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Audi A4: coadjuvante com muito orgulho

Caro, o novo A4 tende a seguir tímido em vendas e à sombra do A3 Sedan, o verdadeiro carro-chefe da Audi

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 21h09 - Publicado em 3 jun 2016, 13h59
Audi A4
Agora o capô avança sobre os para-lamas ()

Consumidor de automóvel de marcas premium busca produtos diferenciados, com atributos quase intangíveis. Em outras palavras, ele compra não só carro, mas também imagem. Seguindo essa lógica, a Audi tem ao menos dois grandes desafios pela frente com o novo A4: mostrar que ele é de fato novo e provar que, apesar da semelhança com o A3, é um produto de qualidade superior que justifica a diferença de preço de quase R$ 50.000 nas versões iniciais.

Os menos observadores podem cometer o engano de classificar essa virada do A4 como um facelift. Uma blasfêmia para os fãs da Audi. Seja bem-vindo ao B9, nome-código da quinta geração do sedã, montada sobre uma versão evoluída da plataforma utilizada anteriormente, a B8.

Audi A4
As mudanças, apesar de sutis, deram mais agressividade ? s linhas do A4 ()

Um olhar um pouco mais atento revela a cascata de mudanças da carroceria. Vamos rodear o carro juntos. Na dianteira, a grade hexagonal apresenta cantos vivos e aletas de cima a baixo – o anterior ostentava uma barra horizontal lisa e o contorno era suavizado nas extremidades. A moldura dos faróis de neblina e o led no interior dos faróis principais segue o mesmo padrão, com arestas mais afiadas.

Audi A4
Traseira ganhou vincos evidentes e ângulos mais agudos ()

No perfil, a linha formada pelo encontro do capô com o para-lama se funde com o longo vinco das portas, ligando os faróis às lanternas. O retrovisor, antes fixado em um suporte junto ao vidro, hoje está na porta. Atrás, apenas peças redesenhadas dentro do mesmo layout da geração anterior: lanternas bipartidas, placa fora do para-choque e tampa do porta-malas com porção superior remetendo a um pequeno aerofólio.

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A Audi segue na estratégia de introduzir em toda a sua gama o cockpit virtual: basicamente, uma supertela de alta definição montada à frente do piloto, capaz de apresentar todas as funções necessárias à condução. Rádio, GPS, telefonia, computador de bordo e, claro, instrumentação básica são configurados por botões no volante. Uma segunda tela, no centro do painel, exibe as imagens da câmera de ré e do Drive Select, o cardápio de modos de condução do Audi A4.

Audi A4
Apliques prateados no painel têm tratamento de superfície para diminuir a reflexão da luz do sol ()

Audi A4
Conceito de cockpit virtual da Audi reúne as principais informações ? frente do motorista ()

Audi A4
Uma segunda tela LCD no topo do painel mostra as imagens da câmera de ré e funciona como apoio ao sistema principal ()

Montagem cuidadosa, atenta aos detalhes e com materiais pouco reflexivos constroem uma cabine agradável. A versão de estreia, Lauch Edition, chega por R$ 172.990 com um pacote bem completo: além do Virtual Cockpit e do Drive Select, estão inclusos faróis de LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado digital, sistema start-stop, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com GPS, sensores de luz e chuva, bancos de couro e ajuste elétrico do banco do motorista.

Audi A4
Bancos trazem ajuste elétricos ()

Audi A4
Atrás, mais espaço que o A3 e saídas de ar-condicionado dedicadas ()

A versão de entrada Attraction começa em R$ 159.900 (com uma lista de itens de série bem menor que a Launch Edition), a intermediária Ambiente é tabelada em R$ 182.990 e a top de linha Ambition, com motor 2.0 de 252 cavalos, deve desembarcar por aqui apenas no segundo semestre, junto com a A4 Avant. Na prática, ele chega com conteúdo, motorização e preços equivalentes aos do Mercedes Classe C. E isso é um problema, já que o rival tem, inegavelmente, mais tradição no segmento.

Audi A4
Motor 2.0 turbo produz 190 cv e 32,6 mkgf de torque a 1.450 rpm ()

Audi A4
Câmbio tem sete marchas e dupla embreagem ()

O novo A4 tem motor 2.0 turbo com duplo sistema de injeção (direta e indireta) de 190 cv. Associado ao câmbio S tronic (com dupla embreagem e sete marchas), ele confere ótimos números de consumo: 11 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. A suspensão tem ajuste mais confortável e trabalha com menos ruído que o conjunto do A3. Na pista, o A4 mostra desempenho no nível dos rivais C 200, da Mercedes, e 320i, da BMW. Resta saber se ele se mostrará competitivo também em vendas.

Teste de pista (com gasolina)
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 7,7 s
de 0 a 1.000 m: 28,5 s – 188,2 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 210 km/h (dado de fábrica)
RETOMADA
de 40 a 80 km/h: 3,4 s
de 60 a 100 km/h: 4,2 s
de 80 a 120 km/h: 5,2 s
FRENAGEM
60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,5 / 26,6 / 64 m
CONSUMO
urbano: 11 km/l
rodoviário: 15,4 km/l
Ficha Técnica
Motor: dianteiro, longitudinal, turbo, injeção direta, 4 cilindros, 1.984 cm3, 16 V, 190 cv a 4.200 rpm, 32,6 mkgf a 1.450 rpm
Câmbio: automático de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
Suspensão: indepen­dente, McPherson (dian­­teira) e multilink (traseira)
Freios: discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro), 2,8 (voltas entre batentes)
Rodas e pneus: liga leve, 245/40 R18
Dimensões: altura, 142,7 cm; largura, 184,2 cm; comprimento, 472,6 cm; entre-eixos, 282 cm; peso, 1.405 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 408 l
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