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Em nova geração, BMW Série 5 tem esterçamento das rodas traseiras

Sedã não só incorpora tecnologias do Série 7 como passa a usar a mesma plataforma

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 23 nov 2016, 21h50 - Publicado em 14 out 2016, 12h42

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Apresentada hoje, a sétima geração do BMW Série 5 evoluiu tanto em tecnologia e refinamento técnico que ficou difícil defendê-lo quando for chamado de mini-Série 7. Além das linhas que definem os faróis, integrados à grade, o Série 5 tomou do irmão maior a plataforma CLAR, que combina partes em aço de alta resistência, magnésio, fibra de carbono e alumínio. A redução de peso chega a quase 100 kg em algumas versões.

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É um ganho considerável, principalmente quando se percebe que o novo Série 5, chamado pelo código G30 pela BMW, está 3,05 cm mais comprido (4,95 m no total), 0,7 cm mais largo (1,86 m) e 1,5 cm mais baixo (1,46m). O entreeixos de 2,97 m é 0,7 cm maior que na geração anterior, o F10.

Os faróis alongados até a grade bi-partida guarda semelhanças com o Série 7, assim como os apliques cromados na base das portas dianteiras. A personalidade vem do para-choque dianteiro e, principalmente, da traseira: lanternas são mais largas, para-choque com grandes saídas de ar e a tampa do porta-malas com leve ressalto fazendo as vezes de um spoiler integrado.

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A propósito, o BMW Série 5 é o novo sedã com a melhor aerodinâmica da atualidade, com coeficiente de apenas 0,22. A grade com aletas que se fecham em alta velocidade muito tem a ver com isso, bem como proteções sob o carro e vincos que evitam turbulência ao longo da carroceria.

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Também vem do BMW Série 7 o sistema de esterçamento das rodas traseiras, recurso que favorece o comportamento dinâmico do veículo em curvas. O Série 5 também incorporou central multimídia de 10,25″ capaz de responder a gestos, e o sistema Remote 3D View, que permite ao condutor visualizar a área ao redor do veículo por meio de um app. O sistema de estacionamento automático comandado pela chave também veio do sedã maior.

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Pacote M Sport tem saias laterais, saídas de escapamento retangulares, rodas de 19 polegadas e suspensão rebaixada. ()
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Há ainda assistente ativo de mudança de faixa, que funciona até os 210 km/h, e assistente de engarrafamento. Juntos, dão ao carro capacidade de funcionar de forma autônoma em algumas situações e até mesmo interpretar as circunstâncias para saber se é válido ativar o start-stop.

Há dois novos motores. A versão 530i, que substitui a 528i, tem o 2.0 turbo de 251 cv e 35,66 kgfm. A aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 6 segundos na versão com tração traseira e em 5,8 segundos com o sistema integral xDrive, opcional.

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540i M Sport tem para-choque traseiro diferenciado ()
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A versão topo de linha 540i utiliza um seis cilindros em linha 3.0 turbo de 340 cv e 45,87 kgfm. Com tração integral, esta versão do Série 5 vai de 0 a 96 km/h em 4,7 segundos. O tempo sobe para 4,9 s com tração traseira. Todos utilizam sempre a transmissão automática de oito velocidades.

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