Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez aberturas de portas que fogem do convencional

Seja em nome da praticidade ou da estética, elas são as mais inusitadas maneiras de se abrir uma porta

Por Redação
Atualizado em 16 dez 2016, 20h42 - Publicado em 24 ago 2016, 15h56

BMW Z1

A porta do conversível de 1989 era coisa rara: descia até ficar embutida no assoalho. Abrir e fechá-la era fácil: bastava apertar o miolo da fechadura. O duro mesmo era na hora de entrar: era preciso saltar a soleira.

 

Alfa Romeo 156

Alfa Romeo 156

Obra do designer Walter de Silva, o sedã de 1997 usava um truque estético. Para dar um ar mais esportivo, ele criou a impressão de que só havia duas portas: a maçaneta dianteira era cromada e evidente, enquanto a traseira parecia não existir – era embutida na coluna C. Outros carros posteriores, como o Honda HR-V, adotaram a mesma solução.

 

Tesla Model S

Tesla Model S

Seu funcionamento é simples: toque na peça cromada embutida na porta para ver surgir uma maçaneta. Só não foi brilhante por causa dos vários casos de defeito que obrigaram a Tesla a reparar seu mecanismo.

 

Chevrolet Corvette C3

Chevrolet Corvette C3

Continua após a publicidade

Nessa geração (1968 e 1982), havia uma maçaneta voltada para o céu. Se por um lado agradava por ser elegante e discreta, por outro costumava queimar os dedos quando o esportivo ficava exposto ao sol.

 

Mercedes-Benz SLR McLaren

Mercedes-Benz SLR McLaren

Uns dizem que as portas que abrem para cima são tipo borboleta. A Mercedes alega que é tipo gaivota – referência à 300 SL, de 1954. O que não varia é que para erguê-las só precisa apertar o botão na lateral.

 

BMW i8

BMW i8

O híbrido da BMW transpira futurismo. Por isso, não fica bem colocar nenhum desses adereços comuns para abrir sua portas tipo tesoura. Só precisa colocar a mão na cavidade entre a porta e a carroceria e acionar uma trava elétrica.

Continua após a publicidade

 

TVR Tuscan

TVR Tuscan

A inglesa TVR sempre deu a seus esportivos linhas limpas. O resultado era bacana, mas como entrar se não havia maçaneta? Então, alguém teve uma ideia simples e genial: pôs um pequeno botão sob o retrovisor externo (vísivel no círculo vermelho na foto acima).

 

Fiat Barchetta

Fiat Barchetta

Lançado em 1994, ele trazia soluções de estilo que uniam a tradição dos antigos roadsters da marca e a modernidade. Entre elas, a maçaneta tipo alavanca, que saltava da lataria quando se pressionava uma tecla.

 

Audi A4

Audi A4

Continua após a publicidade

No recém-lançado sedã da Audi, a alça que abre a porta parece até funcionar igual à da maioria dos modelos atuais. Ledo engano: quando puxada, ela se desloca para cima, e não para o lado como as demais.

 

Ford Fusion (1ª geração)

Ford Fusion (1ª geração)

Muitos se perguntavam para que servia o teclado se existia a fechadura normal. Usado por locadoras, elas davam o código ao cliente, que ia até o pátio, digitava o número e achava a chave dentro do carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.