Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que os hatches médios estão sumindo do mercado?

Antes valorizados, modelos como Focus e Golf vão caíndo no esquecimento e perdendo espaço para os SUVs compactos

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 25 mar 2024, 12h24 - Publicado em 9 jan 2016, 06h00

Comparativo: hatches médios

Ford Focus e VW Golf são dois dos carros mais vendidos ao redor do mundo, e dois projetos modernos e elogiados que o brasileiro pode ter orguho de dizer que são praticamente idênticos aos vendidos lá fora. Porém, eles pertencem a uma categoria que hoje representam uma parcela ínfima do mercado.

Os chamados hatches médios já foram a principal alternativa para o consumidor que procurava modelos com pegada mais dinâmica e jovial, sem dispensar o conforto e sofisticação dos sedãs. Em 2010, o segmento respondia por 6,9% do mercado – percentual próximo ao da participação dos SUVS na época, com 7,6%.

A partir daí o cenário melhorou muito para os SUVS, que hoje respondem por impressionantes 14,82% das vendas. Enquanto isso, a participação dos hatches médios no mercado caiu para apenas 2,9%. As vendas, que em 2010 atingiram 157.390 unidades, em 2015 foram de apenas 54.637 unidades somando-se todos os modelos – no mesmo período, os SUVs venderam mais de 306 mil exemplares.

Hatches médios no mercado brasileiro
Ano Participação Unidades emplacadas
2010 6,9% 157 390
2011 6,7% 148 759
2012 5,3% 125 961
2013 4,6% 117 468
2014 3,5% 90 428
2015 2,9% 54 637

“O segmento de SUV começou a ganhar muita força com a chegada de modelos mais baratos como Ford EcoSport e Renault Duster, que acabaram caindo no gosto desse consumidor mais exigente que comprava hatch médio”, diz o consultor automotivo, Paulo Garbossa. A tendência foi reforçada em 2015 com a chegada dos dois atuais líderes do segmento, o Jeep Renegade e o Honda HR-V, que coincidentemente ocupam a mesma faixa de preço de Golf e Focus, entre R$ 70.000 e R$ 100.000.

Continua após a publicidade

Leia mais:

>> 2015: o ano dos SUVS no Brasil

>> Chevrolet Onix é o carro mais vendido em 2015

>> Governo quer faciitar troca de carros com mais de 15 anos por modelos zero km

Continua após a publicidade

Além disso, essa categoria teve como últimos grandes lançamentos o novo Golf e o novo Focus, em setembro de 2013. Outros modelos do segmento, como Fiat Bravo (2010) e Chevrolet Cruze (2011), são ainda mais antigos, enquanto o Peugeot 308 (2012) sofreu apenas uma reestilização no final de 2015. Sucesso no passado, o Hyundai i30 chegou a vender mais de 35 mil unidades em 2010, mas mudou de geração, subiu de preço e sumiu da vista do consumidor. “O fato de não ter lançamentos recentes na categoria também contribuiu para a diminuição das vendas”, afirma Garbossa.

Hatches médios mais vendidos de 2015
1 – Ford Focus 12 910
2 – VW Golf 10 063
3 – Chevrolet Cruze Sport 6 9 117
4 – Peugeot 308 3 276
5 – Fiat Bravo 2 795

Para se ter uma idéia, o Focus (líder da categoria) ocupa apenas na 42ª colocação em nossa lista dos 50 carros mais vendidos no Brasil em 2015. Os outros (Golf, Cruze, 308 e i30) nem aparecem no ranking. Enquanto isso, SUVs como Renegade, HR-V, EcoSport e Duster brigam palmo a palmo com modelos bem mais populares, como Fit, Etios, Fiesta e Voyage.

No mercado consumidor, há a percepção de que o público trocou as qualidades de condução dos hatches médios pela maior altura e (aparente) maior robustez dos SUVs, algo que faz ainda mais sentido quando levamos em contas as péssimas condições de pavimentação das vias brasileiras. Nos próximos meses, o segmento pode ter um leve reforço com as chegadas da nova geração do Cruze hatch e do Golf nacional. A médio prazo, porém, não há sinal de que o sucesso dos hatches médios no passado vá se repetir.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.