Os Eleitos 2016: VW Golf, o grande campeão

Hatch médio foi o melhor avaliado pelos 2.499 proprietários que opinaram na pesquisa de satisfação

Este ano deu Golf. É a segunda vez que o VW aparece como o Grande Campeão – a primeira foi em 2014, quando o alemão dividiu o prêmio com o New Fiesta. A nova conquista deixa o hatch em condição de igualdade com o Civic, também dono de dois títulos.

Até então, só a Honda havia conseguido a proeza de emplacar o mesmo modelo mais de uma vez . Além do Civic, o Fit levou a melhor quatro vezes seguidas (2004 a 2007).

LEIA MAIS:

>> Os Eleitos 2016: Nissan Sentra vence entre os sedãs médios

>> Os Eleitos 2016: Honda HR-V vence entre os SUVs e peruas

>> Todos os vencedores da pesquisa Os Eleitos 2016

Nos últimos dois anos, a vida do Golf mudou bastante. Sua sétima geração chegou por aqui importado da Alemanha, depois passou a vir do México. E agora é feito no Brasil, em São José dos Pinhais (PR).

A nacionalização teve seus poréns: ele perdeu a suspensão multilink na traseira e a elogiada transmissão automatizada DSG – agora usa a Tiptronic. Mas também recebeu uma versão mais em conta, equipada com o motor 1.6 MSI, o mesmo já utilizado no Fox e na Saveiro Cross.

Por conta de sua fama entre os proprietários, o Golf tornou-se um laboratório para a Volks: a novidade mais recente é a adoção de um motor 1.0 turbo de três cilindros e 125 cv. Mas as mudanças na mecânica foram consideradas involuções pelos compradores que participaram da pesquisa.

No entanto, apesar de uma crítica ou outra, quem compra um Golf está extremamente satisfeito. O modelo venceu esta edição com notas surpreendentes. Dentre os 23 quesitos avaliados, 17 tiveram notas acima de 100, sinalizando que a expectativa dos donos foi superada em vários aspectos.

A citação mais frequente dos proprietários refere-se à performance do motor 1.4 TSI aliada ao reduzido gasto de combustível – 104,5 pontos no primeiro quesito e 103,1 e 104,5 em conusmo urbano e rodoviário, respectivamente.

A facilidade de acesso aos comandos é o item com melhor avaliação (106,5), seguido do espaço interno (106,2). Na sequência, os compradores elogiam o tamanho da rede Volks (105,5), visibilidade (105,4) e o preço de revenda (104,6).

Há espaço para melhorar? Sim, no preço das peças a nota foi 87,9. Também baixa foi a avaliação no valor de compra (89,2). É um carro excelente, mas caro.

Anda como 2.0 e bebe como 1.4. Tem todos os itens de conforto que se pode imaginar, além de ser superelegante.

Marco Aurélio Ascar de Albuquerque, São Paulo (SP).

COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.

Em 2016, foram ouvidos 2.499 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:

Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação

Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.

Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.

Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.

Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.

 

Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:

Custos preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário
Confiança na marca ser um fabricante confiável
Cobertura da rede ser um fabricante com ampla rede de concessionárias
Design / modelo ser um projeto moderno / design do carro
Desempenho rapidez no arranque
Segurança estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança
Dirigibilidade facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos
Conforto acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos
Manutenção durabilidade / resistência das peças

 

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. É um excelente carro, mas as versões automáticas estão com pressos surreais

  2. Marcello Gois

    Infelizmente não vale mais a pena. Tem carros melhores e de categoria superior por um preço 10 a 15 mil reias menos caro. Eu não troco minha 118 i (2014 ) em um desses.

  3. Carlos Eduardo S Pinheiro

    Não sei quais foram os critérios dessa pesquisa, mas a HRv estar tão bem avaliada me causou estranheza. Como ia comprar uma 2008thp, pesquisei sobre a satisfação dos proprietários na web dela, da hrv e de outros concorrentes. A HRv estava com muitas reclamações e, por consequencia, com um pontuação um pouco baixa. Estranhamente, começaram a aparecer avaliações dando nota 10 em tudo (o que chama a atenção para qualquer carro, afinal nenhum carro é perfeito). Como se não bastasse, ficou uns 3 ou 4 meses sem ter uma única avaliação sequer, o que também achei ‘curioso’, pois é um dos carros mais vendidos!!! Bom, resumindo, ainda hoje a 2008 está melhor avaliada que a HRv e todas as demais concorrentes. Já eu acabei pegando uma 3008 com baixíssima kilometragem.

  4. Carlos Eduardo S Pinheiro

    O golf realmente tem sido muito bem avaliado pelos proprietários (lembrando que os importados com dupla embreagem deram muitos problemas – pelo menos vi vários relatos na web… o reclame aqui tinha um tópico específico com o nome ‘novo golf’). Agora, sobre a HRv gostaria de alertar para algumas situações que me chamaram a atenção. Como tenho bastante interesse na 2008turbo, venho pesquisando há vários meses sobre ela e seus concorrentes. Me chamou muito a atenção o fato de que, em meados de maio ou junho, percebi que muitos proprietários estavam relatando problemas ou insatisfações na opinião dos donos na web. Aí esse carro estava com uma nota geral baixa. Aí estranhamente começaram a aparecer algumas avaliações dando nota 10 em tudo (o que não me parece comum para nenhum carro), numa aparente tentativa de melhorar a pontuação final. Como se não bastasse, esse carro, que é um dos mais vendidos do país, ficou 3 ou 4 meses sem ter uma avaliação sequer, enquanto a 2008, que vende bem menos, teve algumas avaliações no mesmo periodo. Recentemente apareceram mais uma ou duas avaliações sobre a hrv, mas achei um tanto quanto estranho esses fatos e acho importante deixar o relato para que futuros consumidores pesquisem bem antes de comprar. *acabei de ir dar uma pesquisada e a 2008 continua melhor avaliada que a hrv e todas as concorrentes.

  5. Carlos Eduardo S Pinheiro

    *esse carro = HRV

  6. Pedro Mueller

    Esse carro é o melhor do segmento!!! Claro… exceto as versões 1.0 manual e 1.6 de pobre.

  7. Gustavo Melo

    Volkswagen Golf 1.4 TSI AT tem desempenho superior ao Toyota Corolla 2.0 AT (9,5 s x 10,2 s no teste 0 – 100 km/h desta revista), sem falar em tecnologia (ESC, ASR, EDS, XDS, Hill Assist, 7 Airbags), segurança, acabamento e dirigibilidade superiores.
    Volkswagen Golf 1.0 TSI MT tem desempenho superior ao Honda Civic EXL 2.0 CVT (10,4 s x 10,5 s no teste 0 – 100 km/h desta revista).
    Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI AT reina absoluto, sem comparações na categoria (6,5 s no teste 0 – 100 km/h desta revista), inclusive na tecnologia embarcada.
    Conclusão: Golf é o melhor hatch médio fabricado no País, conforme atestado pelos proprietários e ratificado pelos números de desempenho, autonomia e qualidade construtiva.

  8. bruno fagundes

    Uma pena a Volks não concentrar um pouco de sua competência no mercado brasileiro sobretudo em seus produtos aqui oferecidos, pois queiram ou não!!! Quando quer ela quer sabe fazer automóveis de primeira!!!!!!