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Impressões: Bentley Bentayga, o Rolls-Royce dos SUVs

O Bentayga é a estreia da Bentley no mundo dos utilitários esportivos: motor W12 de 600 cv, quase 2,5 toneladas, 0 a 100 km/h em 4,1 s e um luxo de fazer inveja aos rivais

Por Joaquim Oliveira/Press Inform
Atualizado em 23 nov 2016, 20h33 - Publicado em 5 fev 2016, 19h20
Bentley Bengayga
São 5,14 metros de puro requinte e sofisticação ()

O grupo dos SUVs é o que mais cresce no mundo e, entre eles, os modelos mais caros estão com a bola toda. No gigantesco mercado americano, as vendas desse segmento subiram 16,8% em 2015, contra 10,4% dos SUVs como um todo, 9,5% das picapes e uma queda de 2,1% dos automóveis de passeio.

Esses números explicam por que a Bentley cedeu à moda dos jipões e está lançando o primeiro utilitário esportivo da sua história, o Bentayga. O nome é mesmo meio incomum, mas a marca inglesa dá sua explicação: é uma mistura de Bentley com taiga (floresta de coníferas, típica do extremo norte do planeta), mas também é referência ao Roque Bentayga, formação rochosa das Ilhas Canárias.

Bentley Bentayga
Dianteira como a do Continental GT ()

Talvez essa grande diferença de terrenos seja para reforçar seu caráter de veículo 4×4. Aliás, um gigantesco 4×4: tem 5,14 metros de comprimento e pesa 2 440 kg. Ele não perdeu o ar de monólito sobre rodas que deu as caras no conceito EX9 F, apresentado no Salão de Genebra de 2012. 

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De lá para cá, porém, ele ganhou classe, mas ainda lhe falta harmonia. A dianteira é agora menos agressiva, partilhando mais elementos com o Continental GT. A grade foi ligeiramente reclinada para atenuar o ar de tanque de guerra do EX9 F. Sobre as rodas traseiras, recriaram o ombro musculoso, marca registrada dos atuais Bentleys. As mudanças visam criar o primeiro SUV capaz de superar o Range Rover em imagem e luxo.

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O aerofólio é estranho, mas é de fábrica mesmo ()

Para isso, a plataforma utilizada veio do Audi Q7 (e do novo A4), ou seja, a MLB II, que estreia com novos freios e suspensão, que também estarão no futuro Porsche Cayenne. 

O eixo dianteiro traz duplos triângulos sobrepostos e o traseiro, multilink de cinco braços, tudo acompanhado por enormes discos ventilados de aço – estranhamente não há opção de freios carbocerâmicos, recomendáveis para domar uma fera que atinge 301 km/h de máxima. A suspensão pneumática é de série na versão W12 (deverá ser opcional na V8, em 2017) e mostrou-se fundamental para este SUV mastodôntico não inclinar ou alargar demais a trajetória em curvas nem oscilar em excesso nas manobras de ziguezague. 

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Rodovia ou off-road, o 4×4 se adapta a tudo ()

É verdade que esse tipo de suspensão não é novidade no segmento, mas o novo sistema EWAS é. Ele usa motores elétricos para endurecer (nas curvas) ou suavizar (em reta) as barras estabilizadoras. No teste-drive na Espanha, ficamos impressionados com sua ação, determinante para que o Bentayga consiga devorar curvas com uma eficiência que nem o mais experiente dos motoristas seria capaz de reproduzir. É melhor que um sistema de amortecimento adaptativo, que funciona bem em curva, mas com­promete o conforto geral de rolamento. “Esse sistema de estabilização ativa é três vezes mais rápido que um antirrolamento hidráulico convencional”, diz orgulhoso Rolf Frecht, chefe da equipe técnica da Bentley.

