do visual. Ele acrescenta o sistema display head-up, que projeta informações de velocidade, sistema de áudio e sistema de navegação no parabrisa, permitindo a visualização das informações sem que o motorista tire os olhos do tráfego, além de medidores de força G e da pressão do turbo. Mas o item que mais se fez evidenciar em nosso curto test-drive na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo, foi o modo de condução Sport+, que enrijece a calibragem da suspensão através do sistema AVS (sigla em inglês para suspensão adapativa variável) e torna a missão de fazer curvas com o SUV bem mais divertida, reduzindo consideravelmente a rolagem da carroceria.

Inicialmente, a Lexus planeja vender de 20 a 25 unidades do NX 200t. Os executivos da marca acreditam que podem vender mais, mas o volume que será importado dependerá, além do volume de vendas, da capacidade de produção de suas fábricas, já que o modelo está em alta onde já foi lançado e, atualmente, há uma demanda superior à produção.

VEJA MAIS: Confira nossa galeria do NX 200t!lexus-nx-200t-2.jpeg

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.