Logo Quatro Rodas

Mobilidade

Governo quer tirar das ruas carros com mais de 15 anos

Plano governamental pretende facilitar a troca do carro velho por um zero km

por Isadora Carvalho • • Atualizado em

Renovação de frota
| Crédito: Itamar Aguiar Palacio Piratini

O governo deve anunciar ainda neste mês um programa de renovação de frota nacional de veículos. Se o plano entrar em vigor, e você tiver um carro nessa situação, há uma boa chance de não ter que se preocupar em vendê-lo para comprar um novo.

Segundo Alarico Assumpção Jr, presidente da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, esse plano tem potencial de gerar um consumo adicional de 500.000 carros novos por ano. Ainda não foi definido quem financiaria o projeto, mas segundo fontes ligadas ao setor, não haverá recursos do governo federal. 

Se aprovada, a proposta sugere o seguinte: o proprietário entrega o veículo antigo em uma concessionária ou revenda independente, e em troca recebe um carta de crédito de valor proporcional ao bem para dar entrada em um carro zero-quilômetro. O automóvel com 15 ou mais anos de uso é destinado a reciclagem.

O plano está em fase final de formatação no Ministério do Desenvolvimento. Essa seria uma das tentativas de incentivar o setor automotivo, que registrou queda de quase 27% nas vendas no ano passado.

LEIA MAIS:

>> As vantagens e descontos da compra de carros via CNPJ

>> Os menores custos para se manter um carro no Brasil

>> Como fazer uma boa compra mesmo com dólar alto?