Para que o Bentayga esteja apto a todos os tipos de uso que o espera, há oito modos de condução, divididos por igual entre estrada e off-road. No primeiro, temos Confort, Bentley (equivalente ao Auto), Sport e Custom (programável). No segundo, Neve/Grama Molhada, Cascalho, Lama/Sulcos e Areia/Deserto – este útil para seduzir os xeques árabes, que costumam usar o Range Rover na zona urbana, mas atravessam as dunas nos momentos de lazer com um Toyota Land Cruiser. 

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Novo recurso melhora o rodar em curvas ()

Esses programas alteram a resposta de acelerador, tração, direção, altura ao solo e estratégia de trocas de marchas. Os processadores (o dobro do que há no Continental GT) permitem que o SUV de adapte aos piores caminhos do off-road. Apesar dos balanços dianteiros e traseiros longos reduzirem os ângulos de ataque e de saída, a verdade é que as trilhas que faziam parte do nosso test-drive tinham obstáculos bem difíceis e, ainda assim, o enorme SUV passou sem exigir muita habilidade do motorista. E sem o uso de reduzida, não disponível no Bentayga. 

Mas quem precisa disso quando se tem à mão 91,8 mkgf de torque máximo logo a 1 350 rpm, com 40% da força enviada pelo câmbio automático de oito marchas para as rodas dianteiras e 60% para as traseiras?

Mérito do motor de 12 cilindros em W, 6 litros e biturbo, que aqui surge numa nova geração, 30 kg mais leve e com dupla injeção (direta e indireta), para reduzir consumo. Mas não é a preocupação com o posto de combustível que seduzirá seus compradores e, sim, com o cronômetro. Por isso, o 0 a 100 km/h de fábrica é de 4,1 segundos, aceleração assustadora para um carro desse porte. 

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Muito couro de primeira, madeira de lei e telas digitais ()

15 cores de couro

No interior é onde se percebe mais facilmente por que são necessárias 130 horas e 53 artesãos para fabricar um Bentayga. Couro perfeito (15 cores a escolher), aplicações em alumínio, madeira de primeira qualidade (sete tipos diferentes), bancos com regulagem elétrica (20 opções de ajuste) e aquecimento/refrigeração, comandos cromados resplandecentes e alguns detalhes discretos, como vidro (em vez de plástico) no quadro de instrumentos.

Bentley Bentayga
Telas individuais para cada passageiro do banco traseiro ()

A montadora estreia um novo sistema multimídia, com tela maior (8 polegadas), disco rígido de 60 GB e software mais rápido, intuitivo e de visual moderno. Não está no nível dos melhores BMW e Mercedes, mas fica bem perto, eliminando o aspecto datado que há nos outros Bentley. Mas os designers poderiam ter optado por outras teclas de comando nesse sistema e no ar-condicionado, cuja qualidade mediana (de visual e toque) contrasta com o interior suntuoso.

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Bentley Bentayga
São necessários 23 artesãos para trabalhar o couro e as madeiras nobres do interior ()

Porém, é só um pequeno defeito nesta joia de engenharia de altíssimo luxo de 242 000 euros, que merece o título de Rolls-Royce dos SUVs. Isso até o rival inglês lançar seu, que está previsto para 2018.

VEREDICTO:

O Bentayga consegue ser um rival superior ao Range Rover em desempenho, luxo e conforto. Mas o design evidencia-se como o ponto fraco do novo Bentley

Ficha Técnica
Preço estimado: 242.000 euros (Espanha)
Motor: W12, diant., longitudinal, 48V, 10,5:1; 84 x 89,5 mm; 5 950 cm³, 608 cv 5 000-6 000 rpm e 91,8 mkgf a 1 350-4 500 rpm
Câmbio: automático, oito marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplos triângulos sobrepostos (diant.); multilink de cinco braços (tras)
Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
Pneus: 275/50 R20
Dimensões: compr., 514 cm; altura, 199,8 cm; largura, 174,2 cm; entre-eixos, 299,5 cm; peso, 2 440 kg
Porta-malas: 431 litros
Tanque de combustível: 85 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,1 s; velocidade máxima: 301 km/h
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